Real Madrid e Eintracht Frankfurt defrontam-se no dia 10 de agosto, na Supertaça Europeia de 2022, a qual terá lugar no Estádio Olímpico de Helsínquia na Finlândia. Os merengues venceram a Liga dos Campeões, batendo na final o Liverpool, por 1-0, enquanto os alemães conquistaram a Liga Europa, ao superiorizarem-se no encontro decisivo ao Rangers, na marcação de grandes penalidades (1-1 ao fim de 120 minutos). 

De destacar ainda que os alemães chegam a este jogo, depois de uma pesada derrota na primeira jornada da Bundesliga, tendo perdido em casa com o campeão Bayern Munique, por 6-1. Já os espanhóis só se estreiam na liga espanhola no dia 14 de agosto, quando visitarem o terreno do Almeria. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os espanhóis são favoritos.

Entra em Campo

Este é a primeira vez que se defrontam desde a fantástica final da Taça dos Campeões, em 1960, quando os espanhóis fizeram o penta na competição, isto depois de vencerem os germânicos por 7-3. Alfredo di Stéfano, com três golos e Ferenc Puskás, com quatro, foram as figuras do encontro e fundamentais no triunfo espanhol, o qual foi visto por mais de 127 mil pessoas nas bancadas do Hampden Park, em Glasgow, na Escócia. Esta mantém-se até hoje como a final com mais golos na história da prova e Di Stéfano e Puskás como os únicos jogadores a apontarem pelo menos três golos no jogo decisivo.

European Cup final 1960 | Real Madrid 7-3 Eintracht Frankfurt

On the 18th of May 1960, Real Madrid won the club’s fifth European Cup in a row with a footballing masterclass against Eintracht Frankfurt. The game took pla…

Merengues atrás da quinta Supertaça, alemães da primeira

O Real Madrid vai disputar a sua oitava Supertaça Europeia e regista quatro triunfos (só FC Barcelona e AC Milan, com cinco, têm mais conquistas que os merengues) e três desaires, já os alemães estreiam-se no dia 10 de agosto e querem levar mais um troféu para o museu do clube, depois da conquista da Liga Europa, em 2021/22. O emblema de Frankfurt é o quinto clube germânico a disputar a Supertaça da UEFA, após de Bayern (1975, 1976, 2001, 2013, 2020), Hamburgo (1977, 1983), Bremen (1992) e Dortmund (1997). Apesar destas presenças todas no jogo decisivo, só o Bayern é que ganhou a Supertaça, em 2013 e em 2020.

Este duelo chega numa altura em que o Real Madrid não perde há 11 jogos diante de clubes alemães, registando sete vitórias e quatro empates. O último desaire aconteceu no campo do Wolfsburgo, por 2-0, na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões de 2015/16 – na segunda mão, os espanhóis viraram a eliminatória, com um triunfo por 3-0, com um “hat trick” de Cristiano Ronaldo. Já o Eintracht eliminou de forma surpreendente o FC Barcelona no caminho para a final da Liga Europa e venceu seis dos dez jogos que disputou frente a clubes espanhóis. 

Historicamente, há uma vantagem dos campeões europeus nos jogos da Supertaça, com 26 triunfos em 46 edições. Em caso de triunfo do Real Madrid, Carlo Ancelotti isola-se como treinador com mais vitórias, com quatro, deixando para trás Pep Guardiola, com três. 

Ambos os treinadores confiam nas respetivas equipas 

Único treinador tetracampeão da Champions League, Ancelotti disputou três vezes a Supertaça Europeia e ganhou sempre. Agora, ambiciona o quarto título no espaço de poucos meses. “O Eintracht tem a pequena vantagem de começar a temporada mais cedo, mas vamos jogar para ganhar. Olhamos para o futuro e não para o passado. Os triunfos de 2021/22 reforçam aquilo em que acreditamos, mas temos de nos concentrar nos próximos jogos. Esta época há seis títulos em jogo e queremos lutar por todos, disse o italiano em declarações ao site da UEFA.

“Na época passada o Eintracht conseguiu algo especial porque não estava entre os favoritos. Fez grandes jogos, entre eles a vitória em casa do Barcelona, praticando um futebol de contra-ataque, com grande atenção na defesa e transições a alta velocidade. Estamos prontos. A equipa já está em grande forma. A alegria e satisfação que se obtém após sucessos de peso, como é o caso da Champions League, fazem-nos sentir que não queremos deixar de estar no topo. E isso é uma motivação muito forte para continuar a vencer”, conclui.

Do lado alemão, o treinador Oliver Glasner reconhece que a tarefa diante dos merengues não vai ser fácil, mas não deita a toalha ao chão. “Mais do que enfrentar Carlo Ancelotti, estou entusiasmado por enfrentar o Real Madrid, um dos maiores e mais ilustres clubes na história do futebol. Vamo-nos preparar para termos muitas hipóteses de ganhar. O duelo de 1960 vai estar na mente, pode haver um sentimento de desforra, mas acho que o facto de podermos ganhar um segundo título europeu em pouco tempo é um incentivo mais do que suficiente”, disse em entrevista ao site da UEFA. E conclui:  Temos personalidades fantásticas no plantel e cada jogador trabalha em prol da equipa. Quando as coisas estão difíceis, esforçamo-nos ainda mais e não desistimos até o jogo terminar. Penso que esse é o nosso ponto-forte”.

Entradas e saídas

O campeão Real Madrid prometia ir ser o rei deste mercado de transferências, com a mais que provável contratação de Kylian Mbappé ao PSG, mas o avançado francês acabou por decidir continuar ao serviço dos parisienses. Posto isto, as principais contratações dos merengues para atacarem a revalidação do título foram o defesa Antonio Rüdiger, que chegou a custo zero vindo do Chelsea, e o médio Tchouaméni, ex-AS Mónaco, a troco de 80 milhões. No capítulo das saídas, os blancos aliviaram a folha salarial, com Bale, Marcelo, Isco e Jovic a abandonarem o clube.

A Frankfurt chegaram Mario Götze, ex-PSV e que foi apontado ao Benfica, o avançado argentino Lucas Alario (ex-Bayer Leverkusen), o português Aurélio Buta, jogador formado nas águias e que nos últimos anos vestiu a camisola dos belgas do Antuérpia, e Jens Petter Hauge (ex-AC Milan), a contratação mais cara, tendo custado 12 milhões aos cofres do clube. Kostic, um dos jogadores mais importantes do Eintracht, tem sido associado a vários clubes, não sendo certa a sua permanência no clube no futuro próximo.