Sábado, dia 9 de maio, às 16h45, é dado o pontapé de saída da final mais antiga do calendário futebolístico no Estádio do Wembley, em Londres. Falamos do jogo decisivo da Taça de Inglaterra, que coloca frente a frente Liverpool e Chelsea, na edição número 150 da prova. Como de costume, podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os reds são favoritos à vitória, sendo que esta temporada os dois clubes já se defrontaram em três ocasiões e em todas elas deu empate.

Os blues têm oito troféus, mais um que Liverpool, sendo que os dois clubes com mais conquistas nesta competição são o Arsenal (14) e os red devils (12). Na última temporada o Leicester estreou-se a vencer, ao bater no jogo decisivo os comandados de Thomas Tuchel, por 1-0. 

Se os londrinos vão para a quarta final nas últimas cinco edições prova, já os reds têm estado afastados do jogo que tudo decide na Taça de Inglaterra. A última presença em Wembley foi em 2011/12, mas não correu bem: o Liverpool perdeu 2-1 diante do rival do próximo sábado. Para encontrar a última conquista na competição do clube é preciso recuar até 2005/06, quando bateu o West Ham, após a marcação de grandes penalidades.

Chelsea e Liverpool repetem final da Taça da Liga

A 27 de fevereiro de 2022, os dois clubes também disputaram uma final, desta feita, a da Taça da Liga. A formação liderada por Jurgen Klopp ficou com o troféu, após uma maratona de grandes penalidades, isto após o nulo persistir passados 120 minutos.  Foram precisos 22 penaltis e o único a falhar foi Kepa Arrizabalaga, guarda-redes do Chelsea, que tinha entrado para defender as grandes penalidades. O jogo teve ainda quatro golos anulados, um para os reds e três para os londrinos.

Com a repetição deste duelo, agora na final da Taça de Inglaterra, isto quer dizer que é apenas a segunda vez na história do futebol inglês que os finalistas das duas competições são os mesmos. A outra ocasião em que tal tinha sucedido, estávamos em 1992/93 e os intervenientes foram o Arsenal e Sheffield Wednesday. Nesse ano, os gunners venceram as duas finais e ambas pelo mesmo resultado: 2-1. De destacar, só a título de curiosidade, que nessa edição da Taça da Inglaterra, os dois clubes eliminaram nas meias-finais os seus maiores rivais: Tottenham, no caso dos londrinos, e o Sheffield United no caso do Wednesday.

O caminho até Wembley

Ambos os conjuntos tiveram pela frente adversários acessíveis nas primeiras rondas da competição, com o Chelsea a bater o Chesterfield (5-1), o Plymouth (2-1), o Luton (3-2) e o Middlesbrough (2-0) antes de chegar às meias-finais. Já o Liverpool derrotou o Shrewsbury Town (4-1), o Cardiff (3-1), o Norwich (2-1) e o Nottingham Forest (0-1) até fazer parte do lote dos quatro semifinalistas.  Nesta fase da prova, o sorteio foi mais simpático para os londrinos, já que apanharam pela frente o Crystal Palace. Por outro lado, os reds tiveram que defrontar o Manchester City, seis dias depois de terem empatado no Etihad Stadium (2-2), em jogo a contar para a Premier League. 

Os blues venceram o rival da cidade por 2-0, com golos de Rufus Loftus-Cheek e Mason Mount, enquanto o Liverpool levou a melhor sobre os citizens por 3-2, numa partida em que teve uma primeira parte demolidora: Konaté inaugurou o marcador logo aos nove minutos e, depois, Mané bisou, colocando o resultado em 3-0 favorável aos reds. Na segunda parte, os pupilos de Guardiola foram atrás da desvantagem, mas o melhor que conseguiram foi reduzir para 3-2, com golos de Grealish (47’) e Bernardo Silva (90+1’).

Esta temporada, e nos jogos a contar para a Premier League, registaram-se dois empates entre os dois conjuntos: 1-1 em Anfield Road, na primeira volta, e 2-2 em Stamford Bridge em janeiro deste ano. Para esta final, ambos os treinadores têm dores de cabeça no meio-campo, com as lesões de Fabinho e Kovacic, na última ronda da liga, a deixá-los em dúvida para sábado, uma partida que será o 192º confronto entre Chelsea e Liverpool, com os reds a terem 83 vitórias, enquanto os blues somam 65 – houve ainda 43 empates.

Quem irá arrecadar mais um troféu para o museu: Chelsea ou Liverpool?