Benfica e Sporting jogam o seu futuro na Taça de Portugal, nesta quarta e quinta-feira, em partidas dos quartos de final da prova. As águias recebem o SC Braga, já os leões jogam fora com o Gil Vicente. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os rivais de Lisboa são favoritos nos respetivos duelos.

Em caso de vitória nos quartos, o Benfica defronta, depois, nas meias-finais da Taça de Portugal, o Elvas ou Tirsense, enquanto o Sporting medirá forças com o Rio Ave, que entretanto já assegurou um lugar entre os semifinalistas da prova. Posto isto, os rivais da capital só se defrontam na final, isto caso consigam chegar até lá. A última vez que houve dérbi no Jamor foi em 1995/96 e na altura os encarnados venceram por 3-1. Os leões não vencem a competição desde 2018/19, já as águias não levantam o caneco desde 2016/17. O campeão em título é o FC Porto, que vai em três conquistas consecutivas na Taça de Portugal.

O caminho até aos “quartos”

O Benfica começou por bater o Pevidém, fora, por 0-2. Depois, goleada caseira ao Estrela da Amadora, por 7-0, a que se seguiu triunfo forasteiro na casa do Farense, por 1-3. Por outro lado, o Sporting, venceu o Portimonense no Algarve (1-2), cilindrou o Amarante em Alvalade (6-0) e, depois, derrotou, em casa, o Santa Clara (2-1), após prolongamento. No que se refere aos adversários, o SC Braga superiorizou-se ao 1º Dezembro (fora, por 1-2), ao Leixões (fora, 0-2) e ao Lusitano Évora 1911 (casa, 2-1), já o Gil Vicente bateu o Belenenses (fora, 0-2), o Vila Real (fora, 0-2) e o Moreirense (casa, 1-0).

Perda de pontos na memória dos grandes

Esta temporada, Benfica e Sporting já perderam pontos com estes adversários, em jogos a contar para o campeonato. Os pupilos de Bruno Lage perderam, em casa, diante dos minhotos, por 1-2, enquanto os leões registaram um nulo na casa do Gil Vicente. No entanto, os dois emblemas de Lisboa levam vantagem no histórico de confrontos com estas equipas. Em 79 encontros disputados na Luz, e a contar para todas as competições, o Benfica regista 61 vitórias, 13 empates e cinco derrotas com o SC Braga. Por outro lado, o Sporting, e analisando as visitas a Barcelos, apresenta 13 triunfos, sete igualdades e seis desaires.

Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League

A título individual, Di Maria (lesionado) e Arthur Cabral, com três golos, são os melhores do Benfica nesta prova, já no Sporting esse estatuto pertence a Harder, com quatro. No SC Braga, Bruma, com dois, era o mais certeiro, ele que em janeiro trocou os minhotos pelas águias. No Gil Vicente, há cinco jogadores com apenas um tento apontado.