Se a I Liga portuguesa está ao rubro, esta é também altura de emoções fortes na Taça de Portugal, com dois jogos imperdíveis das meias-finais. Na terça-feira, 2 de abril, o Benfica recebe o Sporting, em partida da segunda mão, com os leões a trazerem vantagem de 2-1 do primeiro jogo. No dia seguinte, o Vitória de Guimarães recebe o FC Porto, em desafio da primeira mão. Como sempre, podes fazer a tua aposta nestes dois grandes encontros no site da Betano.pt

Benfica-Sporting, 2 de abril, às 20h45

Está tudo em aberto para esta segunda mão, depois de o Sporting ter vencido por 2-1 no primeiro jogo, aguardando-se por hora e meia super emocionante, ou até mais, caso haja prolongamento e/ou grandes penalidades.

No dérbi da primeira mão, o Sporting chegou ao 2-0, através de um cabeceamento de Pedro Gonçalves e de uma jogada individual de Viktor Gyökeres, com Fredrik Aursnes a reduzir para os visitantes. Fica a saber que de acordo com as odds do site da Betano.pt, o Benfica é favorito para este encontro, embora de forma muito ligeira.

Na sua caminhada até às meias-finais, Benfica começou com uma vitória por 4-1 no terreno do Lusitânia dos Açores, tendo depois ganho na Luz ao Famalicão (2-0) e, de novo em casa, diante do SC Braga, por 3-2 Nos quartos de final, as águias foram ao reduto do FC Vizela vencer por 2-1. Arthur Cabral e Rafa, ambos com 3 golos, são os artilheiros da equipa na prova.

Quanto ao Sporting, começou por derrotar fora de casa o Olivais e Moscavide, por 3-1, tendo depois ganho em Alvalade ao Dumiense, por 8-0, a que se seguiu nova goleada caseira (4-0 ao Tondela). Nos quartos de final, os verdes e brancos voltaram a não ter grandes problemas, tendo “despachado”, fora de casa, a UD Leiria, por 3-0. Viktor Gyökeres, com 6 golos, e Pedro Gonçalves, com 4, são os melhores marcadores do Sporting na competição.

O Benfica procura a sua 39ª presença na final da Taça de Portugal (ganhou 26 e perdeu 12), enquanto o Sporting vai em busca da 30ª presença (obteve 17 vitórias e perdeu em 12 ocasiões). O último troféu do Sporting na competição aconteceu em 20018/19, contra o FC Porto (2-2 ao cabo dos 120 minutos e triunfo por 5-4 no desempate por grandes penalidades) e o do Benfica foi em 2016/17, contra o Vitória Guimarães (2-1).

Os dois rivais já se defrontaram em 38 ocasiões em partidas da Taça de Portugal, com o Sporting a vencer 20, o Benfica 16, tendo-se registado dois empates. Se olharmos apenas para os 12 confrontos realizados na Luz, os encarnados ganharam sete, os leões três e houve duas igualdades. A última vez em que se defrontaram neste palco foi em fevereiro de 2019, com o Benfica a ganhar por 2-1, na primeira mão das meias-finais. Na segunda mão, os leões venceram por 1-0 e seguiram para a final (que viriam a conquistar), numa altura em que a regra dos golos fora ainda vigorava.

Vitória de Guimarães-FC Porto, 3 de abril, às 20h15

Nesta data de 3 de abril devia estar a disputar-se a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal entre Vitória de Guimarães e FC Porto, mas vai apenas jogar-se o primeiro desafio. Isto devido à falta de datas anteriores disponíveis, em virtude do Santa Clara-FC Porto, dos quartos de final, ter sido adiado devido ao mau tempo, acabando por jogar-se na data originalmente prevista para a primeira mão das meias-finais.

Na sua caminhada até estas meias-finais, o Vitória de Guimarães começou por ganhar no terreno do Moncarapachense, por 3-1, tendo posteriormente obtido três vitórias em casa: 4-1 diante do Länk Vilaverdense, 1-0 com o Penafiel e 3-1 com o Gil Vicente. Os melhores marcadores da equipa na competição são Jota Silva e André Silva, com 3 e 2 golos apontados, respetivamente.

Quanto ao FC Porto, iniciou a sua caminhada com um triunfo, fora de casa, frente ao Vilar de Perdizes (2-0), depois venceu no Dragão o Montalegre por 4-0 e, fora de casa, o Estoril (4-0) e o Santa Clara (2-1), neste último caso tendo conseguido dar a volta ao marcador, com golos de Evanilson e Galeno. O ponta de lança, com 6 golos e o extremo, com 3, são de resto os melhores marcadores da equipa nesta edição da prova.

Vitória de Guimarães e FC Porto defrontaram-se por 16 vezes na Taça de Portugal, com enorme superioridade dos azuis e brancos, que obtiveram 12 triunfos, tendo perdido por três vezes e empatado numa ocasião. Se atentarmos unicamente aos confrontos em que os minhotos foram anfitriões, houve muito mais equilíbrio, com três vitórias dos donos da casa e seis triunfos dos azuis e brancos.

Refira-se que o FC Porto venceu as duas últimas edições da prova (diante de Tondela e SC Braga) e três das quatro mais recentes, tendo o SC Braga conquistado a outra, em 2020/21. Os azuis e brancos vão obviamente querer confirmar esta tradição recente, mas para atingirem a final terão ainda de passar o Vitória de Guimarães, um adversário bastante valoroso e que tem realizado uma excelente temporada sob o comando técnico de Álvaro Pacheco.

Já o Vitória de Guimarães chegou à final da Taça de Portugal em sete vezes, tendo conseguido vencer apenas em 2012/13, diante do Benfica. A última ocasião em que chegou ao Jamor foi em 2016/17, diante do mesmo adversário e com o mesmo resultado, mas dessa vez a favor das águias. Para terminar, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.