O FC Porto recebe o Sporting esta quinta-feira, 21 de abril, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Os azuis e brancos venceram em Alvalade por 2-1 no primeiro jogo e são favoritos a novo triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.
Recorde-se que esta temporada será a última nas competições portuguesas em que os golos fora valem mais, ou seja, um triunfo do Sporting por 1-0 ainda não será suficiente para levar o jogo para prolongamento e o FC Porto seguirá em frente. Mas por exemplo com uma vitória por 3-2, os leões garantirão a presença no Estádio Nacional, palco que voltará a receber a final, depois de se ter realizado em Coimbra nas duas últimas temporadas.
Foi a 2 de março que se realizou o desafio da primeira mão, com os golos a surgiram todos na segunda parte. Os leões adiantaram-se no marcador com um golo de Sarabia, mas os visitantes deram a volta, por Evanilson e Taremi, este último na marcação de uma grande penalidade. Foi o único de três encontros esta temporada entre os dois clubes que não terminou empatado, depois do 1-1 (em Alvalade) e do 2-2 do Dragão, em ambas as ocasiões para o campeonato. Taremi (FC Porto) e Nuno Santos (Sporting) são os melhores marcadores nos desafios desta época entre leões e dragões, com dois golos. E se o iraniano nunca havia marcado aos verdes e brancos, o português já o fez em cinco ocasiões (três pelo Sporting e duas pelo Rio Ave). Luis Díaz, Evanilson e Fábio Vieira (FC Porto), Sarabia e Paulinho (Sporting) marcaram os outros golos nos clássicos de 2021/22.
As equipas enfrentam esta partida com estados de espírito diferentes, em virtude dos últimos resultados que registaram na I Liga: o Sporting vem de uma derrota caseira (0-2) com o Benfica, que o deixou a nove pontos de distância do líder FC Porto, enquanto o FC Porto goleou no Dragão o Portimonense por 7-0 e parece estar à beira de conquistar o título de campeão, quando só faltam disputar quatro jornadas. Refira-se que o Sporting ganhou sempre a seguir às sete derrotas que averbou em jogos oficiais da corrente temporada.
Matheus Reis e Tabata, suspensos, e o lesionado Feddal são os ausentes no esquadrão de Rúben Amorim. Nos dragões, João Mário regressa depois de não ter atuado com o Portimonense, devido a gripe. Uribe, Manafá e Bruno Costa, lesionados, e Pepe, suspenso, serão os ausentes. E se Sérgio Conceição seguir a lógica dos restantes encontros na prova-rainha do futebol português, Marchesín será o dono da baliza, em detrimento de Diogo Costa. Ao serviço do FC Porto, o argentino nunca perdeu qualquer clássico com Sporting (três vitórias e dois empates) e Benfica (quatro triunfos e duas igualdades). E só sofreu oito golos em 11 jogos.
No caminho até às meias-finais da prova-rainha do futebol português, o Sporting começou por eliminar o Belenenses, fora de casa, por 4-0, com bis de Tiago Tomás, enquanto Jovane e Nuno Santos faturaram por uma vez. Seguiu-se um triunfo por 2-1 com o Varzim, em Alvalade, com Pedro Gonçalves a saltar do banco para decidir. Depois, no terreno do Casa Pia, os leões sofreram um golo nos primeiros minutos, mas deram a volta por Coates e Sarabia. Finalmente, com o Leça, em terreno neutro (Paços de Ferreira) o triunfo foi mais gordo, por 4-0, com Tabata a ser o homem do jogo, com dois golos e uma assistência, tendo ainda marcado Matheus Nunes e Nuno Santos. Contas feitas, cinco jogadores partilham o estatuto de melhor marcador leonino nesta edição, todos com dois golos: Sarabia, Tiago Tomás, Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Tabata.
Já o FC Porto começou por golear o Sintrense, em terreno neutro (o estádio do Real Sport Club) por 5-0, com Sérgio Oliveira e Evanilson a bisarem e Toni Martínez a marcar o outro golo. Seguiu-se triunfo diante do Feirense, no Dragão, por 5-1 (marcaram Otávio por duas vezes, Uribe, Evanilson e Francisco Conceição). O ponto alto nesta caminhada foi a vitória frente ao rival Benfica, igualmente em casa, por 3-0, com dois golos de Evanilson e outro de Vitinha. O resultado foi construído no primeiro tempo e nem depois de ficarem reduzidos a dez unidades, por expulsão de Evanilson no final da primeira metade, os donos da casa deram hipótese ao rival. Finalmente, nos quartos de final, a formação orientada por Sérgio Conceição ganhou por 3-1 no terreno do Vizela, com Uribe, Fábio Vieira e Evanilson a faturarem. Evanilson, com sete golos, é o melhor artilheiro dos dragões, tendo marcado em todas as partidas.
Os confrontos entre Sporting e FC Porto em fase adiantada das Taças nacionais (meias-finais e finais) têm sido uma constante nos últimos anos. E sempre com os leões a saírem por cima. Nas meias-finais da Taça de Portugal de 2017/18 os lisboetas anularam a desvantagem de 0-1 trazida do Dragão, ganhando pelo mesmo resultado e conseguindo ser mais eficazes no desempate por grandes penalidades. E na final da Taça de Portugal de 2018/19, os leões ganharam outra vez nos penáltis, depois do 2-2 no final dos 120 minutos.
Na Taça da Liga, o Sporting ganhou nos três encontros com o rival: nas meias-finais da temporada de 2017/18, através do desempate por grandes penalidades, depois do 0-0 no tempo regulamentar; na final de 2018/19, de novo nos penáltis, após 1-1 no final dos 90 minutos; e nas meias-finais da época passada, com uma espectacular reviravolta nos últimos minutos: Marega adiantou os portistas aos 79 minutos, mas Jovane Cabral, que tinha entrado aos 78’, faturou aos 86’ e 90’+4.
No entanto, se olharmos para o total de confrontos na Taça de Portugal, existe um grande equilíbrio, com ligeira superioridade do FC Porto, que registou 15 vitórias, contra 13 empates e 13 triunfos do Sporting. E se atentarmos exclusivamente nas nove eliminatórias em que se defrontaram nas meias-finais, os azuis e brancos seguiram para a final por cinco vezes, contra quatro dos verdes e brancos. Mas nas últimas cinco vezes, os leões foram mais felizes em três (1986-87, 1995-96 e 2017/18), contra duas dos dragões (2000/01 e 2005/06).
Importa ainda perceber se a equipa que levou a melhor nas meias-finais acabou por conquistar essa edição da Taça de Portugal. E a verdade é que o Sporting nunca se deu bem quando eliminou o FC Porto nas semi-finais: perdeu o jogo decisivo diante do Benfica em 1951/52, 1986/87 e 1995/96 e ainda diante do Desportivo das Aves, em 2017/18, num jogo que se disputou cinco dias depois do ataque à Academia de Alcochete.
Já o FC Porto tem sido quase sempre feliz depois de afastar o rival lisboeta, tendo ganho as edições de 1957/58 (com o Benfica), 1983/84 (Rio Ave), 2000/01 (Marítimo) e 2005/06 (Vitória FC). O seu único desaire ocorreu diante do Leixões, em 1960-61.
Com a vitória na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição passou para a frente no duelo direto com Rúben Amorim enquanto treinadores de FC Porto e Sporting. O técnico dos dragões regista duas vitórias, contra um triunfo do seu homólogo e quatro empates. No entanto, Amorim ganhou os dois desafios em que orientou o SC Braga com o FC Porto na época de 2019/20: 2-1 no Dragão, para o campeonato e 1-0 na final da Taça da Liga. Contas feitas, são três vitórias para Amorim, duas para Conceição e quatro igualdades. Como será esta quinta-feira?