Este sábado, duas semanas depois de ter perdido com a Real Sociedad na final da Taça do Rei referente à época passada, o Athletic Bilbao defronta o FC Barcelona, no jogo decisivo da mesma competição, agora referente à temporada em curso. Pode ver o jogo em LiveStream e Apostar Ao Vivo no site da Betano.pt e saiba que os “blaugrana” são francamente favoritos para um encontro marcado para o Estádio La Cartuja, em Sevilha.

Seja qual for o resultado final, ninguém tem dúvidas que Leo Messi e Inaki Williams serão certamente as peças mais influentes de ambas as formações. Ou não fossem eles as maiores estrelas das equipas e colecionadores de recordes com as respetivas camisolas.

O Athletic Bilbao pode inspirar-se na última final que disputou com o FC Barcelona. A 17 de janeiro de 2021, bateu os “blaugrana” na Supertaça espanhola, em partida onde não faltou emoção. O Barcelona esteve por duas vezes em vantagem, com golos de Griezmann, aos 40 e 77 minutos, mas o Athletic empatou por Óscar de Marcos, aos 42, e Asier Villalibre, aos 90. E acabou por chegar ao triunfo no prolongamento, por Inaki Williams, aos 94’. O encontro ficou marcado pela primeira expulsão de Lionel Messi num jogo oficial do FC Barcelona. Nos instantes finais, o argentino viu o vermelho direto por agredir Villalibre. Não era expulso em Espanha desde o Barcelona B – Peña Sport, quando tinha 15 anos.

Taça do Rei

A 6 de janeiro, ou seja, escassos 11 dias antes da Supertaça, as duas equipas tinham-se encontrado em Bilbau para a Liga espanhola e curiosamente o resultado foi o mesmo, mas favorável ao FC Barcelona. Pelos visitantes bisou Messi e o outro golo foi apontado por Pedri González. Inãki Williams e Muniain faturaram pelos bascos.

A 31 de janeiro, em jogo da segunda volta do campeonato, o FC Barcelona ganhou por 2-1 em Camp Nou, com golos de Messi e Griezmann, com o golo de honra dos visitantes a ser uma cortesia de Jordi Alba, com um autogolo.

Os dois conjuntos defrontaram-se três vezes em janeiro

Contas feitas, foram três encontros entre as duas equipas em janeiro, com duas vitórias “blaugrana” e um triunfo dos “leones”. Mas sempre com enorme equilíbrio, aguardando-se este sábado por mais um reencontro com muita emoção e golos.

De referir que nos anos mais recentes o Athletic Bilbao tem sido adversário incómodo para o FC Barcelona. Nas últimas dez partidas oficiais, os bascos conseguiram três triunfos e dois empates, tendo sofrido cinco derrotas.

Bascos e catalães dominam na Taça do Rei

FC Barcelona e Athletic Bilbao são os clubes com mais troféus na Taça do Rei. A equipa da cidade condal esteve em 42 finais, das quais ganhou 30, enquanto os “leones” venceram 23 dos 38 que disputaram. Este sábado, o Athletic Bilbao iguala o Real Madrid em número de finais, com a curiosidade dos “merengues” terem perdido mais vezes (20) do que ganharam (19).

Os dois clubes encontraram-se pela última vez no jogo decisivo da competição em 2014/15, com trunfo do Barça, por 3-1. E disputaram entre si oito finais da Taça do Rei, com clara superioridade “blaugrana” (seis vitórias e duas derrotas).

Iñaki Williams é o senhor dos recordes 

A não ser que aconteça um contratempo de última hora, Iñaki Williams estará no ataque do Athletic Bilbao. Ele que soma incríveis 187 jogos consecutivos ao serviço do seu clube em jogos da Liga espanhola, estando apenas atrás de Luis Arconada (188) e Jesús Larrañaga (202), segundo dados do “Misterchip”. De resto, recordes é com Iñaki Williams, que em fevereiro de 2015 tinha sido o primeiro negro a marcar um golo pelo clube. 

Taça do Rei

Quando aos 18 anos ingressou no Athletic Bilbao alguns adeptos colocaram em causa a sua legitimidade para representar o clube, que, recorde-se, só aceita futebolistas bascos. O atacante respondeu no documentário “Six Dreams”, da Amazon: “Sou negro, mas também sou basco”.

O FC Barcelona que se cuide, pois foi Iñaki Williams a marcar o golo no prolongamento que valeu a conquista da última Supertaça espanhola. E como já referimos, esta temporada, o atacante de 26 anos também fez um golo aos “blaugrana” na derrota por 3-2, em partida do campeonato.

Nos catalães, para não variar, Lionel Messi tem sido a grande figura, somando já 29 golos esta época em partidas oficiais. E três foram apontados ao Athletic Bilbao, em dois jogos do campeonato, nas vitórias da sua equipa por 3-2 e 2-1. Sábado, quem é que vai acrescentar mais uma taça ao museu: Barça ou Athletic Bilbao?