Fechou o mercado e é tempo de balanços. Foram gastos muitos milhões de euros em transferências num mercado que, afinal, não foi assim tão louco quanto se esperava. A transferência mais cara foi de um português, mas há mais um nome luso na lista dos 10 jogadores mais caros deste verão.
O lateral direito português tem sido uma estrela em ascensão desde que saiu do Benfica, tendo passado por Valência, Inter, Juventus e, agora, Manchester City. Cancelo tornou-se no lateral direito mais caro da história, tendo rendido 65 milhões de euros aos campeões italianos.
O Manchester City não comprou muitos jogadores, mas escolheu bem onde investir. Uma das primeiras, e grandes contratações, foi Rodri, médio defensivo, chamado para ocupar o lugar de Fernandinho. O jovem espanhol tem sido primeira escolha do treinador e promete tornar-se numa peça fundamental da equipa inglesa.
A fantástica campanha europeia do Ajax na época passada levou a bons ganhos da equipa holandesa no mercado de transferências. De Jong mudou-se para Barcelona para reforçar o meio-campo dos campeões espanhóis que pretendem atacar forte a Liga dos Campeões
Foi a grande aposta do Arsenal neste defeso, mas ainda não explodiu ao ponto de justificar os 80 milhões de euros pagos ao Lille. Poderá vir a ser uma das grandes figuras da Premier League e, com 24 anos, um dos jogadores em destaque no futuro.
É o primeiro dos três defesas centrais no Top10 das transferências neste verão. Lucas Hernández mudou-se para o Bayern para ocupar o lugar de Hummels, um dos nomes grandes da equipa de Munique e que se mudou de volta para Dortmund. rendeu 80 milhões aos cofres do Atlético, que também já tinha vendido Rodri ao City.
A Juventus foi um dos clubes mais ativos neste mercado, mas optou por muitos jogadores livres. De Ligt, capitão e estrela do Ajax, não foi um deles e a Juve teve mesmo de pagar mais de 85 milhões para contratar o central pretendido por meia Europa. A influência de Cristiano ronaldo terá sido decisiva para levar o jogar para Itália.
O namoro era antigo e finalmente concretizou-se. Harry Maguire assinou pelo Manchester United por 87 milhões de euros tornando-se no defesa central mais caro da história. O United contratou apenas três nomes para esta nova época, mas gastou perto de 160 milhões de euros.
A contratação do belga pelo Real Madrid era uma história antiga, que já vinha desde o Mundial 2018. Com os merengues em crise desportiva, foi preciso abrir os cordões à bolsa para tirar ao Chelsea a principal estrela da equip.a Hazard custou 100 milhões e tem agora de provar em campo o valor que custou.
Há um ano decidiu ficar no Atlético Madrid; agora decidiu sair. A transferência de Griezmann para o Barcelona envolveu o pagamento de 120 milhões de euros da cláusula de rescisão. O francês junta-se a Suárez e Messi numa frente ofensiva que promete fazer estragos nos adversários.
João Félix foi uma revelação na época passada e também no mercado de transferências. Poucos acreditavam que alguém batesse a cláusula de rescisão para levar o jovem do Benfica, mas o Atlético decidiu mesmo avançar para o português ocupar o lugar de Griezmann. A expectativas sobre João Félix são altas e, para já, o português está a corresponder. Veremos o que faz no resto da temporada.
(Valores: Transfermarkt)