Este fim de semana há dois jogos que se destacam dos restantes, um em Inglaterra e outro em Espanha, e ambos com a peculiaridade de colocarem frente a frente os segundos e quintos classificados das respetivas ligas. Falamos da receção do Tottenham ao Manchester City e do dérbi de Milão, entre Inter e AC. Podes apostar nestes duelos no site da Betano.pt, bem como nos outros encontros que completam as rondas da Premier League e da Serie A.
É o jogo grande da ronda em Inglaterra e só a vitória interessa para ambos os conjuntos. O Tottenham, atual quinto classificado, com 36 pontos, está fora dos lugares que dão acesso à próxima edição da Liga dos Campeões (está a três pontos do Newcastle e Manchester United e os dois conjuntos têm inclusive menos uma partida disputada que os spurs), enquanto o Manchester City, atual campeão, é segundo, a cinco pontos do líder Arsenal, mas tem mais um encontro realizado que os gunners.
Os londrinos chegam a este desafio com apenas duas vitórias nas últimas cinco jornadas da liga inglesa (fora com o Crystal Palace, por 4-0, e com o Fulham, por 1-0), sendo que foram derrotados em casa pelo Aston Villa (2-0) e Arsenal (2-0) e perderam em Manchester com o City, por 4-2, num encontro em que foram para o intervalo a vencer por 2-0 – na segunda parte, e em apenas 13 minutos, os comandados de Guardiola deram a volta ao marcador e, aos 90’, Mahrez fez o resultado final.
Já os citizens registaram três triunfos, um empate a um desaire nas cinco rondas mais recentes da prova, sendo que a derrota foi diante do rival da cidade, o United, por 2-1. Mais surpreendente foi a igualdade consentida em casa, frente ao Everton, por 1-1, conjunto que se encontra abaixo da linha de água. Curiosamente, foi depois da reviravolta incrível diante do Tottenham que Guardiola foi mais crítico com os seus jogadores: “Não posso negar que estamos contentes, mas estamos longe da equipa que fomos. Não em termos de jogo, pois jogámos bem, mas há muitas outras coisas, como ser competitivo. Oferecemos o primeiro golo e o segundo foi ridículo. Não tínhamos nada, coragem, caráter… Tivemos sorte, mas se não mudarmos vamos perder pontos. [Faltou] Caráter, paixão, chama, vontade de vencer desde o primeiro minuto. O mesmo se aplica aos adeptos. Estiveram calados nos primeiros 45 minutos. Quero os meus adeptos de volta!”, atirou o técnico, em declarações à Sky Sports. “Não reconheci a minha equipa. Já tiveram essa paixão e vontade de correr. Estamos muito longe da equipa que fomos noutras épocas. Acreditas que esta reviravolta vai acontecer sempre? Eu não. Hoje tivemos sorte. Se queremos ganhar alguma coisa e competir, não temos hipótese”, concluiu.
Do lado londrino há a expetativa de saber se Pedro Porro, contratado nesta janela do mercado de inverno, vai ter oportunidade de se estrear pelo Tottenham, equipa que não poderá contar com o treinador Antonio Conte no banco de suplentes: o italiano vai falhar este duelo, uma vez que foi operado para retirar a vesícula biliar, na sequência de um quadro clínico de fortes dores abdominais. Além do lateral espanhol, chegou também ao clube em janeiro o avançado Danjuma, vindo do Villarreal, e já fez o gosto ao pé no encontro com o Preston North End, a contar para a Taça de Inglaterra – triunfo londrino por 3-0. Se Porro e Danjuma chegaram ao clube, Bryan Gil saiu, por empréstimo, com destino ao Sevilha, clube que o formou e vendeu-o aos spurs por 25 milhões em 2021.
Do lado do atual campeão, há a destacar a saída de João Cancelo rumo ao Bayern Munique, por empréstimo, sendo que os bávaros têm opção de compra, avaliada em cerca de 70 milhões de euros. Apesar da imprensa inglesa ter avançado que a relação entre o lateral português e o técnico espanhol já não era a melhor, o antigo jogador do Benfica justificou a mudança por querer jogar mais, algo que não estava a acontecer nos citizens.
Até ao momento, os dois conjuntos mediram forças em Londres, em jogos a contar para a liga, em 71 ocasiões, com os londrinos a vencerem 37 duelos, contra 18 dos forasteiros e registaram-se ainda 16 empates. De destacar ainda que nas últimas três receções ao City, o Tottenham venceu sempre, com a curiosidade de nesses triunfos o treinador dos londrinos ser português: José Mourinho venceu duas vezes o rival por 2-0 e Nuno Espírito Santo bateu a formação de Guardiola por 1-0. No duelo particular entre o treinador espanhol e Antonio Conte, este jogo pode ajudar a desequilibrar os pratos da balança entre os dois. Até agora defrontaram-se seis vezes, com cada um a vencer três encontros, e no capítulo dos golos também está tudo empatado: dez sofridos e dez marcados para spurs e citizens.
Frente a frente vão estar também os dois melhores marcadores da liga inglesa: Erling Haaland, do Manchester City, lidera destacado este ranking, com 25 golos, seguido de Harry Kane, do Tottenham, com 16. No capítulo das assistências, é outro jogador de Guardiola a liderar a lista, neste caso, Kevin De Bruyne, com 11 passes certeiros, enquanto do lado londrino, Kulusevski, com cinco, é o melhor do conjunto de Conte. Fica ainda a saber que, segundo as odds da Betano.pt, o Manchester City é favorito à vitória.
Também domingo, mas a começar mais tarde que o Tottenham-Manchester City, há outro grande encontro para seguires com atenção e, curiosamente, tal como aconteceu com o jogo acima abordado, também neste caso as duas equipas mediram recentemente forças. Os rivais de Milão disputaram a Supertaça no dia 18 de janeiro e a vitória caiu para o lado do Inter, por 3-0, com golos de Dimarco, Dzeko e Lautaro Martinez.
Com o triunfo na Supertaça, o Inter Milão apanhou o rival na lista dos maiores vencedores da prova, com sete conquistas, e aumentou a vantagem para os rossoneri no que se refere a troféus domésticos: 34 títulos (19 scudettos, oito Taças de Itália e sete Supertaças), contra 31 (19 scudettos, cinco Taças de Itália e sete Supertaças) dos milaneses, que são os atuais campeões italianos.
De referir ainda que Simone Inzaghi venceu a sua quarta Supertaça, igualando o feito de duas lendas do futebol transalpino, no que se refere a treinadores, são eles Marcello Lippi e Fabio Capello, os mais titulados nesta prova. Se é verdade que ainda não conquistou qualquer scudetto, também é um facto que já tem vários troféus. O irmão do temido antigo avançado Pippo Inzaghi soma duas Taças de Itália (2018/19 com a Lazio e em 2021/22 com o Inter Milão) e ainda outras três Supertaças no currículo (2017/18 e 2019/20 com a formação laziale e 2021/22 no banco interista).
Ao longo da história, os dois clubes já mediram forças em 218 partidas e o equilíbrio é bastante notório, ou não estivéssemos perante duas equipas que partilham o mesmo estádio, o que elimina a vantagem do fator casa e a desvantagem de jogar na condição de equipa visitante.
Até ao momento, o Inter Milão venceu 80 dérbis, contra 71 do AC Milan e registaram-se ainda 67 empates. Nos últimos dez duelos entre os rivais de Milão, registaram-se cinco vitórias para o Inter Milão, três para o conjunto comandado por Stefano Pioli e ainda dois empates.
Esta temporada mediram forças na quinta jornada da Serie A, partida que terminou com a vitória da formação rossonera, por 3-2: aos 21’, Brozovic deu vantagem ao Inter, mas aos 28 Rafael Leão restabeleceu a igualdade. Nos segundos 45 minutos, Giroud, aos 54’ e outra vez Leão, agora aos 60’, deram uma vantagem de dois golos ao AC Milan. Dzeko, aos 67’, fez o resultado final.
Neste momento, os dois últimos campeões da Serie A estão com imensa dificuldade em acompanhar o super Nápoles, líder destacado do campeonato, com 53 pontos em 20 jornadas, mais 13 que o Inter Milão, segundo classificado, e 17 que AC Milan, que ocupa o quinto posto.
De acordo com as odds da Betano.pt, os interistas são favoritos à vitória e, de facto, atravessam melhor momento que o rival. O conjunto da casa chega a este dérbi com três vitórias, um empate e uma derrota nas cinco rondas mais recentes, já os rossoneri somam dois desaires nas últimas duas jornadas e não foram leves: 4-0 em Roma com a Lázio e 5-2 em casa, com o modesto Sassuolo. Antes destes dois resultados, o melhor que conseguiram foi empatar com Lecce e AS Roma, em ambos os casos a dois golos – o último triunfo aconteceu no campo da Salernitana, por 2-1, a 4 de janeiro. Com estes maus resultados, já se diz em Itália que o lugar de Stefano Pioli está em perigo.
Lautaro Martinez, com 11 golos, e Rafael Leão, com oito, são os melhores marcadores de Inter e AC Milan, respetivamente, sendo que no caso do português ainda não há fumo branco sobre a a renovação de contrato, cujas negociações já duram há vários meses. No capítulo das assistências, Barella e Leão, com cinco passes certeiros, são os jogadores em destaque em cada uma das equipas.