A luta pelo quarto lugar na liga inglesa está ao rubro com várias equipas a terem legítimas esperanças em conseguir essa posição, a qual pode significar muitos milhões na próxima temporada, já que garante acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Esta jornada, o Tottenham deu um passo importante, ao golear fora o Aston Villa, por 4-0, aproveitando desta forma o deslize do rival Arsenal, que perdeu em casa com o Brigton, por 2-1. O homem do jogo foi o avançado  Son Heung-min, que apontou um hat trick, fundamental para o triunfo folgado dos spurs.

Os comandados de Antonio Conte adiantaram-se no marcador logo ao terceiro minuto de jogo, por Son, mas o segundo golo só chegou aos 50’, por intermédio de Kulusevski. Aos 60’ e 71’ o sul coreano completou o hat trick. O avançado do Tottenham chegou desta forma aos 17 tentos na Premier League e encontra-se em segundo lugar na lista dos melhores marcadores, só atrás de Mo Salah, que tem 20. 

Son chegou aos 17 golos na liga inglesa

A diferença é que o egípcio tem cinco apontados através de grandes penalidades, enquanto os 17 de Son são todos de bola corrida, o que faz dele o jogador com mais golos marcados no campeonato sem castigos máximos a inflacionar a contagem. Logo atrás dele, com 15, surgem Salah e Diogo Jota, e depois Mané, com 12. Ou seja, todos os golos valem o mesmo, mas os de Son Heung-min têm mais “mérito”.

Na goleada do Tottenham, no campo do Aston Villa, Harry Kane somou mais duas assistências, uma delas para Son, a qual é a 21ª em encontros da Premier League. Só Lampard assistiu mais o mesmo colega de equipa (no caso Drogba, com 24 passes certeiros) na história do melhor campeonato do mundo, do que o número 10 dos londrinos.

Spurs na luta pelo quarto lugar

Neste encontro, Son registou também o seu 34º golo apontado com o pé esquerdo, o que o torna o segundo futebolista destro com mais tentos marcados com o pé contrário – melhor que ele só Kane, com 39. De registar ainda que na primeira parte do jogo frente ao Villa, Hugo Lloris fez sete defesas, o máximo  que qualquer keeper dos spurs efetuou até agora na competição.

Com este resultado, e a derrota do Arsenal, o Tottenham ocupa agora a quarta posição, com 57 pontos, em 31 jogos, mais três que os gunners, que no entanto têm menos uma partida disputada. Depois de um início de temporada desastroso, que culminou com o despedimento do treinador português Nuno Espírito Santo, os londrinos contrataram Antonio Conte e desde então que os resultados e exibições melhoraram. Aliás, desde que o italiano assumiu o comando técnico do clube, só duas equipas conquistaram mais pontos e marcaram mais golos que os spurs: Manchester City e Liverpool – 51 pontos para os dois, enquanto o Tottenham arrecadou 42, já em termos de golos, citizens e reds apontaram 50 contra 47 dos londrinos.