Este sábado tem início o Tour de França 2019,com arranque em Bruxelas, na Bélgica, numa prova que fica marcada, logo à partida, pela ausência dos dois principais favoritos, Chris Froome e Tom Dumoulin.
Geraint Thomas foi o vencedor do Tour em 2018, mas não parte como principal favorito para esta edição. O galês da Team Ineos, já com 33 anos, não tem grande palmarés no Tour fora da vitória no ano passado, pelo que não se sabe até que ponto poderá repetir o feito de há um ano.
Ao lado de Thomas na Team Ineos vai estar o colombiano Egan Bernal (Odds de 2.80), acabado de vencer a Volta à Suíça. O jovem colombiano, de 22 anos, não será lider destacado da equipa e terá como principal função apoiar o colega Geraint Thomas, mas poderá assumir o papel de chefe de fila com a chegada das montanhas mais duras.
Em terceiro lugar na lista de favoritos surge Jakob Fuglsang (Odds de 6.00). O suíço de 34 anos chega ao Tour com uma vitória na Volta à Andaluzia e na clássica de Liége, apresenta-se em grande forma e como um dos candidatos, mas para vencer, já se sabe, é preciso ter uma equipa ao mais alto nível e a questão é se a Astana estará nesse patamar.
Numa segunda linha de favoritos para a vitória final neste Tour de França surgem nomes bem conhecidos do panorama internacional com destaque para Nairo Quintana, colombiano da MoviStar que já tem três pódios no Tour no palmarés. A volta gaulesa é, de resto, a única grande volta que falta no currículo que Quintana que, após dois anos menos positivos, tem nesta edição uma grande oportunidade de vestir a amarela até aos Campos Elísios.