Esta quinta-feira joga-se a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os principais favoritos à conquista da prova continuam a ser as equipas inglesas, com Tottenham e Manchester United na “pole position” para adicionarem este troféu ao respetivo museu – logo atrás vem o Arsenal. Saiba que pode apostar nos jogos dos oitavos no site da Betano.pt, assim como no eventual vencedor da competição. Entre as 16 equipas que ainda estão em prova, há três conjuntos que, não sendo favoritos, podem causar surpresas no que falta disputar da Liga Europa. Falamos do Rangers, do Granada e do Ajax.

Liga Europa

A nova vida do gigante escocês

O Rangers sagrou-se recentemente campeão escocês, dez anos depois do último título (2010/11). Em 32 jornadas, a equipa comandada por Steven Gerrard tem 28 vitórias e 4 empates e 20 pontos de vantagem sobre o eterno rival Celtic. Este é o 55.º campeonato conquistado pelo Rangers e o primeiro título do jovem técnico. De referir que o clube foi despromovido em 2012 ao quarto escalão escocês, na sequência de gravíssimos problemas financeiros.

Liga Europa Rangers

Se a nível interno, o clube está imbatível, na Liga Europa o cenário mantém-se. Os protestantes apresentam 6 vitórias e dois empates nos 8 jogos que já disputaram na competição. Na fase de grupos, acabaram como líderes, à frente do Benfica, contra quem empataram nos dois encontros. Nos 16 avos de final, venceram em casa e fora os belgas do Antuérpia (3-4 e 5-2). Em sete das oito partidas que disputaram até agora na Liga Europa, os escoceses marcaram pelo menos dois golos e só em três deles é que mantiveram as suas redes invioláveis.

Agora, nos oitavos, têm pela frente o Slavia de Praga, que na ronda anterior eliminou de forma surpreendente os ingleses do Leicester, que eram também vistos como um dos favoritos à conquista da prova. Depois de um empate a zero em casa, o o conjunto venceu fora por 2-2, com golos de Provod e Sima. No site da Betano.pt os checos são favoritos nesta primeira mão contra o Rangers.

O sonho europeu na estreia do Granada

Em 2019/20 o Granada voltou ao convívio com os grandes de Espanha, depois de ter passado as épocas anteriores na segunda divisão. E fê-lo em grande estilo, ao acabar na sétima posição, lugar que lhe garantiu, pela primeira vez na sua história, acesso às competições europeias. O pequeno clube espanhol conta nas suas fileiras com quatro portugueses: Rui Silva, Domingos Duarte, Domingos Quina e Andorinha. Os dois primeiros são titulares indiscutíveis no conjunto comandado por Diego Martinez, o jovem treinador que fazia parte da equipa técnica de Unai Emrey, quando o Sevilha bateu o Benfica na final da prova, em 2014. No ataque o destaque vai para o veterano Raul Soldado, o principal goleador da equipa e o que tem mais experiência nestas andanças europeias.

Liga Europa Granada

Na fase de grupos o Granada acabou em segundo, atrás do PSV, e nos seis jogos disputados registou três vitórias, um empate e duas derrotas. Nos 16 avos de final causou surpresa ao eliminar o Nápoles. Venceu em casa na primeira mão por 2-0, com golos de Yerrera e Kenedy, enquanto em Itália perdeu por 2-1, resultado que permitiu aos espanhóis continuarem em prova. Agora, nos oitavos têm pela frente o Molde, que na ronda anterior levou a melhor sobre o Hoffenheim. Na primeira mão, o conjunto norueguês chegou a estar a perder por 0-2 e 1-3, mas acabou por conseguir um empate a três frente aos alemães. Na segunda mão, os nórdicos foram à Alemanha arrancar uma surpreendente vitória por 2-0, resultado que garantiu a qualificação para os oitavos. Saiba que pode apostar neste jogo no site da Betano.pt e o Granada é claramente favorito, tendo em conta a odd que apresenta.

Ajax ataca Liga Europa sem contratação mais cara

O Ajax chegou à Liga Europa via Champions, isto depois de ter terminado em terceiro lugar no seu grupo, atrás do Liverpool e Atalanta. Os holandeses chegaram à última jornada só dependendo de si para continuarem em prova, mas uma derrota caseira frente aos italianos reencaminhou-os parra esta competição. Nos 16 avos de final, o Ajax eliminou o Lille, que a nível interno segue na liderança da liga francesa, à frente do poderoso PSG. O conjunto de Amesterdão despachou a equipa gaulesa com duas vitórias por 2-1. Nos oitavos tem agora pela frente os suíços do Young Boys, que na ronda anterior eliminou o Bayer Leverkusen. Depois de uma vitória caseira por 4-3, os helvéticos venceram fora na segunda mão, por 2-0. Pode apostar neste jogo no site da Betano.pt e saiba que o Ajax é favorito para o jogo desta quinta-feira.

Apesar de ter perdido nas últimas duas épocas algumas das suas principais estrelas (Matthijs de Ligt para a Juventus, Frenkie de Jong para o FC Barcelona, Donny van de Beek para o Manchester United e Hakim Ziyech para o Chelsea), o Ajax continua a ser um conjunto que nenhum adversário quer apanhar pela frente. Apostando sempre num misto de juventude e experiência, o emblema holandês conta no plantel com vários jogadores de qualidade reconhecida, como o experiente Dusan Tadic, o brasileiro David Neres, e os defesas Daley Blind e Nicolás Tagliafico.

 Ajax

De registar que na janela de mercado de inverno o Ajax reforçou-se com um nome de peso, o avançado Sebastien Haller, que trocou o West ham pelo conjunto dos Países Baixo. O costa-marfinense já tinha passado pelo futebol holandês, ao serviço do Utrecht entre 2014 e 2017, e com números bastante interessantes (51 golos em 98 jogos). Haller custou aos cofres do Ajax 22 milhões de euros (em 2019, o West Ham tinha pago 50 milhões pelo seu concurso) e seria certamente uma mais-valia para a equipa nesta Liga Europa, mas não foi inscrito… por causa de um lapso. Os dirigentes do conjunto de Amesterdão esqueceram-se de inscrever o goleador na competição.