Os três clubes grandes não têm tido vida facilitada na I Liga 2023/24 e na terceira jornada adivinham-se mais três duros testes para Sporting, FC Porto e Benfica. Os leões recebem o FC Famalicão, que tem reconhecidamente um plantel de muita qualidade, enquanto os azuis e brancos e as águias têm deslocações previsivelmente complicadas, respetivamente, a casa do Rio Ave e do Gil Vicente.

Podes apostar nestes três desafios no site da Betano.pt, tal como em todos os outros desafios desta terceira ronda. E fica a saber que os três grandes são favoritos à vitória. 

Gil Vicente-Benfica (26/08, 20h30)

O Benfica começou esta I Liga com uma derrota em casa do Boavista, por 2-3, numa partida que acabou por pender para os axadrezados nos últimos momentos, mas que poderia muito bem ter terminado com as águias a viajarem com os três pontos para Lisboa, bastando recordar o fantástico remate à trave de David Neres já em período de descontos, quando havia 2-2 no marcador.

Na segunda jornada, a formação orientada por Roger Schmidt bateu na Luz o Estrela da Amadora por 2-0, mas o resultado só foi construído a partir dos 79 minutos, com golos de Casper Tengstedt e Rafa, depois de duas assistências do recém-entrado David Neres.

Nesta terceira jornada, o Benfica viaja a Barcelos para enfrentar um Gil Vicente que soma os mesmos 3 pontos que os lisboetas. Os minhotos começaram por derrotar em casa o Portimonense por 5-0 e depois perderam por 1-2 no reduto do Vitória SC. 

Na viagem ao Minho Roger Schmidt não poderá contar com o defesa esquerdo David Jurásek, que continua a recuperar de lesão, enquanto o ponta de lança Petar Musa está de regresso, depois de ter cumprido uma partida de suspensão, após ter sido expulso no Bessa. Nos visitados, os avançados Murilo Souza e Ali Alipour estão lesionados e não poderão ir a jogo.

O Benfica tem sido muitíssimo superior nas visitas ao Gil Vicente, tendo somado sete vitórias e três empates nos dez últimos encontros, somando cinco triunfos nos últimos cinco jogos, com um esclarecedor “score” de 12-0 em golos.

Sporting-FC Famalicão (27/08, 20h30)

O Sporting é uma das quatro equipas 100 por cento vitoriosas na I Liga, juntamente com FC Porto, Boavista e Vitória SC. Os leões começaram por bater em Alvalade o Vizela, por 3-2, com bis de Györkeres e Paulinho a estabelecer o resultado final na última jogada, tendo depois batido o Casa Pia em Rio Maior por 2-1, com dois golos de Paulinho, que lidera a tabela dos melhores marcadores, com os mesmos 3 golos do boavisteiro Bozeník.

O FC Famalicão não se adivinha pêra doce para o esquadrão de Rúben Amorim, pois tem um plantel de qualidade, a que não é naturalmente alheio à capacidade de investimento proporcionado pela Quantum Pacific Management Limited (QPML), que detém grande parte da SAD do Famalicão. Os minhotos venceram sensacionalmente na primeira jornada deste campeonato em casa do SC Braga, por 2-1, com golos de Afonso Rodrigues e Óscar Aranda, mas depois não foram além de um nulo caseiro com o Moreirense.

St. Juste continua a ser ausência de vulto nos verdes e brancos, aguardando-se com curiosidade para perceber se Hjulmand vai estrear-se a titular, depois de ter somado alguns minutos diante do Casa Pia. Os visitantes não poderão contar com três atacantes: os lesionados Puma Rodriguez e Théo Fonseca e o castigado Pablo Felipe, expulso no último desafio.

Nas dez receções do Sporting ao Famalicão para o campeonato, os leões ganharam oito, empataram um e perderam um. Na última temporada, os lisboetas ganharam por 2-1, com golos de Morita e Ricardo Esgaio.

Rio Ave-FC Porto (28/08, 20h15)

O FC Porto apresenta-se em Vila do Conde depois de duas difíceis mas saborosas vitórias: 2-1 em casa do Moreirense, depois de ter virado o resultado, com golos de Toni Martínez e Wendell, e o mesmo resultado na receção ao SC Farense, com golos de Toni Martínez e Marcano.

Pela frente, os azuis e brancos terão um rival que ganhou no seu reduto ao Desportivo de Chaves (2-0) e perdeu pelo mesmo resultado em casa do Estoril Praia.

Este será o primeiro jogo dos dragões depois da saída de Otávio para o Al Nassr, enquanto Romário Baró, que até podia ser o substituto do luso-brasileiro no onze, não poderá atuar, devido a lesão. Igualmente ausentes, pelo mesmo motivo, estarão os avançados Gabriel Verón e Evanilson.  De regresso está Wendell, depois de ter cumprido um jogo de castigo, devido à expulsão no desafio inaugural desta I Liga. 

A última visita do FC Porto a casa do Rio Ave em jogos da I Liga não correu nada bem: curiosamente, ocorreu a 28 de agosto de 2022, um ano antes da data do jogo desta temporada e os vilacondenses triunfaram por 3-1. Foi uma exceção à regra na esmagadora supremacia azul e branca, como se constata pelos sete triunfos e duas igualdades nos nove anos anteriores.

Prémio