Aí está mais uma jornada da I Liga portuguesa, a 12ª, com a competição a regressar três semanas depois, após a paragem para os trabalhos da seleções nacionais e da disputa da quarta eliminatória da Taça de Portugal. E nesta ronda, existe a curiosidade de os três clubes grandes defrontarem emblemas minhotos.
O FC Porto será o primeiro dos candidatos ao título a entrar em campo, deslocando-se ao terreno do Famalicão no sábado, 2 de dezembro, às 18h00. No dia seguinte, o Benfica joga no reduto do Moreirense, igualmente às 18h00, cabendo ao Sporting fechar a ronda na segunda-feira, 4 de dezembro, recebendo o Gil Vicente.
Podes obviamente apostar nestes três desafios, e em todos os outros seis jogos da 12ª jornada, no site da Betano.pt e fica a saber que existe claro favoritismo de Benfica e FC Porto (com odds quase iguais para a vitória, empate e derrota de águias e dragões), enquanto o favoritismo do Sporting, que joga em Alvalade, é ainda bastante mais acentuado.
O FC Porto inicia a 12ª jornada na terceira posição, a 3 pontos do Benfica e do Sporting, primeiro e segundo colocados, respetivamente. Os azuis e brancos vêm de uma derrota por 1-2 em Camp Nou, com o FC Barcelona, que no entanto não parece colocar em causa o apuramento da equipa para os oitavos de final da Liga dos Campeões, uma vez que manteve o segundo lugar, com apenas uma jornada por disputar (receção ao Shakhtar Donetsk). Na última ronda, basta à formação portuguesa empatar para seguir em frente.
O Famalicão promete ser um osso duro de roer, encontrando-se na sétima posição, a 4 pontos do quinto, Moreirense. E tem tido um excelente comportamento em casa, somando três vitórias, um empate e uma derrota nessa condição. Fora de portas, os azuis e brancos têm estado quase perfeitos, registando cinco triunfos e uma derrota, diante do Benfica.
No último compromisso oficial antes da receção ao FC Porto, o Famalicão perdeu por 0-2 no Estádio da Luz, com o Benfica, para a Taça de Portugal, mas deixou boa imagem, tendo sofrido o primeiro golo apenas aos 72 minutos e num autogolo de Riccieli.
Francisco Conceição tem brilhado nos últimos jogos do FC Porto, com destaque para a magnífica exibição que protagonizou no triunfo por 2-1 em casa do Vitória SC, antes da paragem da seleções, partida em que marcou um golo e fez uma assistência. Em Barcelona, entrou aos 81 minutos, mas como habitualmente agitou as águas e até teve uma boa oportunidade para empatar, rematando para defesa do guarda-redes. O internacional sub-21 luso soma 2 golos e uma assistência na temporada em curso, mas os seus números prometem subir, agora que tem sido presença mais assídua entre as opções de Sérgio Conceição. Para a deslocação a Famalicão o técnico dos portistas não poderá contar com o defesas esquerdo Wendell e e com o central Iván Marcano, ambos lesionados.
No Famalicão, o defesa central Otávio será baixa de peso, depois de ter sido expulso no jogo com o Benfica. De volta, deverá estar Chiquinho, que falhou o desafio com o Benfica, devido a lesão. A defesa do FC Porto, mais concretamente o seu lateral direito (previsivelmente João Mário ou Jorge Sánchez), terá de ter especial atenção a Rodrigo Moura, o lateral canhoto do Famalicão que mais parece um extremo e que tem estado em plano de destaque na época em curso. É o futebolista mais utilizado por João Pedro Sousa (1245 minutos, em 14 partidas oficiais), já marcou 2 golos, fez 4 assistências e realizou excelente exibição na recente partida com o Benfica.
Olhando para o histórico de receções do Famalicão ao FC Porto para o campeonato português, os dragões venceram sete, os visitados dois e houve um empate, com superioridade flagrante dos portistas desde que os anfitriões regressaram à I Liga, com três triunfos nas últimas três temporadas e uma derrota em 2019/20.
O Moreirense é a grande surpresa desta I Liga 2023/24, ocupando o quinto lugar, a apenas 3 pontos do quarto, SC Braga e a 5 do terceiro, FC Porto. Será por isso, teoricamente, uma deslocação difícil para o líder Benfica, que na passada quarta-feira, 29 de novembro, empatou 3-3 frente ao Inter Milão. Os encarnados estiveram a ganhar por 3-0, com “hat-trick” de João Mário, mas deixaram-se empatar, num jogo em que António Silva foi expulso aos 86 minutos, com vermelho direto. Depois deste resultado, as águias terão de vencer o RB Salzburgo na última jornada, por pelo menos dois golos, de modo a conseguirem terminar em terceiro lugar e seguir para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa.
Recorde-se que na jornada da I Liga que antecedeu a paragem para os trabalhos da seleções nacionais, as águias obtiveram uma importante vitória por 2-1 diante do Sporting, com os seus dois golos marcados em período de descontos, por João Neves e Casper Tengstedt, tendo passado de uma desvantagem virtual de 6 pontos para uma igualdade pontual em relação aos leões. Refira-se que o Benfica está em primeiro lugar porque tem ligeira vantagem na diferença de golos em relação ao velho rival (23-9 contra 23-11), isto porque ainda não é possível avaliar o confronto direto, uma vez que falta o jogo de Alvalade, na segunda volta.
Casper Tengstedt tem-se assumido cada vez como opção muito válida no ataque do Benfica: fez o segundo golo no dérbi com o Sporting, mesmo ao cair do pano, e foi titular diante do Famalicão, jogo em que não marcou mas esteve na maioria dos lances mais perigosos da equipa. Voltou a repetir a titularidade com o Inter Milão e brilhou ao efetuar as três assistências para os golos de João Mário. O dinamarquês soma dois golos e quatro assistência em 2023/24, mas só foi titular em quatro ocasiões, com um total de 420 minutos de utilização. Alexander Bah e David Neres, lesionados, não poderão ser opção para Roger Schmidt em Moreira de Cónegos, enquanto Gonçalo Guedes está em dúvida.
Quanto ao Moreirense, já foi eliminado da Taça de Portugal e por isso não compete desde 11 de novembro, dia em que venceu por 1-0 no terreno do Estrela da Amadora, com golo de André Luís, quase a terminar o encontro. O avançado brasileiro é o melhor marcador dos cónegos, com 5 golos (4 dos quais na I Liga) e o futebolista mais utilizado por Rui Borges (1154 minutos, divididos por 13 desafios, todos como titular).
O treinador Rui Borges terá duas baixas de peso no meio campo para a receção ao Benfica: o titular indiscutível Ofori viu o quinto amarelo no jogo com o Estrela da Amadora e o seu substituto natural, Wallisson, suplente utilizado nessa partida, foi expulso com vermelho direto. Já o extremo João Camacho falhou os três últimos jogos, devido a lesão e está em dúvida. O Benfica não tem dado grandes hipóteses ao Moreirense nos jogos como visitante, tendo ganho 11 dos 12 que disputou para o campeonato. A exceção foi o empate a uma bola em 2020/21.
O Sporting foi alcançado pelo Benfica no primeiro lugar da I Liga, depois da derrota que sofreu por 1-2 no Estádio da Luz, jogo em que no entanto deixou uma excelente imagem, depois de ter jogado quase toda a segunda parte com dez elementos, devido à expulsão de Gonçalo Inácio.
Nesta 12ª jornada, os comandados de Rúben Amorim recebem o Gil Vicente, 11º classificado e pior equipa da competição na condição de visitante, a única ainda sem qualquer ponto somando, tendo perdido os cinco desafios que disputou. Refira-se que os minhotos são ainda a segunda pior defesa da prova, com 22 golos sofridos, à média exata de 2 por desafio. Já o Sporting é o segundo melhor ataque, com os mesmos 23 golos do Benfica, atrás do SC Braga (30 golos).
O lesionado Iván Fresneda é baixa nos leões. Quem deverá ser titular, como habitualmente, é Pedro Gonçalves. Umas vezes atacante, outras vezes médio, é o terceiro melhor marcador da equipa esta época, só superado por Gyokeres e Paulinho e desta vez irá encontrar uma equipa à qual fez 3 golos em seis jogos ao serviço do Sporting.
Nesta partida com os gilistas a defesa leonina terá de estar especialmente atenta ao médio ofensivo Maxime Dominguez, reforço desta época que pegou “de estaca” e tem números impressionantes na I Liga: 5 golos e 3 assistências em 11 desafios. O central Gabriel Pereira, uma das grandes figuras da equipa, e o avançado Depú deverão estar de regresso, após terem estado lesionados. O Sporting tem dominado por completo nos jogos em casa com o Gil Vicente, tendo ganho os últimos dez referentes ao campeonato.