Depois da pausa para os jogos das seleções, durante a qual Portugal assegurou um lugar no Mundial do Catar, este fim de semana marca o regresso das ligas europeias e há duelos que têm tudo para te agarrar ao ecrã até ao último minuto. Falamos do Manchester United – Leicester, da Juventus – Inter Milão e do FC Barcelona – Sevilha. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nas restantes partidas das respetivas jornadas.
Numa altura em que faltam apenas nove jornadas para o fim da liga inglesa, a margem de erro do Manchester United está cada vez mais reduzida, isto se quiser acalentar esperanças em chegar pelo menos ao quarto lugar, o último que garante acesso à próxima edição da Liga dos Campeões. E nesta ronda tem um osso duro de roer, de seu nome Leicester, equipa que apesar de estar a realizar uma época modesta, venceu, na primeira volta, em casa, os red devils por 4-2.
Em outubro de 2021, e com Ole Gunnar Solskjaer ainda no comando técnico do Manchester United, a equipa de Brendan Rodgers viu Mason Greenwood (entretanto afastado dos diabos vermelhos, devido a problemas com a justiça) dar vantagem aos forasteiros aos 19 minutos. Aos 31, o médio belga Tielemans repôs a igualdade no marcador, o qual só viria a sofrer nova alteração aos 78’, com Çaglar Söyüncü a fazer o 2-1, favorável para os visitados. Aos 82’ Rashford, vindo do banco, apontou o 2-2, mas um minuto depois Jamie Vardy colocou o Leicester outra vez na dianteira. Em cima do apito final, Daka fez o resultado final.
Nas últimas dez ocasiões que os dois conjuntos se defrontaram em Old Trafford, o conjunto da casa venceu oito jogos, empatou um e perdeu outro, sendo que a derrota frente ao Leicester aconteceu na última temporada, por 2-1. As foxes rumam até Manchester numa altura em que se têm dado mal com os ares longe do seu estádio, averbando quatro desaires nas últimas cinco deslocações.
Já os red devils venceram três encontros e empataram outros dois nos cinco encontros mais recentes que realizou na condição de visitado. Apesar da época menos conseguida, o Leicester tem se dado bem com o Manchester United, contabilizando três triunfos em outros tantos jogos contra este rival, em partidas a contar para todas as competições. Além disso, houve pelo menos dois golos nos cinco confrontos mais recentes.
Se os visitados estão na máxima força para a partida deste sábado, já os forasteiros ainda não sabem se podem contar com o avançado Vardy, que está em dúvida. Ronaldo e Bruno Fernandes devem ser titulares, enquanto Dalot começará o jogo sentado no banco de suplentes. CR7 já leva 12 golos na liga inglesa, enquanto o médio luso soma 9 tentos apontados, aos quais junta ainda seis assistências.
Nas raposas, Harvey Barnes soma tantos passes certeiros para golo como Bruno Fernandes e Vardy, com 10, e James Maddison, com oito, são os mais concretizadores nos forasfeiros. Neste momento, o Manchester United é sexto, com 50 pontos, atrás do Tottenham (51) e do Arsenal (54 e menos um jogo), enquanto o Leicester é décimo, com 36. Segundo as odds da Betano.pt, os red devils são favoritos à vitória.
Os dois rivais não começaram bem a Serie A, perdendo muitos pontos nas jornadas iniciais. Se o campeão Inter Milão rapidamente se recompôs, encostando ao rival AC Milão e Nápoles no topo da classificação, e posteriormente ultrapassando este duo, a vecchia signora andou irreconhecível durante mais tempo. Nos últimos tempos, o cenário alterou-se, com a formação de Turim a acumular vitórias e os nerazzurri empates. Posto isto, e a oito rondas do fim da liga, a Juventus é quarta, com 59 pontos, e a sete do líder AC Milan, já o Inter é terceiro, com 60 e menos um jogo. Perante este cenário, só a vitória interessa aos dois conjuntos para acalentarem esperanças no que concerne à conquista do título.
A Juventus chega a este duelo motivada pelos recentes resultados. A contratação do avançado Vlahovic à Fiorentina, na janela do mercado de inverno, por 70 milhões, fortaleceu a equipa comandada por Massimo Allegri, e a vecchia signora não perde desde 27 de novembro, quando foi derrotada em casa pela Atalanta, por 1-0. Desde então, contabiliza 11 vitórias e cinco empates. E se depois do arranque em falso, parecia impossível colocar a Juve na luta pelo primeiro lugar, ninguém arrisca agora dizer que a equipa não poderá ter uma palavra a dizer no que falta ainda por disputar na edição deste ano da Serie A. O único revés nos últimos tempos foi a eliminação aos pés do Villarreal, nos oitavos de final da Liga dos Campeões – empate a um golo em Espanha e derrota por 3-0 em Turim.
O campeão em título parece uma montanha russa esta temporada. Começou aos soluços, abrindo logo uma desvantagem pontual acentuada para Nápoles e AC Milão, mas lentamente foi se aproximando e liderou o campeonato durante largas semanas. Só que 2022 não está a ser um ano fácil para os comandados de Simone Inzaghi: depois de oito vitórias e dois empates nas últimas dez jornadas da liga em 2021, os nerazzurri registam três triunfos, cinco empates e dois desaires nas dez rondas mais recentes, resultados estes que fizeram com que a liderança lhes fugisse entre os dedos.
Ainda assim, o objetivo de revalidar o título está ainda ao alcance do Inter, até porque a distância que os separa do primeiro lugar (seis pontos), pode ser apenas de três, caso vença o jogo em atraso que tem. Na primeira volta os dois conjuntos empataram em Milão a um golo e nos últimos dez confrontos disputados em Turim, a Juve tem vantagem: são sete vitórias e três empates. É preciso recuar até 2012 para encontrar o último triunfo forasteiro. Nesse jogo, os visitados adiantaram-se logo no primeiro minuto, por Arturo Vidal, que agora representa o Inter, mas um bis de Milito (59’ e 76’) e um golo de Palacio (89’) fizeram o resultado final, 3-1 favorável aos nerazzurri.
Para esta partida, a Juventus tem mais ausências que o rival: Allegri não poderá contar com Weston McKennie, Kaio Jorge, Denis Zakaria, Marley Ake e Federico Chiesa, enquanto Inzaghi está privado de Stefan de Vrij e Marcelo Brozovic. De acordo com as odds da Betano.pt, o equilíbrio vai ser a nota dominante, mas há um ligeiro favoritismo para os forasteiros.
É um jogo que pode ajudar a definir as contas do título, numa altura em que faltam nove jornadas para o fim da La Liga. O Real Madrid lidera com 66 pontos, mais nove que o Sevilha e 13 que o FC Barcelona, que tem menos um jogo disputado. Nesta jornada os merengues vão ser um espetador atento ao que vai acontecer em Camp Nou, mas não podem facilitar na deslocação ao campo do Celta de Vigo. É que se a formação da capital vencer o seu jogo, uma coisa sabe logo à partida e isso é que vai aumentar a distância para pelo menos um dos perseguidores. Em caso de empate na Catalunha, nesse caso ganha dois pontos a cada um dos conjuntos.
Se a Juventus teve um mau arranque esta temporada e depois recuperou, o que dizer então desta nova versão do FC Barcelona, desde que Xavi assumiu o comando técnico da equipa? Bem, tem sido quase unânime que este Barça não tem nada a ver com aquele que era liderado por Ronald Koeman. Em abono da verdade, convém relembrar que o antigo treinador do Benfica teve sempre muitos jogadores lesionados na primeira metade da temporada e poucos reforços. Já Xavi recebeu um tridente ofensivo de luxo na abertura do mercado em janeiro: Ferran Torres (ex-Manchester City), Pierre-Emerick Aubameyang (ex-Arsenal) e Adama Traoré (ex-Wolves) e o impacto deste trio fez-se logo sentir. Nas últimas 14 jornadas, os blaugrana registam 10 vitórias e quatro empates e a última derrota aconteceu em casa, diante do Bétis, por 1-0. De realçar ainda que o Barça aplicou a chapa 4 em quatro dos cinco jogos mais recentes que disputou para a La Liga, a última das quais frente ao líder Real Madrid.
Longe do primeiro lugar, Xavi já disse que os objetivos da equipa passam por garantir via campeonato a qualificação para a próxima edição da Liga dos Campeões e vencer a Liga Europa, prova em que os catalães estão nos quartos de final, fase em que vão defrontar o Eintracht Frankfurt, sendo nesta altura o principal favorito à conquista do troféu.
Em Sevilha mora uma equipa liderada por um antigo jogador culé, Julen Lopetegui, e que nos últimos dias tem sido apontado à Premier League. O antigo treinador do FC Porto já disse publicamente que é feliz na Andaluzia e que não pensa abandonar o clube. E de facto o espanhol tem razões para estar satisfeito, porque a sua equipa está em segundo lugar, à frente de Barça e Atlético Madrid, mas nas últimas rondas tem perdido um pouco o gás: soma sete empates e três vitórias nas dez jornadas mais recentes, resultados estes que hipotecaram o sonho de chegarem à liderança.
Historicamente, o Sevilha sente imensas dificuldades quando joga no Camp Nou, como provam as oito derrotas e dois empates registados nas dez deslocações mais recentes. No entanto, os andaluzes não perderam na última temporada e têm como objetivo fazer um bom resultado no domingo – para não se distanciarem ainda mais do Real Madrid e não perderem a vice-liderança para os catalães.
De lado a lado há vários indisponíveis, com os forasteiros a terem mais jogadores do estaleiro. Lopetegui não pode contar com Diego Carlos, Acuna, Rafa Mir, Fernando, Suso e Rekik, enquanto Xavi está privado de Dest, Umititi, Ansu Fati e Sergi Roberto. Segundo as odds da Betano.pt, o Barça é favorito à vitória.