Com 11 vitórias em 16 corridas nesta época de Fórmula 1, cinco das quais consecutivas nas últimas cinco corridas, Max Verstappen está muito perto de renovar o título de campeão mundial. Leva 116 pontos de avanço sobre o segundo classificado, Charles Leclerc, e só algo de anormal o impedirá de somar o segundo campeonato. E os festejos até podem acontecer já este fim-de-semana, no GP de Singapura.

Max Verstappen pode mesmo igualar um recorde de Nigel Mansell, ao conseguir o título mais cedo na época, mas para isso tem obrigatoriamente de ganhar a corrida. Isso é ponto acerto. Mas isso, só, não chega. Para festejar quando faltam seis corridas para o final da temporada, o piloto da Red Bull precisa também de uma “ajuda” do rival da Ferrari, mas também do colega de equipa Sérgio Perez, que também ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao 1º lugar no campeonato.

Assim, e contando que Max ganha, eis os cenários que dão o título ao holandês:

Se qualquer destes cenários acontecer, Max deixa Singapura já campeão. Caso assim não seja, o circo segue depois para o Japão onde a matemática voltará a atacar.

Entra em Campo

Outras curiosidades a ter em conta no GP de Singapura

Caso ganhe este GP de Singapura, Max Verstappen atinge as 12 vitórias numa só temporada, ultrapassando um máximo de Lewis Hamilton conseguido em 2014. Contudo, consegue-o à 17ª corrida, enquanto o britânico só o conseguiu no 19º e último Grande Prémio da época. Com 22 corridas marcadas para a época 2022, Max poderá até apontar ao recorde de Michael Schumacher e Sebastian Vettel que, em 2004 e 2013, conseguiram 13 vitórias. Claro que, nestes anos, as épocas eram mais curtas, com 18 corridas em 2004 e 19 em 2013. Este são 22 os Grandes Prémios a completar.

Tutorial