Estes playoffs da NBA têm sido uma loucura, com grandes exibições individuais, polémicas, jogos intensos e resultados surpreendentes. Na primeira ronda, por exemplo, o oitavo (Miami Heat) do Este eliminou o primeiro (Milwaukee Bucks), algo que não aconteceu muitas vezes na história da liga, já no Oeste, o sétimo classificado (Los Angeles Lakers) derrotou o segundo (Memphis Grizzlies), enquanto o sexto (os campeões Golden State Warriors) bateu o pé ao terceiro (Sacramento Kings).
Os dois conjuntos da Califórnia fizeram uma fase regular abaixo das expetativas e a prova disso é que terminaram em sexto e sétimo lugares. Se os Warriors garantiram logo acesso aos playoffs, já os Lakers tiveram que disputar o play-in, fase em que eliminaram os Timberwolves. Na primeira ronda, a formação de Los Angeles bateu os Grizzlies, por 4-2, enquanto o campeão em título teve que ir ao jogo sete para eliminar os Kings, por 4-3, naquela que foi a eliminatória mais equilibrada da fase inicial dos playoffs.
Agora, nas meias-finais, os vizinhos californianos Lakers e Warriors estão a competir por uma vaga na final de conferência e o conjunto de Los Angeles começou da melhor forma esta eliminatória, vencendo o primeiro encontro fora, recuperando desde já o fator casa. Na madrugada de quinta para sexta, as duas formações voltam a medir forças no Chase Center, em San Francisco, e os Warriors estão proibidos de voltar a perder, isto caso não queiram hipotecar a continuação em prova. É que viajar até Los Angeles com uma desvantagem de 0-2 torna quase impossível a missão de dar a volta à eliminatória, sendo que permite ainda aos Lakers fechar as contas perante o seu público, em caso de triunfo nos dois desafios que irão disputar em casa. Podes apostar neste grande duelo no site da Betano.pt, bem como nos restantes desafios dos playoffs da NBA.
Na madrugada de terça para quarta, a casa dos Warriors foi palco do primeiro jogo das meias-finais e os forasteiros foram mais fortes, vencendo por 117-112. Ao intervalo, os Lakers ganhavam por um ponto (65-64) e, no terceiro período, altura em que os campeões costumam ser quase sempre superiores aos adversários, os visitantes aumentaram a vantagem para oito pontos, à entrada dos derradeiros 12 minutos. No quarto período, Curry e companhia ainda fizeram um último forcing, mas o melhor que conseguiram foi diminuir a desvantagem no marcador.
A figura do encontro foi Anthony Davis, que registou 30 pontos e 23 ressaltos, e juntou-se desta forma a um grupo restrito de jogadores que conseguiu pelo menos 30 pontos e 20 ressaltos numa partida dos playoffs – os outros foram Shaquille O’Neal, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar e Elgin Baylor.
Poupado muitas vezes durante a época, devido a vários problemas físicos, o poste dos Lakers parece ter chegado no pico da sua forma a esta fase decisiva da temporada e, sobre o segundo encontro da eliminatória, Davis não tem dúvidas: “Vai ser um jogo diferente. Eles vão fazer ajustes. Mas eu vou continuar a ser agressivo”, disse à imprensa. Além de Davis, LeBron James, com 22 pontos e 11 ressaltos, D’Angelo Russell e Dennis Schröder, ambos com 19 pontos, foram também eles peças essenciais neste triunfo forasteiro.
No conjunto da casa, Stephen Curry (27 pontos), Klay Thompson (25) e Jordan Poole (21) não chegaram para evitar o desaire caseiro do campeão. As dificuldades dos Warriors diante do rival não são apenas deste último jogo, já que na fase regular os Lakers venceram três dos quatro duelos entre os dois conjuntos e vão agora numa sequência de quatro triunfos consecutivos – isto já incluindo a vitória desta semana. Ainda assim, e de acordo com as odds da Betano.pt, os Warriors são favoritos à vitória neste segundo encontro das “meias” do Oeste. Fica ainda a saber que no mercado campeão da Betano.pt, os Boston Celtics são a equipa melhor cotada para arrecadar o título, à frente dos Denver Nuggets e dos Lakers.