Os Golden State Warriors recebem, na madrugada desta quinta-feira, dia 13 de janeiro, os Indiana Pacers, num jogo em que vão estar frente a frente uma das equipas mais fortes dos últimos anos da NBA, contra uma das surpresas do início da temporada, mas que agora anda a perder gás e vem de duas derrotas consecutivas. Pode apostar e ver este jogo Ao Vivo com o LiveStream da Betano.pt, o qual apresenta odds que dão um ligeiro favoritismo aos forasteiros. Um triunfo dos Warriors está cotado em 1,70, enquanto a vitória dos Pacers vale 1,95 por cada euro apostado.

curry

Os Warriors, que marcaram presença em cinco finais consecutivas, entre 2014 e 2019 e nas quais conquistaram três anéis de campeão, entraram com o pé esquerdo nesta época. Nos dois primeiros encontros da temporada foram humilhados pelos Brooklyn Nets e Milwaukee Bucks, com derrotas expressivas frente a ambos os conjuntos. Depois seguiram-se dois triunfos contra conjuntos teoricamente mais fracos e, neste momento, jogadas mais umas quantas rondas, já se encontram com saldo positivo, com 6 vitórias e 4 derrotas.

Por outro lado, os Pacers, que na última temporada foram logo eliminados na primeira ronda dos play-offs, apresentam 6 vitórias e 4 derrotas, isto depois de terem ganho logo os primeiros três encontros da temporada. Apesar de terem os mesmos jogadores que na época passada, a grande contratação do conjunto de Indiana foi provavelmente o treinador Nate Bjorkgren, que mudou a forma de jogar da equipa, tornando-a mais vertiginosa e imprevisível. Esta é a sua primeira experiência como técnico principal, mas ninguém pode ignorar que Bjorkgren fez parte da equipa técnica que levou os Toronto Raptors ao título em 2018/19.

Nas últimas 5 vezes que se defrontaram, os Pacers venceram em três dessas ocasiões, a última das quais faz agora sensivelmente um ano e foi no campo dos Warriors. Nesse duelo, os melhores jogadores dos visitantes foram T.J Warren e Sabonis, enquanto os californianos apresentaram-se sem as duas principais estrelas, Stephen Curry e Klay Thompson, ambos lesionados.

Aliás, a última temporada foi terrível para o conjunto de Golden State, que depois de cinco finais consecutivas, nem conseguiu chegar aos play-offs, averbando apenas 15 vitórias em 65 jogos. E para isso muito contribuíram as prologadas lesões de Curry e Thompson. O primeiro falhou grande parte da época, por causa de uma mão partida, enquanto o segundo vai para a segunda época consecutiva no estaleiro, depois de mais uma grave lesão.

Curry é o abono da família dos Warriors

Esta época, mais do que nunca, o eventual sucesso dos Warriors está dependente do que Curry conseguir fazer em campo e ninguém pode dizer que o base não está em grande forma. Depois de ter sido viral um vídeo seu, num treino, a marcar 105 triplos seguidos em cinco minutos, a estrela dos Warriors marcou recentemente 63 pontos na vitória frente aos Portland Trail Blazers.

Nos últimos dias voltou a estar de mão quente, ao registar 38 pontos no sensacional triunfo dos Warriors na casa dos Los Angeles Clippers, isto depois da sua equipa ter estado a perder por 22 pontos. Até a este momento, Curry tem média de 30 pontos por jogo e 7 assistências, muito acima do segundo colega com melhores números, que é Andrew Wiggins, com média de 17 pontos.

Nos Pacers, o que não falta atualmente são jogadores em forma, ou não tivesse o conjunto de Indiana três atletas acima dos 20 pontos marcados em média por jogo: Malcolm Brogdon (23,6), Domantas Sabonis (20,8) e Victor Oladipo (20,4). Logo a seguir surge TJ Warren, com 15,5. Além dos pontos, Sabonis é líder nos ressaltos, com 11,4, e o segundo melhor em assistências, com 6,4, logo atrás de Malcolm Brogdon, com quem faz atualmente uma das duplas mais temidas da NBA.

curry

Sabonis está na melhor forma de sempre

Quem vê a NBA há já alguns anos, sabe que Sabonis é um apelido com história no melhor campeonato do mundo. O poste lituano de 24 anos, e com 2,11m, é filho de Arvydas Sabonis, também ele basquetebolista e que defendeu as cores dos Portland Trail Blazers entre 1995 e 2001, isto além de ter atuado no Real Madrid. Domantas Sabonis ganhou amor pelo basquetebol ao inspirar-se no exemplo do pai, atualmente com 56 anos, considerado um dos melhores postes de sempre e eleito seis vezes o melhor jogador europeu.

O poste dos Pacers começou o seu caminho para o estrelato em 2011, ao ser eleito o melhor jogador lituano no escalão de sub-15. Em 2012, brilhou no Campeonato da Europa de sub-16, com média de 14,1 pontos e 14,4 ressaltos por jogo. Depois dessa competição, transferiu-se para os espanhóis do Unicaja Málaga, juntamente com o seu irmão. Em 2016 foi recrutado pela NBA para jogar nos Oklahoma City Thunder, mas só lá ficou uma temporada.

Os Indiana Pacers conseguiram a sua contratação e essa relação já vai no quarto ano, não havendo sinais que apontem para a separação. Eleito o melhor jogador da primeira semana da NBA, Sabonis e os colegas de equipa sabem que só se estiverem no seu melhor nível é que podem levar de vencida os Warriors, que contam com o talento de Curry para continuar a escalada na classificação. O que vai pesar mais: os triplos do base californiano ou os centímetros e jogo interior do poste lituano?