Esta sexta-feira, 12 de julho, é dia de grandes decisões no torneio de Wimbledon, com a realização das meias-finais masculinas. Carlos Alcaraz, o campeão em título, vai defrontar Daniil Medvedev, numa reedição das semi-finais da época passada, enquanto Novak Djokovic terá pela frente Lorenzo Musetti, o surpreendente “intruso”, que se estreia nesta fase de um Grand Slam.

Está assim em aberto a possibilidade de Carlos Alcaraz e Novak Djokovic reeditarem a épica final de 2023, na qual o novato espanhol levou a melhor sobre o experiente supercampeão por 3-2, ao fim de quatro horas e 42 minutos, com os parciais de 1/6, 7/6 (6), 6/1, 3/6 e 6/4. Podes apostar nestes dois grandes jogos das meias-finais no site da Betano.pt e fica a saber que Djokovic e Alcaraz são favoritos ao triunfo.

Carlos Alcaraz vs Daniil Medvedev

Carlos Alcaraz, número 3 do ranking ATP, passou com distinção a estas meias-finais, depois de derrotar de forma clara Tommy Paul, número 13 mundial. O norte-americano até começou por ganhar o primeiro set, por 7-5, mas nos outros três sets falou mais alto a força espanhola, com os parciais de 6-4, 6-2 e 6-2. Recorde-se que nos oitavos de final, Alcaraz havia derrotado Ugo Humbert, 16º do ranking, por 6-3, 6-4, 1-6 e 7-5, em três horas, qualificando-se pela sétima vez consecutiva para os quartos de final de “majors”.

Quanto a Daniil Medvedev, número 5 do ranking ATP, chega a este jogo com a moral em alta, depois de ter eliminado nos quartos de final Jannik Sinner, número 1 mundial. Isto depois de uma maratona de quatro horas e cinco sets, com os parciais de 6-7 [7-9], 6-4, 7-6 [7-4] 2-6 e 6-3, colocando um ponto final na maldição de cinco derrotas consecutivas com o italiano. Pelo contrário, os oitavos de final tinham sido bastante tranquilos para o russo, pois o seu oponente, o búlgaro Grigor Dimitrov, 10.º cabeça de série, abandonou por lesão ainda no primeiro set.

Alcaraz é o campeão em título

O experiente Medvedev, de 28 anos, vai tentar chegar pela primeira vez à final de Wimbledon, enquanto o jovem Carlos Alcaraz, de apenas 21 anos, já venceu o torneio em 2023, na única ocasião em que atingiu a final. Carlos Alcaraz leva vantagem no confronto direto com Daniil Medvedev, com quatro triunfos e dois desaires e na época transata venceu sem margem para dúvidas na mesma fase do mítico torneio londrino, com os parciais de 6-3, 6-3 e 6-3.

Novak Djokovic vs Lorenzo Musetti

A vida não tem sido fácil para Novak Djokovic nos últimos meses, em face dos problemas físicos que o vêm afetando, mas o número 2 mundial teve uns quartos de final de Wimbledon bastante calmos. Aliás, nem teve de entrar em court, onde iria defrontar Alex de Minaur, que não recuperou da lesão. Nos oitavos de final, o sérvio havia despachado o dinamarquês Holger Rune, 15º do ranking ATP, em apenas três sets (6-3, 6-4 e 6-2).

Quanto a Lorenzo Musetti, número 25 do ranking mundial, faz a sua estreia nas meias-finais de um Masters depois de ter afastado nos quartos de final o alemão Taylor Fritz (12º no ranking ATP), após cinco sets e uma longa batalha de 3 horas e 31 minutos, com os parciais de 3-6, 7-6(5), 6-2, 3-6 e 6-1.

Sete vezes campeão em Wimbledon

Djokovic, de 37 anos, foi sete vezes campeão em Wimbledon, para além de ser o recordista em troféus nos quatro Grand Slams, um total de 24, mais dois do que Rafael Nadal e mais quatro do que Roger Federer. Por outro lado, igualou Roger Federer como o tenista com mais presenças em meias-finais no torneio londrino (13) e tentará agora igualar outra marca espantosa do suíço, os oito títulos em Wimbledon, que façam com que seja, para já, o recordista. Esta é ainda a 49ª presença de Djokovic nas meias-finais de um Grande Slam, melhorando um máximo que já era seu.

O domínio de Djokovic diante de Musetti é quase absoluto, com cinco vitórias e uma derrota. Mas o último confronto, a 1 de junho de 2024 , em Roland Garros, terminou com triunfo muito suado do sérvio, por 3-2, ao fim de 4 horas e 28 minutos, tendo terminado às 03h06 da madrugada, horas locais, naquele que foi o jogo do torneio francês que mais tarde acabou, em toda a história.