Sporting e Benfica entram na terceira jornada da fase de liga da Champions League invictos e são considerados favoritos nos respetivos encontros desta ronda. Os leões viajam até à Áustria para defrontar o Sturm Graz, já as águias recebem o Feyenoord na Luz. Podes apostar nestes duelos no site da Betano.pt, bem como nos restantes embates da competição.
Esta é a 70ª edição da prova, a 33ª desde que foi rebatizada de UEFA Champions League, bem como a primeira sob o novo formato. A principal mudança é na fase de grupos, a qual passa a ser uma única liga, com 36 equipas. Cada conjunto defronta oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançam para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24º lugares disputam o play-off da fase a eliminar. Depois, os vencedores rumam para os oitavos e, a partir daí, a competição será a eliminar.
Os rivais de Lisboa são os representantes portugueses na prova milionária. E, apesar de não serem favoritos, podem chegar longe na prova. No caso do Sporting, este caiu na fase de grupos em 2022/23. Mas na temporada anterior a essa chegou aos oitavos de final. Aqui, foi eliminado pelo colosso Manchester City. Já o Benfica marcou presença nos “quartos” em duas das últimas três edições (2021/22 e 2022/23).
Ao cabo de duas jornadas, o Benfica faz parte do grupo de sete equipas que lidera a tabela classificativa, com seis pontos. Já o Sporting integra o lote de perseguidores, o qual é composto por sete emblemas com quatro pontos. O Feyenoord, por seu lado, soma três pontos até ao momento. Há também oito conjuntos que têm duas derrotas em outras tantas rondas disputadas, entre as quais se encontra o Sturm Graz.
O Sporting arrancou esta fase de liga com um triunfo seguro, em casa, diante do Lille, por 2-0. Gyökeres, aos 38 minutos, deu vantagem aos leões e, aos 65, Debast confirmou o triunfo. Na segunda ronda, os pupilos de Rúben Amorim viajaram até aos Países Baixos e trouxeram um ponto na bagagem. Isto fruto do empate a um golo com o PSV. Schouten, aos 15’, inaugurou o marcador e, aos 83’, Daniel Bragança fez o resultado final. No caso do Sturm Graz, este começou por ser derrotado na deslocação ao terreno do Brest, por 2-1, e depois novo desaire, agora caseiro, frente ao Club Brugge, por 0-1.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Estas formações só se defrontaram em duas ocasiões, na temporada passada, na fase de grupos da Liga Europa. E os leões venceram os dois confrontos. Primeiro, fora, por 2-1, com golos de Viktor Gyökeres, aos 76’, e de Ousmane Diomande, aos 84’, os quais permitiram dar volta ao resultado negativo. Isto depois de William Boving ter dado vantagem aos visitados, aos 58’. No segundo confronto, em Alvalade, o triunfo foi mais fácil, por 3-0, com bis de Gonçalo Inácio e outro golo de Gyökeres.
Historicamente, o saldo do Sporting nos jogos disputados na Áustria, contra equipas deste país, não é positivo. Os leões conseguiram uma vitória, dois empates e cinco derrotas, com seis golos marcados e 20 sofridos em oito deslocações. Em cinco destes duelos, os leões sofreram pelo menos três tentos e em dois deles encaixaram quatro golos. No entanto, nas três deslocações mais recentes, o Sporting regista um triunfo, um empate e um desaire.
O Benfica entrou a todo o gás nesta edição da Champions, com triunfos convincentes. Primeiro, foi à Sérvia bater o Estrela Vermelha, por 1-2, que não perdia em casa há 18 jogos, em partidas das competições europeias. Golos dos turcos Aktürkoğlu e Kökçü, ainda na primeira parte, deram vantagem aos encarnados, com Milson a reduzir aos 86’. Depois, goleada na Luz diante do Atlético Madrid, por 4-0. E novamente com golos de Aktürkoğlu e Kökçü, aos quais se juntaram tentos apontados por Di Maria e Bah. No caso do Feyenoord, a ronda inicial não foi amiga, com goleada sofrida, em casa, frente ao Bayer Leverkusen, por 0-4. Na segunda jornada, os neerlandeses foram a Espanha alcançar um importante triunfo, no campo do Girona, por 2-3. Sendo que usufruíram de dois autogolos.
Até ao momento, as duas formações defrontaram-se em quatro ocasiões. Com duas vitórias lusas, uma neerlandesa e houve ainda um empate. Mas todos estes encontros datam da década de 60 e 70. Historicamente, e a jogar em casa, o Benfica regista nove triunfos, três empates e duas derrotas contra conjuntos dos Países Baixos. É preciso recuar até 1975 para encontrar o último desaire caseiro dos encarnados, na altura, por 1-2, frente ao PSV.
Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League
O Ajax foi a última equipa a visitar a Luz e saiu de lá com um empate a dois golos, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, em 2021/22. Nessa época, na pré-eliminatória, novo duelo contra uma equipa neerlandesa, neste caso, contra o PSV, de Roger Schmidt. Acabou com triunfo português, por 2-1. Nos cinco confrontos mais recentes contra equipas dos Países Baixos, o Benfica regista três vitórias e dois empates e, em todos eles, marcou-se pelo menos dois golos.
Além dos duelos das equipas portuguesas, há muitos outros jogos que merecem ser seguidos com atenção. O Aston Villa, equipa que é patrocinada pela Betano, recebe o Bolonha, que irá defrontar lá mais para a frente Benfica e Sporting. O Real Madrid recebe o Borussia Dortmund, numa repetição da final da temporada passada da Champions, e na Catalunha há jogo grande entre FC Barcelona e Bayern Munique. Podes apostar nestes jogos, bem como nas restantes partidas da competição, no site da Betano.pt.