Está tudo por decidir nas segundas mãos das meias-finais da Liga dos Campeões. Na terça-feira, o PSG recebe o Borussia Dortmund e tem que dar a volta a uma desvantagem de um golo trazida da Alemanha, já o Real Madrid e Bayern Munique defrontam-se na quarta-feira, na capital espanhola, depois de um empate a dois golos na Baviera. Destas três equipas, só os gauleses é que ainda não sabem o que é vencer a competição. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos favoritos para vencer a competição.
No jogo da primeira mão, um golo de Niclas Fullkrug, aos 36 minutos, foi suficiente para garantir uma importante vitória caseira ao Borussia Dortmund diante do PSG, sendo que na segunda parte os forasteiros desperdiçaram várias oportunidades para restabelecer a igualdade, como por exemplo duas bolas ao poste no mesmo lance, uma por Mbappé e outra por Hakimi.
Estes são dois conjuntos que já se conhecem bem nesta edição da Champions, já que fizeram parte do “grupo da morte”, juntamente com AC Milan e Newcastle. O Borussia Dortmund terminou em primeiro lugar, com 11 pontos, mais três que o PSG. Nesta fase da Champions, registou-se um triunfo gaulês, por 2-0, em Paris, e depois um empate a um golo na segunda volta na Alemanha. Internamente, o PSG sagrou-se mais uma vez campeão, enquanto os germânicos são quintos e estão a lutar por um lugar que garanta acesso à próxima edição desta competição.
Nos oitavos de final, a formação de Dortmund afastou o PSV (1-1 nos Países Baixos e 2-0 no seu estádio) e nos quartos eliminou o Atlético Madrid, com uma derrota em Espanha por 1-2 e um triunfo caseiro por 4-2. Já os parisienses ultrapassaram primeiro a Real Sociedad, com um acumulado de 4-1 (0-2 e 2-1), e depois superiorizaram-se ao FC Barcelona: derrota em casa por 2-3 e vitória na Catalunha por 4-1.
Historicamente não há muitos confrontos entre estes dois conjuntos, com duas vitórias alemãs, duas franceses e ainda três empates, sendo que, nos confrontos realizados em Paris, os gauleses levam vantagem, com dois triunfos e uma igualdade. O balanço do PSG contra conjuntos germânicos, como visitado, é bastante positivo, com 10 vitórias, um empate e duas derrotas, com 21 golos marcados e seis sofridos. Por outro lado, o Borussia Dortmund costuma sentir dificuldades nas deslocações a França: tem três triunfos, dois empates e oito desaires.
A nível individual, Niclas Füllkrug, com três golos, é o melhor marcador dos alemães, sendo que dois desses tentos foram apontados nos dois jogos mais recentes (frente ao PSG e diante do Atlético Madrid), enquanto no PSG Kylian Mbappé surge destacadíssimo, com oito golos na conta. No capítulo das assistências, Marcel Sabitzer, com cinco, é claramente o melhor dos visitados, já nos forasteiros o nome a reter é o de Warren Zaïre-Emery, que contabiliza três passes certeiros. Sobre este desafio fica ainda a saber que o PSG é favorito ao trunfo, isto de acordo com as odds da Betano.pt.
É uma final antecipada entre dois conjuntos que já contam com vários troféus no museu: os bávaros já venceram a prova em seis ocasiões (a última em 2019/20), e são a terceira equipa mais titulada da prova, já os blancos são os reis da competição, com 14 conquistas (a última em 2021/22). A nível interno, o Bayern Munique viu o Bayer Leverskusen colocar um ponto final na sequência incrível de onze campeonatos seguidos ganhos, já em Espanha o Real Madrid prepara-se para conquistar mais uma La Liga.
Até ao momento, registaram-se 27 duelos entre estes dois adversários na Champions, com 12 triunfos para o Real, 12 para os bávaros e três empates, sendo que esta é a sexta vez que se defrontam nas meias-finais da prova, com espanhóis a qualificarem-se em três ocasiões para a final e os alemães nas outras duas.
Em 2017/18, os blancos venceram fora por 1-2 e empataram em Madrid a dois golos e em 2013/14 registou-se um duplo triunfo blanco (4-0 na Baviera e 1-0 no Bernabéu). Em 2011/12, cada um dos conjuntos triunfou no seu estádio por 2-1, mas depois os germânicos venceram no desempate por grandes penalidades. Em 1999/00 o Real levou a melhor nas meias, mas na temporada seguinte os alemães vingaram-se.
Historicamente, o Real Madrid leva vantagem nos confrontos realizados no Bernabéu, com nove vitórias, dois empates e duas derrotas, sendo que no último embate registou uma igualdade a dois golos, em 2017/18. O balanço espanhol nas receções a emblemas germânicos também é bastante positivo, com 28 triunfos, sete empates e apenas três desaires. Já os bávaros, nos confrontos contra clubes espanhóis e realizados no país vizinho, registam nove vitórias, sete empates e 16 derrotas.
O Bayern Munique chegou às meias-finais depois de eliminar a Lazio nos oitavos de final (0-1 em Roma e 3-0 em casa) e o Arsenal nos “quartos” (2-2 em Londres e 1-0 na Baviera), já o Real Madrid bateu primeiro o Leipzig (0-1 fora e 1-1 na capital espanhola) e depois o Manchester City, atual campeão europeu (3-3 no Bernabéu, 1-1 em Inglaterra, com 4-3 favorável aos blancos nas grandes penalidades).
A nível individual, o que não faltam são estrelas em ambos os conjuntos. No Bayern, o destaque maior vai para Harry Kane, com oito golos e três assistências, e depois há quatro jogadores com dois tentos apontados na competição. Nos forasteiros, o trio da frente é uma constante ameaça para as balizas contrárias e dele fazem parte Vinicius Júnior (cinco golos e quatro assistências), Rodrygo (cinco golos e duas assistências) e Jude Bellingham (quatro golos e outras tantas assistências). Sobre este jogo, fica ainda a saber que os visitados são favoritos, isto segundo as odds da Betano.pt.