Domingo é dia de clássico FC Porto-Benfica, cujo resultado pode levar a mudança de líder no campeonato. Quando se iniciar a partida, já o encontro entre Sporting e Farense terminou e os leões serão certamente espetadores atentos ao desenrolar do jogo grande da jornada. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos outros desafios da ronda. À entrada para a 24ª jornada da liga, o Benfica lidera com 58 pontos, mais dois que o Sporting, que tem no entanto menos um jogo disputado, fora com o Famalicão. O FC Porto fecha o pódio, com 49. Na última ronda, só o campeão nacional venceu (4-0 com o Portimonense, em casa), enquanto leões e dragões empataram fora com Rio Ave (3-3) e Gil Vicente (1-1), respetivamente.
O Sporting é o primeiro dos três grandes a entrar em ação, quando receber o Farense, atual nono classificado, com 26 pontos. Na primeira volta, os verdes e brancos suaram para derrotar fora os algarvios, com o golo da vitória a surgir apenas em cima do minuto 90. Na primeira parte, Gyokeres e Pote marcaram para os forasteiros, mas um bis de Matheus Oliveira colocou o resultado em 2-2. O avançado sueco voltaria a fazer o gosto ao pé para garantir os três pontos para os pupilos de Rúben Amorim.
Nas últimas jornadas do campeonato, o Sporting regista quatro triunfos e um empate, já o Farense não sabe o que é ganhar há cinco partidas, com duas igualdades e três derrotas. O registo leonino em Alvalade é perfeito, com 11 triunfos em outros tantos encontros, com 37 golos apontados e apenas sete sofridos, enquanto os algarvios apresentam três vitórias, dois empates e seis derrotas em 11 deslocações.
Historicamente, o Sporting leva grande vantagem nos confrontos com o Farense, em partidas da liga realizadas em Alvalade, com 21 triunfos, dois empates e uma derrota apenas, a qual aconteceu na época 1990/91, por 0-1, com golo de Miroslav Curcic, aos 67 minutos, numa altura em que os algarvios eram treinados pelo mítico Paco Fortes. Nos últimos seis confrontos, a vitória caiu sempre para o lado dos leões e, em quatro deles, o resultado final foi 1-0.
No Sporting, Gyokeres (17 golos e sete assistências), Paulinho (nove golos), Pote (oito golos e nove assistências) e Trincão (seis golos) têm sido as principais armas ofensivas de Rúben Amorim, enquanto nos forasteiros o destaque vai para Bruno Duarte (oito golos e duas assistências), Mohamed Belloumi (quatro golos e duas assistências) e Marco Matias (um golo e cinco assistências). Para terminar, fica ainda a saber que o Sporting é favorito ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.
A receção do FC Porto ao Benfica é o jogo grande da 24ª jornada, ou não estivéssemos perante um clássico que desperta emoções em milhões de adeptos, seja em Portugal, ou nos quatro cantos do mundo. Esta partida surge numa altura em que azuis e brancos e águias continuam na luta pelo título e o Sporting, que recebe o Farense nesta ronda, será certamente um espetador atento a este grande duelo, uma vez que os leões sabem que pelo menos um dos rivais vai perder pontos.
Este é o terceiro duelo entre FC Porto e Benfica nesta temporada, com as águias a vencerem os dois anteriores. O primeiro foi em agosto de 2023, na Supertaça, e os encarnados derrotaram o rival por 2-0, com golos de Ángel Di María e Petar Musa. Em setembro do ano passado, no encontro da primeira volta, novo triunfo encarnado, agora na Luz, por 1-0, e mais uma vez foi o argentino a fazer o gosto ao pé.
O clássico do Dragão será o quinto confronto entre Sérgio Conceição e Roger Schmidt, com o saldo a ser positivo para o alemão, com três vitórias e um desaire. Além dos resultados já referidos anteriormente, as águias também bateram o rival no Porto, por 0-1, em partida da 10ª jornada da liga, em 2022/23 – golo de Rafa, aos 72 minutos. Na segunda volta do campeonato, foi a vez do FC Porto vencer no campo do adversário, por 1-2, com golos de Uribe e Taremi – um autogolo de Diogo Costa abriu o marcador.
No total dos confrontos de Sérgio Conceição, como treinador, diante do Benfica, o saldo está equilibrado, com o treinador luso a vencer este adversário em 12 ocasiões ao longo da carreira, tendo registado número igual de desaires e ainda quatro empates. Se só analisarmos os embates entre o FC Porto e o Benfica, com Sérgio Conceição como técnico azul e branco, neste caso o técnico tem saldo positivo, com 10 triunfos, três igualdades e cinco derrotas.
Este vai ser o 90º clássico disputado na casa do FC Porto, em partidas a contar para o campeonato, com os dragões a somarem 52 triunfos contra apenas 15 dos visitantes – houve ainda 22 empates. Nos dez clássicos mais recentes, os visitados venceram quatro, os encarnados três e registou-se mais três igualdades. Sabe ainda que em sete destes embates, houve pelo menos dois golos marcados e, em quatro deles, apontaram-se, no mínimo, três tentos.
Em ambos os conjuntos há jogadores que podem desequilibrar de um momento para o outro, enquanto há outros cujo papel na equipa é dar segurança e impedir que os adversários construam o seu jogo. Começando pelas balizas, Diogo Costa, no FC Porto, e Anatoliy Trubin, no Benfica, são, apesar da idade (24 e 22 anos), dois guarda-redes que já não enganam ninguém e despertam o interesse de vários tubarões europeus. No centro da defesa, Pepe e Otamendi são os patrões da linha mais recuada e ao mesmo tempo os líderes das respetivas equipas, fruto da vasta experiência que foram acumulando ao longo da carreira, seja ao nível de clubes ou nas seleções.
No meio-campo, Alan Varela nos azuis e brancos e João Neves nas águias têm sido fundamentais ao longo da época, a destruir e a construir jogo, com ações durante dos 90 minutos que por vezes passam despercebidas, mas que empurram a equipa para a frente, enquanto noutras situações são os primeiros a bloquear as intenções ofensivas dos adversários. No ataque, Evanilson (10 golos e três assistências), Pepê (quatro assistências) e Galeno (três golos e quatro assistências) têm sido os nomes em destaque nos dragões, enquanto nos encarnados Rafa (12 golos e 11 assistências), Dí Maria (oito golos e seis assistências) e, mais recentemente, Arthur Cabral e David Neres são as principais ameaças para as redes adversárias. Para terminar, fica ainda a saber que o FC Porto é favorito à vitória, segundo as odds da Betano.pt.