Em Itália e Alemanha já há novo campeão e em Espanha é uma questão de tempo até o Real Madrid acrescentar mais um troféu ao seu museu. Apesar disto, há muitos motivos de interesse nestas ligas, como seja a luta pelo segundo lugar ou pelo apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões. A receção da AS Roma à Juventus, o dérbi catalão entre Girona e FC Barcelona e a visita do Bayern Munique a Estugarda são encontros que vão certamente marcar o fim de semana de bola. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes desafios das respetivas jornadas.

AS Roma – Juventus, 5 de maio, às 19h45

A quatro jornadas do fim do campeonato, e com o título entregue ao Inter Milão, a luta por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões promete emoção até ao último minuto da ronda final. O AC Milan é segundo, com 70 pontos, a Juventus terceira, com 65, Bolonha é quarto, com 63, a AS Roma é quinta, com 59, e a Atalanta é sexta, com 58, mas tem menos um jogo disputado. Em sétimo está a Lazio, com 55, e que ainda pode sonhar com a quinta posição, que vai também permitir presença na Champions da temporada que aí vem, devido à boa prestação das equipas italianas nas competições europeias em 2023/24.

Nas cinco rondas mais recentes, os romanos venceram dois jogos, empataram outros tantos e perderam um encontro, enquanto a vecchia signora empatou os últimos três duelos e antes disso perdeu um e ganhou outro. No seu estádio, os giallorossi apresentam 11 triunfos, três igualdades e outros tantos desaires, já os bianconeri, como forasteiros, conseguiram oito vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Historicamente há um equilíbrio nos duelos entre os dois rivais, com 33 triunfos caseiros, 27 forasteiros e 31 empates. Nos dez embates mais recentes, essa tendência mantém-se, com quatro vitórias romanas, três da Juventus e ainda outras tantas igualdades, sendo que em cinco deles marcou-se pelo menos três golos. Na primeira volta, em Turim, a vecchia signora venceu por 1-0, com golo de Adrien Rabiot, aos 47 minutos.

A nível individual, os destaques na AS Roma vão para Dybala (13 golos e oito assistências), Lukaku (11 golos e três assistências) e Pellegrini (sete golos e três assistências), já nos forasteiros os mais perigosos têm sido Vlahovic (16 golos e quatro assistências), Chiesa (sete golos) e Rabiot (quatro golos e três assistências). Sobre este jogo fica ainda a saber que os visitantes são ligeiramente favoritos, isto segundo as odds da Betano.pt.

Girona – FC Barcelona, 4 de maio, às 17h30

É unânime que o Girona é a grande surpresa da liga, como prova o terceiro lugar, com 71 pontos, ao cabo de 33 jornadas, sendo que os catalães chegaram a liderar a competição durante algumas semanas. Nesta ronda, recebem os vizinhos do FC Barcelona, segundos e com apenas mais dois pontos. Se a formação blaugrana não vencer este dérbi, e o Real Madrid derrotar em casa o Cádiz, isso quer dizer que os blancos sagram-se campeões já esta ronda.

Na primeira volta o Girona bateu o rival da Catalunha por 2-4, num duelo incrível e que estiveram sempre à frente do marcador, depois de terem inaugurado o marcador aos 12 minutos, por intermédio de Dovbyk. Historicamente não há ainda muitos confrontos, já que o Girona só subiu à primeira liga há poucos anos, mas nos sete que já se realizaram o domínio é culé, com quatro vitórias dois empates e apenas um desaire, o tal da primeira volta.

Nas cinco rondas mais recentes, o Girona regista três triunfos e dois desaires, já o Barça tem mais uma vitória e menos uma derrota que o adversário deste fim de semana. No seu estádio, os pupilos comandados por Michel têm 13 vitórias, dois empates e apenas um desaire, já o conjunto blaugrana, como visitante, apresenta nove triunfos, seis empates e uma derrota.

A título individual, Dovbyk, com 19 golos, é o melhor marcador do Girona e da competição, e tem mais três tentos apontados que Lewandowski, a principal ameaça culé para as balizas contrárias. Ao nível das assistências, os melhores são Yan Couto e Savinho, ambos com oito, na formação da casa, já nos forasteiros os nomes a reter são o de Raphinha, com nove, e outra vez Lewandowski, que tem oito. Sobre este dérbi fica ainda a saber que os visitantes são ligeiramente favoritos, isto segundo as odds da Betano.pt.

Estugarda – Bayern Munique, 4 de maio, às 14h30

A três jornadas do fim, o título já está entregue ao Bayer Leverkusen, com o Bayer Munique a ocupar a segunda posição, com 69 pontos, a 12 do líder, e com mais cinco que o Estugarda, que é a principal sensação da prova. Ambos os conjuntos estão em lugares que garantem acesso direto à próxima edição da Liga dos Campeões, mas os visitados certamente que quererão vencer e aproximar-se do segundo lugar que pertence aos bávaros. Estes, por outro lado, disputam na próxima semana a segunda mão das meias-finais da Champions, diante do Real Madrid, isto depois de terem empatado em casa a dois golos no primeiro jogo, o que pode levar a que Tuchel faça algumas poupanças neste encontro da Bundesliga.

Na primeira volta o Bayern Munique venceu por 3-0 o Estugarda, na Baviera, e historicamente tem vantagem nos duelos contra este adversário: 32 vitórias, 10 empates e 12 derrotas em 54 deslocações. Além disso, os bávaros levam 11 vitórias consecutivas na casa do Estugarda e em oito delas marcou pelo menos três golos. O último triunfo caseiro aconteceu em 2007/08, por 3-1, e na formação de Munique jogava Toni Kroos, com apenas 17 anos, ele que anos depois viria a trocar o Bayern pelo Real Madrid, que é ainda o seu atual clube.

Nas cinco últimas jornadas, o Estugarda regista uma vitória, dois empates e outros tantos desaires, já os pupilos de Tuchel apresentam três triunfos e duas derrotas. Individualmente, vai haver duelo de goleadores, com Guirassy (25 golos) do lado visitado e Kane (35 golos) pelos visitantes, eles que são os dois melhores marcadores do campeonato. No capítulo das assistências, os destaques vão para Sané (11) no Bayern e Undav (8) na formação da casa. Sobre este jogo fica ainda a saber que o Estugarda é favorito, isto de acordo com as odds da Betano.pt.