Portugal dá o pontapé de saída neste Euro 2024, que tem a Betano como patrocinadora oficial, no dia 18 de junho, às 20h, diante da Chéquia. Além destas duas seleções, o grupo F inclui ainda a Turquia e a Geórgia. Podes apostar neste jogo no site da Betano.pt, bem como em vários outros mercados, como seja nos favoritos para vencer o torneio, quem será o melhor jogador e marcador, entre outros.
Campeão europeu em 2016, Portugal caiu nos oitavos em 2020, mas tem agora uma boa oportunidade de chegar longe neste torneio. Depois de Inglaterra, França e Alemanha, as odds da Betano.pt colocam a nossa Seleção como a quarta principal favorita a vencer a competição, à frente da tricampeã Espanha e da atual detentora do troféu, a Itália.
Portugal é, por isso, também favorito em terminar no primeiro lugar do grupo, sendo os turcos, na teoria, o adversário mais difícil. Caso a Seleção lusa garanta a qualificação para os oitavos de final, irá cruzar-se com um dos qualificados do Grupo D, que conta com França, Países Baixos, Polónia e Áustria.
Nesta edição da competição, Roberto Martinez conta com um conjunto de jogadores que permite sonhar com a repetição do feito de 2016. Desde a baliza, passando pela defesa, subindo para o meio-campo e chegando ao ataque, há quantidade e qualidade em todas as posições. Ronaldo, que vai para o sexto Europeu, encabeça uma lista de estrelas lusas, como sejam Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Dias, Rafael Leão, entre outros.
Portugal e Chéquia já se defrontaram em cinco ocasiões, com o conjunto luso a somar quatro triunfos e os checos apenas um, mas este nunca será esquecido pelos portugueses: aconteceu nos quartos de final do Euro 1996 e um chapéu perfeito de Poborsky a Vítor Baía foi o suficiente para eliminar a nossa Seleção.
Os checos viriam depois a perder na final diante da Alemanha, por 2-1, após prolongamento, e o “carrasco” de Portugal, fruto das boas exibições realizadas durante a competição, foi contratado pelo Manchester United. Depois de uma passagem pouco feliz por Inglaterra, Poborsky rumaria ao Benfica e jogou quatro temporadas de águia ao peito.
Depois desse desaire, seguiram-se quatro vitórias lusas: 3-1 na fase de grupos do Euro, 2008, 1-0 nos quartos de final do torneio em 2012 e mais dois triunfos na fase de grupos da Liga das Nações, em 2022/23 (2-0 em casa e 0-4 fora). Segundo as odds da Betano.pt, Portugal é favorito neste novo confronto com os checos, na primeira jornada da fase de grupos do Euro 2024.
Entre os jogadores convocados por Roberto Martinez, Ronaldo (dois golos), Dalot (dois golos), Bruno Fernandes (um golo), João Cancelo (um golo) e Diogo Jota (um golo) já sabem o que é marcar contra este adversário, que se sagrou campeão europeu em 1976, ainda como Checoslováquia – antes da separação do país, Portugal registava três vitórias e outros tantos empates e derrotas contra este conjunto.
Esta é a nona vez que Portugal participa na fase final do Europeu, oitava consecutiva, sendo que a nossa seleção foi a única equipa a vencer todos os jogos (10) da fase de qualificação para este Euro 2024, com 36 golos marcados e apenas dois sofridos. Ronaldo, com 10 tentos na sua conta, terminou no topo da lista de melhores marcadores, ele que se prepara para disputar o seu sexto campeonato europeu – o capitão detém ainda o recorde de golos (14) e de jogos (25) na competição.
No caso da Chéquia, esta é a sua oitava presença seguida na fase final da prova, tendo chegado aos quartos-de-final em duas das últimas três edições do torneio. Há quatro anos, caiu diante da Dinamarca, por 2-1, equipa que viria depois a ser derrotada pela Inglaterra nas meias-finais. Curiosamente, no Euro 2020, Ronaldo e o checo Schick terminaram a prova como melhores marcadores do torneio, ambos com cinco golos.
A Chéquia qualificou-se para o Euro 2024 como segunda classificada do Grupo E, com os mesmo pontos da líder Albânia, mas em desvantagem no confronto direto. Jaroslav Šilhavý comandou a seleção durante o apuramento, mas deixou o cargo em novembro de 2023, e Ivan Hašek foi o escolhido como seu sucessor.
Tomas Soucek (West Ham) e Patrik Schick (Bayer Leverkusen) são os nomes mais conhecidos desta seleção, aos quais se junta Pavel Šulc, médio de 23 anos que tem sido uma figura emergente do futebol checo e que representa atualmente o Viktoria Plzeň, conjunto que é patrocinado pela Betano.pt.
Portugal realizou três jogos de preparação, com vista ao Euro 2004, já os checos disputaram apenas dois encontros. Os pupilos de Roberto Martinez começaram por vencer a Finlândia, por 4-2, com bis de Bruno Fernandes e golos de Rúben Dias e Diogo Jota. Seguiu-se derrota com a Croácia, por 1-2, com tentos de Modric e Budmir para os croatas e um de Diogo Jota pelo meio. No último teste luso, a Seleção bateu a Irlanda, por 3-0, com bis de Ronaldo e um golo de João Félix.
No caso dos checos, estes golearam primeiro Malta, por 7-1, numa partida em que David Jurásek, jogador que pertence aos quadros do Benfica, foi titular e estreou-se a marcar pela sua seleção. Depois, a Chéquia bateu a Macedónia do Norte, por 2-1, mas o golo da vitória só surgiu aos 90+9, através da marcação de uma grande penalidade, convertida por Antonín Barák – aos 60’ Shick tinha dado vantagem à sua equipa, mas cinco minutos depois Isnik Alimi restabeleceu a igualdade.