Dublin recebe a final da Liga Europa, no próximo dia 22 de maio, entre Atalanta e Bayer Leverkusen, dois conjuntos que praticam futebol ofensivo e têm recebido elogios vindos de todo o lado. Podes apostar neste grande encontro no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os alemães são favoritos ao triunfo, mas no futebol não há vencedores antecipados, como toda a gente sabe.

A época 2023/24 marca a 53ª edição desta competição de clubes, a 15ª desde que passou de Taça UEFA para Liga Europa. A prova começou no início de agosto, com as pré-eliminatórias, e a final tem lugar no dia 22 de Maio de 2024, em Dublin, na Irlanda. Em 2022/23, o Sevilha venceu a prova, depois de bater a AS Roma, de José Mourinho, no desempate por grandes penalidades (o marcador registava um igualdade a um golo ao cabo de 120 minutos).

No inicio da temporada, o Liverpool era o principal favorito a vencer a competição, isto de acordo com as odds da Betano.pt, seguido de Villarreal e da AS Roma. A fechar o top 5 encontravam-se o Bétis e a Atalanta. Desde que a prova passou a ser denominada de Liga Europa, em 2009/10, os espanhóis têm dominado a competição, com nove triunfos – Sevilha (5), Atlético Madrid (3) e Villarreal (1) -, seguidos dos ingleses com três (Chelsea (2) e Manchester United) e de Portugal (FC Porto) e da Alemanha (Eintrackt Frankfurt), com um troféu cada. A Atalanta pode dar assim o primeiro troféu a Itália e o Bayer Leverkusen o segundo ao seu país.

O caminho até Dublin

O Bayer Leverkusen teve uma fase de grupos na Liga Europa 100 por cento vitoriosa, opondo-se ao BK Hacken, Molde e Qarabag. Nos oitavos de final ultrapassou, de novo, o Qarabag, com muitas dificuldades (2-2 fora, na primeira mão e 3-2 em casa, com os seus dois últimos golos obtidos em tempo de compensação), enquanto nos quartos de final levou a melhor sobre o West Ham (2-0 na Alemanha e empate a uma bola em Inglaterra). Nas meias-finais vingou-se da AS Roma, que os tinha eliminado nesta fase da competição, na temporada anterior, com triunfo em Itália por 0-2 e empate caseiro a dois golos.

No caso da Atalanta, esta começou por ser primeiro classificado na fase de grupos da Liga Europa, à frente do Sporting, e nos oitavos de final, de novo diante dos leões, empatou 1-1 em Alvalade e triunfou por 2-1 em Bérgamo. Nos quartos de final ultrapassou sensacionalmente o Liverpool FC, primeiro batendo os “reds” em Inglaterra (3-0) e, depois, perdendo pela margem mínima (0-1) em Itália. Nas meias-finais, 1-1 em França contra o Marselha e depois triunfo categórico em Bérgamo por 3-0.

A nível individual, os melhores marcadores da Atalanta, na Liga Europa, são Gianluca Scamacca (seis golos) e Muriel (quatro), já nos alemães os destaques são Schick e Boniface, ambos com cinco, e Wirtz, a estrela maior da equipa, com quatro. No capítulo das assistências, outra vez Wirtz, e ainda Grimaldo e Stanisic, todos com quatro, são os nomes a reter nos alemães, enquanto nos trasalpinos Miranchuk tem quatro e Zappacosta três.

Histórico curto e museus com muito espaço

Os dois conjuntos só se defrontaram em duas ocasiões e os italianos venceram ambas. Aconteceu nos oitavos de final da Liga Europa, em 2021/22, e a Atalanta venceu a primeira mão em casa, por 3-2,e depois foi a Leverkusen averbar novo triunfo, desta vez por 0-1. A formação de Bérgamo, contra equipas germânicas, regista três vitórias, outros tantos empates e duas derrotas, já o Bayer Leverkusen, diante formações italianas, tem saldo negativo, com seis triunfos, sete igualdades e 14 desaires.

Estamos perante duas equipas com poucos troféus conquistados ao longo das respetivas histórias. A Atalanta nunca foi campeã nacional, nem venceu qualquer competição europeia. O maior destaque é mesmo uma Taça de Itália, em 1962/63, isto além de seis finais perdidas nessa prova, a última das quais esta época diante da Juventus (0-1). No caso do Bayer Leverkusen, e até à conquista da Bundesliga esta temporada, o clube era mais conhecido por um recorde pouco desejável, já que é a equipa que mais acumulou segundos lugares: em cinco ocasiões acabou a Bundeslisga na vice-liderança, quatro delas entre 1997 e 2002.

Em 2000, por exemplo, o conjunto de Leverkusen precisava apenas de um ponto na última jornada para se sagrar campeão, mas perdeu por 2-0 nessa ronda. Dois anos depois, o drama foi ainda maior. O Bayer desperdiçou uma vantagem de 5 pontos nas últimas três rondas da Bundesliga (acumulou duas derrotas nas três últimas jornadas).

Como se isso não bastasse, nessa mesma temporada perdeu a final da Taça da Alemanha, (2-4 frente ao Schalke 04) e caiu na final da Champions aos pés do Real Madrid (1-2), sendo o primeiro clube a chegar ao jogo decisivo da Liga dos Campeões sem ter sido campeão nacional. Por causa dessa época desastrosa, em que podiam ter ganho tudo e não conquistaram nada, fez com que fossem apelidados de “Neverkusen” pela imprensa alemã. Mas tudo isso é história e esta temporada podem fazer o triplete: liga alemã já está, dia 22 podem conquistar a Liga Europa e dia 25 de maio têm a final da Taça da Alemanha, diante do FC Kaiserslautern.