A Alemanha recebe a 17ª edição do campeonato europeu de futebol, o qual arranca a 14 de junho e tem a final marcada para 14 de julho. O Euro 2024 começa com seis grupos, de quatro equipas cada, para um total de 24 seleções. Os dois primeiros de cada grupo, e os melhores quatro terceiros classificados, apuram-se para os oitavos de final da competição. Podes apostar em todos os encontros no site da Betano.pt, que é o patrocinador oficial da prova.
A Itália é a campeã em título, tendo batido a Inglaterra na final do Euro 2020, em Wembley, seleção que era a anfitriã da competição. Depois de um empate a um golo, ao cabo de 120 minutos, foi preciso encontrar o vencedor através da marcação de grandes penalidades e aí os italianos foram mais fortes (3-2). Portugal caiu nos oitavos de final da prova, ao perder com a Bélgica, por 1-0, com golo de Thorgan Hazard.
Até ao momento, a Alemanha conta com três títulos europeus (1972, 1980 e 1996), tantos como a Espanha (1964, 2008 e 2012). A fechar o pódio das seleções com mais troféus está a França, com dois, em 1984 e 2000, à frente de seis nações que contam com uma vitória nesta competição, entre as quais está Portugal, vencedor em 2016 – vitória na final diante da França, por 1-0, com golo de Éder.
Em 2020, tudo parecia estar a favor da Inglaterra para venceu o Euro. Jogava em casa, perante o seu público, era favorito na final, mas no jogo decisivo foram derrotados pela Itália. Superada a desilusão, os pupilos de Gareth Southgate chegam a esta edição da competição como favoritos à conquista do Euro 2024, isto segundo as odds da Betano.pt.
Com um conjunto de jogadores de grande qualidade, como Harry Kane, Jude Bellingham, Phil Foden, entre outros, a Inglaterra procura assim o primeiro título nesta prova, mas primeiro terá que ultrapassar a Dinamarca, Sérvia e Eslovénia, as outras seleções que integram o seu grupo.
Juntas somam cinco títulos e estão mais que habituadas a chegar longe em Europeus e Mundiais, sendo que em 2020 quer França, quer Alemanha foram eliminadas logo nos oitavos de final: os gauleses pelos suíços, no desempate por grandes penalidades (3-3 ao cabo de 120 minutos) e os germânicos perderam com a Inglaterra, por 2-0.
De acordo com as odds da Betano.pt, Alemanha e França surgem logo, atrás dos ingleses, como principais candidatos a conquistarem o troféu e o que não falta são estrelas em ambos os conjuntos. Nos gauleses, o destaque maior vai, claro para Kylian Mbappé, mas não se pode ignorar nomes como Griezmann, Dembélé, Thuram, entre outros. Na equipa da casa, que conta com o regresso de Toni Kroos, há ainda Leroy Sané, Gündogan, Wirtz e Musiala, por exemplo. A Alemanha integra o grupo A, com Escócia, Hungria e Suíça, já a França faz parte do D, com Polónia, Países Baixos e Áustria.
Depois de Inglaterra, França e Alemanha, as odds da Betano.pt colocam Portugal como o quarto principal favorito a vencer a competição, à frente da tricampeã Espanha e da atual detentora do troféu, a Itália.
Em 2020, a seleção das quinas caiu nos oitavos diante da Bélgica, mas quatro anos antes conquistou o cetro, em França, diante da equipa da casa, depois de uma final épica, em que um golo de Éder levou um país inteiro à loucura.
Nesta edição da competição, Roberto Martinez conta com um conjunto de jogadores que permite sonhar com a repetição do feito de 2016. Desde a baliza, passando pela defesa, subindo para o meio-campo e chegando ao ataque, há quantidade e qualidade em todas as posições. Ronaldo, que vai para o sexto Europeu, encabeça uma lista de estrelas lusas, como sejam Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Dias, Rafael Leão, entre outros. A nossa Seleção faz parte do grupo F, juntamente com Chéquia, Turquia e Geórgia.
Os caminhos de Espanha e Itália têm se cruzado nas últimas edições da prova e neste Euro 2024 isso vai voltar a acontecer, já que fazem parte do mesmo grupo, o B, com Albânia e Croácia. Em 2008, os espanhóis derrotaram a squadra azzurra nos quartos de final, no desempate por grandes penalidades (nulo ao cabo de 120 minutos), e quatro anos depois os nuestros hermanos golearam este adversário na final, por 4-0, conquistando desta forma o terceiro título europeu da sua história.
Como não há duas sem três, em 2016 houve novo duelo, nos oitavos, com vingança transalpina (vitória por 2-0), e em 2020 houve o quarto capítulo desta rivalidade, com novo triunfo italiano, nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades (1-1 após prolongamento). Nos convocados da Espanha, destaque para Grimaldo, Pedri, Lamine Yamal e Nico Williams, já do lado da squadra azzurra os nomes a reter são os de Nicolò Barella, Federico Chiesa e Lorenzo Pellegrini.
Grupo A: Alemanha, Escócia, Hungria e Suíça
Grupo B: Espanha, Itália, Albânia e Croácia
Grupo C: Inglaterra, Dinamarca, Sérvia e Eslovénia
Grupo D: França, Polónia, Países Baixos e Áustria
Grupo E: Bélgica, Eslováquia, Roménia e Ucrânia
Grupo F: PORTUGAL, Chéquia, Turquia e Geórgia