A segunda jornada da I Liga arranca na sexta-feira, com a partida entre Santa Clara e FC Porto, nos Açores. No sábado, o Sporting defronta o Nacional, na Madeira, enquanto o Benfica recebe o Casa Pia. Na ronda inicial, leões e dragões venceram as suas partidas, em casa, contra Rio Ave e Gil Vicente, respetivamente, já as águias saíram derrotadas na deslocação ao terreno do Famalicão. Podes apostar nestes jogos no site da Betano.pt.

Santa Clara – FC Porto, 16 de agosto, às 17h

O FC Porto entrou com o pé direito no campeonato, ao bater em casa o Gil Vicente, por 3-0, com golos de Galeno, Iván Jaime e Namaso. O Santa Clara, por sua vez, venceu fora o Estoril, de forma categórica, por 1-4, neste regresso ao escalão máximo do futebol português. Marqués ainda deu vantagem aos visitados, aos 19 minutos, mas ainda antes do intervalo Vinicius Lopes restabeleceu a igualdade. Safira, aos 70’, Ricardo, aos 74’, e João Costa, aos 83’, fizeram o resultado final.

Lê ainda: Craques portugueses do Paris Saint-Germain atacam tetracampeonato

Até ao momento, os dois conjuntos defrontaram-se em 16 ocasiões, em partidas a contar para a liga nacional, com 14 triunfos do FC Porto, um empate e apenas uma derrota. Esta em 2001/02, por 2-1. Tendo em conta apenas os confrontos realizados nos Açores, registam-se seis triunfos forasteiros, uma igualdade e uma vitória caseira. No encontro mais recente entre os dois emblemas, em 2022/23, o marcador final registou uma igualdade e um golo. Fábio Cardoso fez o tento visitante, logo aos 3 minutos, mas aos 83 Boateng resgatou um ponto para os açorianos.

Grandes partem como favoritos no ataque à segunda jornada da I Liga

O FC Porto começou a época da melhor forma, ao conquistar o primeiro troféu oficial. Bateu o Sporting na Supertaça (4-3, após prolongamento). E com reviravolta épica, ao recuperar de desvantagem de 0-3. Isto com bis de Evanilson e um golo para Nico González e Iván Jaime. Os azuis e brancos já tinham estado “intratáveis” nos jogos de preparação, tendo ganho os oito que disputou, com um saldo de 29-4 em golos. A primeira vítima foi a Sanjoanense (4-0), tendo-se seguido Desportivo de Chaves, pelo mesmo resultado. Depois bateram o CD Nacional (4-1), Al-Arabi SC (4-1), Áustria Viena (3-1), Tatabánya (4-2), Sturm Graz (2-0) e Al Nassr (4-0). Os melhores marcadores foram Toni Martínez e Nico González, com 4 golos. E mantiveram a veia goleadora na primeira jornada, diante dos gilistas, e para este duelo com o Santa Clara são favoritos, segundo as odds da Betano.pt.

Nacional – Sporting, 7 de agosto, às 18h

O Sporting começou o ataque ao bicampeonato na I Liga, com uma vitória caseira diante do Rio Ave, por 3-1. Tal como aconteceu na última temporada, Pote e Gyökeres foram fundamentais no ataque leonino. Logo aos seis minutos, o sueco assistiu o português para o primeiro golo do encontro. E, aos 26’, o número 8 verde e branco bisou. Aos 63’, Gyökeres fez o 3-0 e aos 90’ Clayton apontou o tento de honra dos forasteiros. No caso do Nacional, recém-promovido, este arrancou um empate no terreno do AVS, a um golo. Baeza deu vantagem aos insulares, aos 35’, mas aos 56’ Mercado restabeleceu o empate.

Não percas: Inter Milão quer o bis, mas Juve e AC Milan têm outros planos

Nacional e Sporting já se defrontaram em 40 ocasiões, com 25 triunfos dos leões, quatro dos madeirenses e registaram-se também 11 igualdades. 20 destes embates foram na casa dos insulares e, também neste caso, a vantagem é lisboeta, com oito vitórias, nove empates e apenas três derrotas. O último triunfo caseiro deu-se em 2010/11, por 1-0, sendo que os leões registam quatro vitórias e um empate nas cinco deslocações mais recentes.

Sporting atrás do quarto bicampeonato

O Sporting vai querer chegar ao quarto bicampeonato da sua história. Isto depois de o ter conseguido em 1946/47 e 1947/48; 1950/51 e 1951/52; 1952/53 e 1953/54. Na pré-temporada, o Sporting registou cinco vitórias e duas igualdades, com um saldo de 15-3 em golos. Depois, já “a sério”, o esquadrão de Rúben Amorim não começou bem a temporada em termos oficiais. Perdeu diante do FC Porto na Supertaça (3-4, após prolongamento), tendo desperdiçado uma vantagem de três golos. Esta tinha sido construída com finalizações certeiras de Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda. Mas na primeira ronda da liga, o atual campeão deu uma resposta positiva e, agora, diante do Nacional, quer registar o segundo triunfo consecutivo, sendo que é favorito neste encontro, isto de acordo com as odds da Betano.pt.

Benfica-Casa Pia, 17 de agosto, às 20h30

Não foi a entrada na liga que as águias certamente desejariam, mas ainda há muito por jogar. O Benfica saiu derrotado na ronda inicial, na visita ao terreno do Famalicão, por 2-0, com tentos da autoria de Sorriso e Youssouf. O Casa Pia também entrou em falso nesta competição, com um desaire caseiro diante do Boavista, por 0-1. Miguel Reisinho, aos 77’, apontou o único golo da partida. O histórico de confrontos entre os dois conjuntos é curto, com apenas seis embates: cinco vitórias para o Benfica e houve ainda um empate. Este aconteceu na nona jornada da época passada, no Estádio da Luz. A terminar a primeira parte, João Mário deu vantagem aos visitados, mas aos 81’ Gaizka Larrazabal fez o resultado final.

Pavlidis esteve em destaque na pré-época

No conjunto de resultados da pré-temporada, o Benfica ganhou três, empatou dois e perdeu um. O equivalente a um saldo de 16-5 em golos. A estreia foi diante do Farense (triunfo por 5-0), tendo-se seguido empate a duas bolas diante do Celta de Vigo e vitória por 3-1 com o Almería. Depois, houve empate 1-1 com o Brentford FC e gordo triunfo frente ao Feyenoord (5-0). Esta foi a melhor exibição da pré-época. A fechar, os encarnados perderam por 0-1 com o Fulham, no Algarve. Pavlidis esteve em plano de grande destaque na pré-época, tendo faturado em cinco dos seis desafios em que atuou. Ao somar 7 golos, assumiu-se, de forma indiscutível, como o melhor marcador da equipa na fase de preparação. Depois do desaire na primeira jornada, o Benfica quer já voltar aos triunfos diante do Casa Pia e, segundo as odds da Betano.pt, é favorito ao triunfo.