O torneio de ténis é sempre dos mais aguardados nos Jogos Olímpicos. E em Paris 2024 não será exceção. Podes fazer as tuas apostas jogo a jogo no site da Betano.pt. E ainda no vencedor final, no mercado de longo prazo. Neste último caso, fica a saber que Carlos Alcaraz é o grande favorito, seguido por Novak Djokovic. Estes dois estão à frente de Alexander Zverev e Rafael Nadal, que apresentam as mesmas odds.

O único grande ausente é Jannik Sinner, atual líder do ranking mundial. O italiano anunciou no dia 25 de julho que ia falhar a competição, devido a uma amigdalite. Portugal conta com dois jogadores, são eles Nuno Borges e Francisco Cabral, e que vão fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos. O primeiro vai competir no torneio de singulares e pares masculinos, já o segundo competirá apenas em pares masculinos.

Carlos Alcaraz quer prolongar estado de graça

Atual número 3 do raking mundial, Carlos Alcaraz é quem tem aparentes melhores condições para levar a medalha de ouro para casa. Em excelente momento de forma, ainda está bem viva na memória a forma clara como bateu Novak Djokovic, na recente final de Wimbledon. Com os parciais de 6-2, 6-2 e 7-6, tornou-se assim bicampeão do lendário torneio londrino.

Lê ainda: Torneio olímpico de de basquetebol é uma mini-NBA

Para além de jogar em singles, Alcaraz vai formar a tão esperada dupla com Nadal em pares. “Não vamos buscar um ouro, mas sim os dois [simples e duplas com Nadal]” garante. Sublinhe-se que desde o regresso do ténis ao programa olímpico, em Seul 1988, apenas três tenistas conseguiram a dobradinha. Falamos de Venus Williams (Sydney 2000), Nicolas Massú (Atenas 2004) e Serena Williams (Londres 2012).

Novak Djokovic: será desta?

Parece mentira, mas é verdade. Novak Djokovic, recordista de títulos de Grand Slam, nunca ganhou a medalha de ouro olímpica. Nem nunca conseguiu chegar a uma final. O melhor resultado foi bronze em Pequim 2008, mas agora vai dar tudo para chegar à única grande vitória que lhe falta na carreira.

Vê ainda: A história, os favoritos e as estrelas do torneio olímpico de futebol

De recordar, no entanto, que o ano de 2024 não tem sido fácil para o sérvio. Afetado por algumas lesões ao longo dos últimos meses, os resultados também não têm sido animadores. Basta recordar que bem recentemente foi derrotado por Carlos Alcaraz na final do torneio de Wimbledon. E essa foi mesmo a única final que tem para mostrar este ano, nos três torneios do Grand Slam até agora disputados.

Alexander Zverev quer revalidar o título

Alexander Zverev é o atual campeão olímpico em título. Tornou-se em Tóquio 2020, o primeiro alemão a ser medalha de ouro no ténis. Atual quarto classificado no ranking ATP, perdeu a final do torneio ATP de Hamburgo, que antecedeu os Jogos de Paris, num jogo muito “quente” com Arthur Fils. Zverev tem tido um bom ano de 2024. Foi campeão do ATP Masters 1000 de Roma e finalista derrotado em Roland Garros, sendo o tenista com mais vitórias em torneios do circuito principal (43). O seu momento de forma até sugere que poderá ser o principal obstáculo para travar Alcaraz, mas Sinner e Djokovic nunca poderão ser descartados.

As despedidas de Rafael Nadal e Andy Murray

Rafael Nadal vai despedir-se dos Jogos Olímpicos no seu terreno predileto, Roland Garros. Foi aqui que alcançou 14 títulos desse torneio do Grand Slam. O espanhol ocupa atualmente o modesto 162º lugar do ranking, devido ao longo tempo em que esteve ausente do circuito. Apresenta-se em terras francesas na ressaca da derrota diante do português Nuno Borges na final do torneio ATP de Bastad, na Suécia, pelos parciais de 3-6 e 2-6. Referência ainda para Andy Murray, especialista em Jogos Olímpicos (foi ouro em 2012 e em 2016) mas que está longe dos melhores tempos. Surge apenas como 20º favorito, de acordo com as odds da Betano. Tal como Nadal, Paris marcará a sua despedida dos Jogos Olímpicos.

Iga Swiatek super favorita em femininos

No setor feminino, a favorita indiscutível, de acordo com as odds do site da Betano.pt, é Iga Swiatek, a número 1 mundial. No entanto, a polaca não tem boas recordações da sua última aparição ao mais alto nível. Recorde-se que foi eliminada na terceira ronda do torneio de Wimbledon, pela cazaque Yulia Putintseva, 35ª do ranking.

O torneio de ténis é sempre dos mais aguardados nos Jogos Olímpicos

A norte-americana Coco Gauff, número 2 mundial, surge como a segunda grande favorita ao triunfo em Paris, mas também teve um torneio de Wimbledon para esquecer. Caiu nos oitavos de final, diante da compatriota Emma Navarro. Elena Rybakina, Marketa Vondrousova e Jasmine Paolini são as tenistas que se seguem no top-5 de favoritas para sucederam a Belinda Bencic. Esta foi a surpreendente vencedora em Tóquio 2020, altura em que ocupava o 12º lugar do ranking WTA. Este ano estará ausente, pois foi mãe recentemente.