A quatro jornadas do fim do campeonato, pode haver campeão nesta ronda, mas para isso é preciso que o Benfica perca na receção ao SC Braga e o Sporting vença o FC Porto no Dragão. Os leões lideram, com 80 pontos, mais sete que águias e 18 que dragões e minhotos. Mesmo que nada disso aconteça, uma coisa é certa, vão ser dois jogos certamente intensos e que vão animar o fim de semana de bola em Portugal. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da jornada.
Este é o terceiro duelo da época entre os conjuntos, com o Benfica a ter vencido os outros dois: 0-1, na primeira volta, com golo de Casper Tengstedt, logo aos três minutos, e 3-2 na Luz, a contar para a Taça de Portugal, uma partida que teve muita emoção, grandes golos e reviravoltas.
Nas últimas cinco jornadas da liga, Benfica e SC Braga têm ambos quatro triunfos e um desaire, no caso das águias este foi fora diante do Sporting (2-1), já os bracarenses foram surpreendidos em casa pelo Arouca (0-3). Na Luz, os pupilos de Roger Schmidt registam 13 vitórias e dois empates, com 40 golos marcados e apenas seis sofridos, enquanto os minhotos, como forasteiros, apresentam 10 vitórias, dois empates e três desaires.
Historicamente, o Benfica tem dominado estes confrontos, com 52 vitórias, 12 igualdades e apenas três derrotas em 67 partidas, sendo que duas delas aconteceram nas últimas temporadas: 0-1 em 2019/20 e 2-3 em 2020/21, às quais se juntam oito triunfos caseiros nos dez duelos mais recentes.
A título individual, Rafa Silva e Angel Dí Maria têm sido os jogadores em destaque no Benfica no capítulo ofensivo, ao longo da temporada, com 12 golos e 11 assistências para o português e oito golos e nove assistências para o internacional argentino. Nos forasteiros, Simon Banza (21 golos e seis assistências) e Álvaro Djaló (sete golos) prometem ser ameaças para a baliza encarnada. Sobre este encontro fica ainda a saber que o Benfica é favorito, isto segundo as odds da Betano.pt.
É o jogo grande da ronda e um dos principais confrontos do futebol português. Como já referimos, este clássico pode valer o título ao Sporting, caso vença no Dragão e o Benfica perca na Luz diante do SC Braga.
Na primeira volta, os leões venceram por 2-0, com golos de Gyökeres e Pedro Gonçalves, e chegam ao Dragão na sequência de oito triunfos consecutivos. Por outro lado, os azuis e brancos voltaram às vitórias na ronda anterior (1-2 fora com o Casa Pia), isto depois de um empate e duas derrotas nas últimas jornadas.
Em casa, os pupilos de Sérgio Conceição registam 10 triunfos, três empates e dois desaires, já o Sporting, como visitante, averbou até agora 11 vitórias, duas igualdades e outras tantas derrotas. Em 89 duelos no Dragão, a contar para o campeonato, os dragões somaram 49 triunfos contra 15 dos forasteiros, isto além de 26 empates.
Nos dez confrontos mais recentes a superioridade também é azul e branca, com sete vitórias, duas igualdades e uma derrota apenas, esta em 2015/16, por 1-3. O histórico entre treinadores é favorável a Sérgio Conceição, com seis vitórias contra quatro de Rúben Amorim e registaram-se ainda quatro empates.
A título individual, no FC Porto o destaque vai para Evanilson (11 golos e quatro assistências), Galeno (oito golos e sete assistências) e Francisco Conceição (quatro golos e três assistências), já nos leões Gyökeres (24 golos e nove assistências) e Pedro Gonçalves (11 golos e 12 assistências) têm sido as principais ameaças para as redes contrárias. Sobre este grande clássico fica ainda a saber os visitados são favoritos à vitória, isto de acordo com as odds da Betano.pt.