Portugal chega a esta jornada dupla da Liga das Nações, como líder do Grupo A1 da competição. Os pupilos de Roberto Martinez somam seis pontos, à frente de Croácia e Polónia, ambos com três. Em último está a Escócia, com duas derrotas em outras tantas partidas. A Seleção Nacional tem pela frente duas deslocações, primeiro à Polónia e, depois, à Escócia, em partidas da terceira e quarta ronda, respetivamente. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os portugueses são favoritos nos dois duelos.

Vê também: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?

A Liga A contém 16 seleções, divididas em quatro grupos de quatro. Primeiro e segundo qualificam-se para os quartos de final, fase que é disputada a duas mãos. Os quatro vencedores rumam depois à fase final, que se realiza em junho de 2025. As principais seleções presentes na Liga A são, além de Portugal, França, Itália, Bélgica, Países Baixos, Alemanha e Espanha. Portugal venceu a primeira edição da competição, depois seguiu-se a França na lista dos campeões. A Espanha é a atual detentora do troféu.

Portugal arrancou Liga das Nações com duas vitórias

Portugal deu o pontapé de saída em mais uma edição da Liga das Nações, a 5 de setembro, contra a Croácia. Três dias depois, defrontou a Escócia. O resultado foi o mesmo: 2-1. Contra os croatas, Dalot marcou logo aos sete minutos, aos 34’ Ronaldo dilatou a vantagem e, aos, 41´um autogolo e Dalot fez o resultado final. Diante dos escoceses, McTominay colocou a sua seleção na dianteira, mas na segunda parte o conjunto luso deu a volta à situação, por intermédio de Bruno Fernandes (54′) e Ronaldo (88′). Para esta dupla jornada da Liga das Nações, o guarda-redes Ricardo Velho, do Farense, e o médio Samuel Costa, do Maiorca, são as principais novidades da lista de convocados de Roberto Martinez. De resto, todos os “pesos pesados” estão presentes, o que quer dizer que Portugal vai apresentar-se na máxima força.

Polónia-Portugal, 12 de outubro, às 19h45

A Polónia começou por ganhar à Escócia, fora, por 3-2, e depois foi derrotada pela Croácia, por 1-0. Este é, assim sendo, o primeiro jogo dos polacos como equipa visitada nesta edição da Liga das Nações. No triunfo diante dos escoceses, o golo do triunfo aconteceu aos 90+7’, através de uma grande penalidade apontada por Zalewski. Portugal e Polónia já mediram forças em 13 ocasiões, a contar para todas as competições. Até agora, a nossa Seleção venceu em cinco delas, empatou cinco e regista três derrotas.

Se tivermos em conta apenas partidas em que a formação lusa atuou como visitante, o saldo continua a ser positivo, com duas vitórias, outras tantas igualdades e um desaire. Os últimos duelos aconteceram em 2018/19, nesta competição, a qual viria a consagrar Portugal como vencedor. A seleção das quinas venceu fora por 3-2 e em casa registou um empate a um golo. É preciso recuar até 2006 para encontrar a última vitória polaca: 2-1, na fase de qualificação para o Euro2008.

Escócia-Portugal, 15 de outubro, às 19h45

Os escoceses ocupam o último lugar do grupo. Mas nas duas partidas que já disputaram os resultados podiam ter sido outros. Contra a Polónia, uma grande penalidade marcada por Zalewski, aos 90+7’, deu a vitória à sua seleção (3-2)’ e, contra Portugal, foi Ronaldo o carrasco dos escoceses, aos 88’. Posto isto, a Escócia está obrigada a ganhar, caso queira manter intactas as aspirações de lutar pelo apuramento.

As duas seleções já se defrontaram por 16 vezes, com nove vitórias lusas, quatro escocesas e houve ainda três empates. Se tivermos em linha de conta apenas partidas em que Portugal foi o conjunto forasteiro, neste caso, a vantagem vai para os anfitriões, com quatro triunfos, duas igualdades e dois desaires. No entanto, a nossa Seleção venceu na última deslocação (1-3) e registou nulos nas duas anteriores. É preciso recuar até 1980 para encontrar uma vitória escocesa: 4-1, na fase de qualificação para o Europeu desse ano.