A 25ª jornada da I Liga portuguesa promete emoções fortes, com o FC Porto a ser o primeiro dos clubes grandes a entrar em cena, na sexta-feira, 8 de março, em casa do Portimonense. Sporting e Benfica jogam no domingo, 10 de março, com os leões a visitarem o FC Arouca e o Benfica a receber o Estoril Praia.

Podes apostar nestes três desafios no site da Betano.pt e, claro, em todos os outros seis encontros desta 25ª ronda. E fica a saber que os três grandes são claramente favoritos, o Benfica em maior escala, até porque joga na Luz, diante do 15º classificado, seguindo-se o FC Porto, de visita ao 14º colocado, enquanto os leões terão, em teoria, um osso mais duro de roer, em face da sétima posição do FC Arouca. Ainda assim, o favoritismo dos leões é bastante acentuado, ainda de acordo com as odds do site da Betano.pt. O FC Porto deseja assim impedir um banho frio no Algarve, enquanto Sporting e Benfica não querem apanhar “febre amarela” diante de duas equipas que equipam dessa cor.

Portimonense-FC Porto, 8 de março, 18h45

O FC Porto ganhou certamente grande injeção de moral depois da goleada que obteve diante do Benfica, por 5-0, na jornada anterior, com golos de Galeno (bisou), Wendell, Pepê e Danny Namaso. Os dragões mantiveram o terceiro lugar, mas aproximaram-se do segundo, Benfica, que está agora a 6 pontos. Quanto ao Portimonense, somou apenas 2 pontos nos últimos cinco jogos do campeonato (empates em casa, frente ao Vitória de Guimarães e ao FC Vizela, este na última jornada).

O bis de Galeno elevou-o a uma das grandes figuras do clássico com o Benfica, tendo mais uma vez mostrado que se trata de um futebolista com queda para os grandes jogos, ele que já tinha sido o autor do golo solitário no recente triunfo com o Arsenal. O luso-brasileiro atravessa momento de grande fulgor (5 golos e duas assistências nas últimas cinco partidas oficiais) e está claramente a “piscar o olho” ao selecionador nacional Roberto Martínez. O extremo soma 5 golos e 5 assistências na I Liga em 2023/24, sendo o segundo futebolista portista com mais participações direta em golos (10), atrás de Evanilson, que tem 14 (dez golos e quatro assistências).

Iván Marcano e Zaidu, lesionados de longa data, são ausências certas no “xadrez” de Sérgio Conceição, enquanto Taremi está de regresso, recuperado de lesão. Nos algarvios, o central Pedrão está castigado, depois de ter sido expulso em Vizela, o que poderá levar o treinador Paulo Sérgio a alterar o habitual esquema de três centrais nos desafios com os grandes, devendo Alemão e Filipe Relvas formar dupla no centro da defesa. No meio-campo estará certamente Carlinhos, uma das grandes figuras da equipa e que já soma 8 golos e 3 assistências na temporada em curso, em partidas oficiais.

As visitas do FC Porto a casa do Portimonense têm corrido muito bem aos azuis e brancos: venceram as últimas oito, ultrapassando um ciclo anterior de duas derrotas e dois empates, nos longínquos anos 80 do século passado.

FC Arouca-Sporting, 10 de março, às 18h

O Sporting passou a ser o líder da I Liga, na sequência dos resultados da última jornada, com 1 ponto de avanço sobre o Benfica – os leões bateram em Alvalade o Farense (3-2) e os encarnados perderam por 0-5 no Dragão. Recorde-se ainda que os leões têm um jogo em atraso, no reduto do FC Famalicão. Entretanto, na passada quarta-feira, 6 de março, os verdes e brancos empataram a uma bola na receção à Atalanta, para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa. O golo leonino foi apontado por Paulinho, que foi titular, de modo a Rúben Amorim dar algum descanso a Viktor Gyokeres. No meio-campo, Hjulmand também foi poupado, tendo no entanto alinhado todo o segundo tempo, tal como o ponta de lança sueco.

Quanto ao FC Arouca, confirma-se jornada após jornada como uma das equipas-sensação da competição: soma seis vitórias e uma derrota nos últimos sete desafios e vem de impressionante triunfo por 5-1 em Chaves. De resto, são mesmo a melhor equipa da segunda volta, com 18 pontos em 21 possíveis, seguida do Sporting, Benfica e SC Braga, com 16, embora os leões tenham disputado menos um jogo, em virtude do adiamento da partida com o FC Famalicão.

Daniel Bragança, Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves foram os autores dos golos leoninos diante do Farense, confirmando a brilhante época que têm realizado a nível de golos marcados, com os dois primeiros a terem já batido o seu recorde no total de uma temporada. Gyokeres já chegou aos 32 golos oficiais, quando    o seu máximo era de 22 (alcançado na época passada), enquanto Daniel Bragança já tem 5 no seu pecúlio, superando os 4 de 2019/20, quando estava emprestado ao Estoril Praia. E o próprio Pedro Gonçalves tem na mira o recorde de 23 que obteve em 2020/21, pois já conseguiu 15 nesta temporada.

Este FC Arouca-Sporting será ainda um confronto entre dois dos grandes goleadores do campeonato português. Rafa Mújica, ponta de lança de 25 anos do FC Arouca, é o terceiro melhor marcador da I Liga, com 16 golos (bisou na recente goleada em Chaves, por 5-1), enquanto o sportinguista Viktor Gyokeres, também de 25 anos, ocupa a segunda posição do “ranking”, com os mesmos 18 golos do líder Simon Banza, mas mais minutos disputados. A diferença entre o espanhol e o sueco aumenta se analisarmos a totalidade de partidas oficiais esta época: 19 golos em 30 para o futebolista do FC Arouca e 32 golos em 36 para o ponta de lança do Sporting.

Os lesionados Mateus Quaresma e Vitinha estarão ausentes nos arouquenses, enquanto nos leões, existe expetativa para perceber se Gonçalo Inácio e/ou Pedro Gonçalves – ausentes diante da Atalanta, sendo que o central também já havia falhado a partida com o Benfica, para a Taça de Portugal – vão recuperar a tempo.

O Sporting venceu cinco dos seis jogos que disputou em casa do FC Arouca para o campeonato português, com a exceção a ocorrer na época transata, quando os visitados ganharam por 1-0, numa partida em que Rúben Amorim poupou vários titulares, devido ao calendário sobrecarregado.

Benfica-Estoril Praia, 10 de março, às 20h30

O Benfica caiu para o segundo lugar da tabela depois de ter sido goleado pelo FC Porto, tentando agora aproveitar o factor-casa para conquistar os 3 pontos diante do Estoril Praia. Refira-se que os encarnados ganharam os últimos seis encontros que disputaram na Luz para a I Liga, com o impressionante saldo de 22-2 em golos. Já o Estoril Praia é uma das três equipas com menos pontos alcançados na condição de visitante (6), juntamente com o Rio Ave e com o Desportivo de Chaves, tendo ganho apenas uma vez, curiosamente no Estádio do Dragão.

O Estoril Praia, de resto, é uma das equipas mais “estranhas” da competição, pois mistura períodos de grande fulgor, com outros de resultados consecutivos bastante negativos. Nesta altura, atravessa um desses períodos negativos, tendo somado apenas 1 ponto nas últimas quatro jornadas do campeonato (3-3 em casa com o FC Vizela). Na última jornada, perdeu em casa com o Vitória de Guimarães (1-3).

Entretanto, na passada quinta-feira, 7 de março, o Benfica empatou a duas bolas na receção ao Glasgow Rangers, para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa (golo de Di María, de grande penalidade, e um autogolo de um defesa escocês), tendo as decisões ficada adiadas para o encontro da segunda mão.

Rafa Silva será uma das grandes armas ofensivas à disposição de Roger Schmidt para o confronto diante do 15º classificado do campeonato. O avançado soma impressionantes 17 golos e 14 assistências nas partidas oficiais que disputou em 2023/24, constituindo-se, a larga distância, como o futebolista da equipa com mais participações diretas em golos.

No Estoril Praia, Alejandro Marqués tem sido um dos homens em destaque: já faturou por 10 ocasiões em partidas oficiais, 9 das quais na I Liga, prova em que marcou 1 golo em cada um dos últimos quatro desafios.

Juan Bernat é ausência certa na formação da Luz, enquanto Pedro Álvaro e Tiago Araújo, defesas formado nos encarnados, deverão estar de regresso nos visitantes. Já o médio escocês Hograve não poderá estar presente, devido a lesão que o afasta dos relvados há mais de um mês.

O Benfica ganhou nas sete últimas receções ao Estoril Praia para a I Liga, com um saldo de 20-3 em golos. Na última temporada valeu um único golo, apontado por Otamendi e, curiosamente, também foi um central (António Silva) a dar o triunfo, pelo mesmo resultado, no desafio da primeira volta do atual campeonato, no António Coimbra da Mota, em pleno período de descontos.