Só em Inglaterra é que ainda não se conhece o novo campeão e esta jornada há um clássico que pode ajudar nessas contas, que é a receção do Manchester United ao Arsenal. Já em Itália, o que está em jogo é uma vaga que garanta acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, na “final” entre Atalanta e AS Roma, em Bérgamo. Podes apostar nestas partidas no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros das respetivas rondas.

Manchester United-Arsenal, 12 de maio, às 16h30

À entrada para a 37ª jornada, e penúltima da liga inglesa, o Arsenal lidera com 83 pontos, mais um que o campeão Manchester City, que tem no entanto menos uma partida realizada (fora com o Tottenham), e neste fim de semana vai a Londres medir forças com o Fulham, de Marco Silva e João Palhinha. Já o Manchester United é oitavo, com 54 pontos, a quase 30 do rival desta ronda, e está fora dos lugares de acesso às competições europeias, via campeonato.

Para se ter ideia do mau momento dos red devils, a formação de Bruno Fernandes e Dalot só venceu dois últimos 10 encontros disputados no campeonato, isto além de quatro empates e outras tantas derrotas, a última por 0-4 no campo do Crystal Palace, aquela que foi a oitava goelada sofrida por Erik Ten Hag desde que é treinador da equipa.

No lado forasteiro, o registo é bastante melhor, com oito vitórias, um empate (nulo na casa do Manchester City) e uma derrota, esta em casa, diante do Aston Villa (0-2), e que pode hipotecar a possível conquista do título. Aos gunners resta ganhar os dois jogos que faltam e esperar por uma escorregadela dos pupilos de Guardiola, sendo que em caso de empate pontual, os londrinos têm vantagem na diferença de golos marcados e sofridos, o primeiro critério de desempate em Inglaterra. Já em caso de vitória do United, o Arsenal mantém apenas 1 ponto de vantagem – e com apenas um jogo para disputar – e ficará à mercê do City, que precisará de fazer apenas 5 dos 9 pontos que ainda tem em disputa. Daí, que seja fundamental ao Arsenal ganhar para se manter na luta com possibilidades realistas.

Historicamente, o Manchester United leva larga vantagem nos duelos com o Arsenal, em Old Trafford e a contar para o campeonato, com 53 vitórias, 26 empates e 13 derrotas, e nos últimos dez confrontos o saldo positivo mantém-se, com cinco triunfos, quatro igualdades e apenas um desaire. Na primeira volta, em Londres, o Arsenal só garantiu os três pontos na compensação, com um golo de Declan Rice aos 90+6, numa altura em que o marcador registava 1-1 – aos 90+11 Gabriel Jesus fez o 3-1 final.

A nível individual, no Manchester United os melhores têm sido Bruno Fernandes (10 golos e sete assistências), Rasmus Hojlund (oito golos) e Garnacho (7 golos e quatro assistências), enquanto nos forasteiros Saka (16 golos e nove assistências), Kai Havertz (12 golos e seis assistências) e Trossard (11 golos) têm sido as principais ameaças ofensivas da equipa. Sobre este clássico fica ainda a saber que os londrinos são claramente favoritos à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.

Atalanta-AS Roma, 12 de maio, às 19h45

Em vez das habituais quatro vagas para a Liga dos Campeões, a Serie A ganhou um lugar extra, devido à boa prestação das suas equipas na Europa ao longo da temporada. Posto isto, este encontro é uma autêntica final para Atalanta e AS Roma, quinto e sexto classificado, respetivamente. Ambos os conjuntos têm 60 pontos, mas a formação de Bérgamo tem menos uma partida realizada. Em quarto lugar está o Bolonha, com 64, e nesta jornada tem deslocação difícil ao campo do Nápoles.

Nas últimas cinco jornadas, a Atalanta registou três vitórias, um empate e uma derrota, já os romanos vão com dois triunfos, dois empates e um desaire e foram ultrapassados pelo rival na classificação no último fim de semana. Perante o seu público, os pupilos de Gasperini têm 11 vitórias, dois empates e três derrotas, já a AS Roma, como equipa visitante, apresenta seis triunfos, outros tantos desaires e ainda cinco igualdades. Na primeira volta, os dois conjuntos empataram a um golo em Roma, numa altura em que José Mourinho ainda era o treinador da equipa. Koopmeiners marcou aos 8 minutos para os forasteiros, mas anda na primeira parte Dybala fez o resultado final.

Historicamente há um grande equilíbrio nos jogos disputados em Bérgamo, a contar para o campeonato, com 22 triunfos caseiros, 20 forasteiros e ainda 20 empates. Nos dez confrontos mais recentes, essa tónica mantém-se, com quatro vitórias dos visitados, três dos visitantes, isto além de três igualdades. Estes duelos costumam ser sinónimos de golos, já que em oito dos dez últimos embates houve pelo menos três e, em cinco deles, marcou-se mesmo quatro tentos no mínimo.

A nível individual, na Atalanta os nomes a reter são o de Teun Koopmeiners (12 golos e quatro assistências), Gianluca Scamacca (10 golos e quatro assistências) e Ademola Lookman (nove golos e seis assistências), já nos romanos Dybala (13 golos e oito assistências), Lukaku (12 golos e três assistências) e Pellegrini (sete golos e três assistências) são as principais armas ofensivas da equipa. Para terminar, fica ainda a saber que a Atalanta é favorita à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.