Os Boston Celtics entraram na nova temporada da NBA como campeões em título e principais favoritos a repetir o feito da época passada. A formação de Massachusetts, que conta no plantel com o português Neemias Queta, vai atrás do 19º troféu, mas os adversários têm outras ideias. Até porque, nos últimos seis anos, houve outros tantos campeões. Será que não há seis sem sete? Podes apostar em todos os jogos do melhor campeonato do mundo de basquetebol no site da Betano.pt.

Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League

Na última temporada, os Celtics foram, de longe, a melhor equipa da fase regular. Nos Playoffs, ultrapassaram os Miami Heat (4-1), os Cleveland Cavaliers (4-1) e os Indiana Pacers (4-0). Isto antes de chegarem à final. Aqui, bateram os Dallas Mavericks, por 4-1, eles que foram a principal surpresa da NBA. Os texanos eliminaram três equipas que eram favoritas nas respetivas eliminatórias: LA Clippers (4-2), Oklahoma City Thunder (4-2) e Minnesota Timberwolves (4-1).

Campeão é o alvo a abater

Este título dos Celtics acabou com uma seca que durava desde 2008. Igualmente, permitiu aos verdes de Boston isolarem-se na lista de maiores campeões da NBA. São 18 títulos, contra 17 do eterno rival Los Angeles Lakers. Apesar do domínio total ao longo da temporada, muitos foram as vozes que apontaram o facto dos pupilos de Joe Mazzulla terem, no caminho até à final, usufruindo de lesões nas principais estrelas dos adversários, logo, facilitando-lhes a vida nesses confrontos. Mais do que contratar nomes sonantes, a equipa conseguiu foi manter as principais estrelas. Falamos de Jayson Tatum, Jaylen Brown (MVP da final), Derrick White, Kristaps Porzingis, entre outras. Isto permite aos verdes de Boston terem uma base de jogadores que se conhece bem e que está rotinada a jogar entre si.

Os rivais dos Celtics no Oeste

No Oeste, Oklahoma City Thunder e Denver Nuggets, campeões em 2023, foram as melhores equipas na temporada passada e, esta época, voltam a ser apontadas com as principais candidatas, nesta conferência, a chegar à final da liga. Ambos os conjuntos mantiveram os principais jogadores, como Shai Gilgeous-Alexander nos Thunder e Nikola Jokic nos Nuggets, além disso, reforçaram-se com nomes importantes.

Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?

Na formação de Oklahoma, chegou Alex Caruso, por troca com Josh Giddey, que fez o caminho inverso, com destino aos Chicago Bulls, e o poste Isaiah Hartenstein, vindo dos Knicks. Já nos Nuggets, Russell Westbrook (ex-LA Clippers) é reforço sonante, enquanto Saric foi contratado para entrar na rotação da segunda unidade da equipa. Ainda no Oeste, os Dallas Mavericks, finalistas vencidos na temporada transata, conseguiram contratar Klay Thompson (ex-Warriors), o que os coloca, na teoria, mais favoritos do que eram na última época. Com Luka Doncic e Kyrie Irving aptos, este trio promete dar muitas dores de cabeça às defesas adversárias.

As ameaças no Este

No Este, New York Knicks e Philadelphia 76ers são as equipas apontadas como principais adversárias dos Celtics na luta pelo primeiro lugar da conferência. A formação de Nova Iorque apostou forte no reforço da equipa, com o propósito de regressar aos títulos. Falamos das contratações de Mikal Bridges (ex-Brooklyn Nets) e Karl-Anthony Towns (ex-Minnesota Timberwolves), que se juntam a Jalen Brunson, a principal figura da organização. Na formação de Filadélfia, entrou Paul George, que era uma das estrelas dos Clippers, que será a segunda figura dos Sixers, atrás de Joel Embiid.

Os crónicos candidatos ao título da NBA

Equipas como Los Angeles Lakers, Golden State Warriors, Los Angeles Clippers e Milwaukee Bucks podem, nesta fase, não estar entre os principais candidatos ao título. Não obstante, são conjuntos que, quer pela experiência, quer pelos jogadores que possuem, não podem ser descartados na corrida pelos tão ambicionados anéis de campeão. Isto é, os Warriors de Stephen Curry acreditam que ainda podem conquistar mais um título, LeBron James sonha em ter mais um anel de campeão nos Lakers, Giannis Antetokounmpo quer repetir o feito de 2021 e James Harden não pretende acabar a carreira sem um troféu no currículo.