Esta sexta-feira, 7 de junho, realizam-se os jogos das meias-finais masculinas do Torneio de Roland Garros, com o italiano Jannik Sinner a defrontar o espanhol Carlos Alcaraz e o norueguês Casper Ruud a ter pela frente o alemão Alexander Zverev. Curiosamente, nenhum dos quatro conseguiu até aos dias de hoje vencer o Major francês, e Ruud foi o único a chegar à final, tendo sido derrotado por Novak Djokovic na edição de 2023.

De resto, esta será a primeira vez desde 2004 que o torneio terá uma final sem a presença de Rafael Nadal, Roger Federer ou Novak Djokovic. O espanhol foi eliminado por Alexander Zverev logo na primeira eliminatória, o suíço não compete em Roland Garros desde 2021 e o sérvio desistiu há poucos dias, depois de ter passado os oitavos de final, devido a problemas físicos num joelho que o acompanharam em permanência nos últimos jogos que disputou. Apesar das muitas dores, Novak Djokovic até conseguiu qualificar-se para os quartos de final, depois de derrotar Francisco Cerundolo, número 27 do Mundo, por 6-1, 5-7, 3-6, 7-5 e 6-3.

No entanto, no final do desafio dos oitavos de final anunciou que não sabia se conseguiria estar presente no encontro dos quartos. “Tenho um pequeno problema no joelho há algumas semanas, mas hoje escorreguei durante o segundo set e senti uma dor. Tomei muitos comprimidos, que começaram a fazer efeito no final do quarto set, mas não sei se vou conseguir jogar nos quartos de final”, referiu, com os piores receios a confirmarem-se.

Jannik Sinner é o novo número 1 mundial

Nos quartos de final, Djokovic iria ter pela frente Casper Ruud, que assim conseguiu o passaporte para as meias-finais. Outra consequência é o facto de o sérvio deixará de ser o número 1 mundial a partir de 10 de junho. A liderança passará a ser ocupada, pela primeira vez, pelo italiano Jannik Sinner, que aos 22 anos se tornará o 29º homem e no primeiro italiano a chegar ao topo do ranking.

Sinner levou a melhor nos “quartos” sobre o búlgaro Grigor Dimitrov, número 10 do ranking ATP, em três sets sets: 6-2, 6-4 e 7-6 (7-3), em duas horas e 29 minutos, conseguindo pela primeira vez o passaporte para as meias-finais. Já Carlos Alcaraz, número 3 mundial, bateu Stefanos Tsitsipas por 6-3, 7-6(3) e 6-4, após duas horas e meia de “combate”.

Jannik vai tentar vencer o seu segundo Torneio do Grand Slam, repetindo o triunfo que obteve em janeiro de 2024, no Open da Austrália, naquela que foi a sua única presença na final de um dos quatro maiores torneios do mundo. Quanto ao facto de ser o novo líder do ranking ATP, reconhece que isso “significa muito” para ele, mas sublinha que o feito não foi alcançado da forma mais convencional. “Não aconteceu da forma como eu esperava, pois deveu-se à desistência do Novak [Djokovic], algo que também é triste para o torneio”, reconheceu.

Quanto a Carlos Alcaraz, busca a sua terceira final de um Grand Slam, depois de ter ganho as duas anteriores (Open dos Estados Unidos, em 2022, e Wimbledon, em 2023). Na antevisão das meias-finais, desfez-se em elogios ao seu rival, Jannik Sinner. “Vai ser um grande desafio. Eu, favorito? Não me sinto dessa forma, pois neste momento ele é o melhor jogador do mundo e tudo o que faz é perfeito”, atirou.

Esta será a nona ocasião em que Alcaraz e Sinner vão estar frente a frente e irá ser desfeito o equilíbrio perfeito que vigorou até agora (quatro triunfos para cada). Na última vez em que se cruzaram, em março de 2024, o espanhol levou a melhor, nas meias-finais do Torneio de Indian Wells, tendo posteriormente vencido o torneio.

Alexander Zverev: à quarta será de vez?

Na outra meia-final, o norueguês Casper Ruud, número 7 do ranking ATP, vai aparecer “fresquinho” diante do alemão Alexander Zverev, depois de não ter jogado os quartos de final. Recorde-se que nos oitavos de final havia derrotado Taylor Fritz por 7-6(6), 3-6, 6-4 e 6-2. Ruud vai tentar a sua quarta presença na final de um torneio do Grand Slam (terceira consecutiva em Roland Garros) e terminar com a maldição, depois de ter perdido as três anteriores (Open dos Estados Unidos, em 2022 e as duas em Roland Garros).

Quanto a Alexander Zverev, estará pela quarta vez consecutiva nas meias-finais de Roland Garros, esperando que, desta vez, consiga finalmente atingir a final. Nos quartos de final, bateu o australiano Alex de Minaur, 11º do ranking ATP, 6-4, 7-6(5) e 6-4. Zverev, número 4 mundial e recém-vencedor do Masters 1000 de Roma, irá enfrentar Casper Ruud pela quinta vez e, tal como na outra meia-final, o equilíbrio tem sido total, com dois triunfos para cada um até ao momento. Mas atenção, nas duas últimas ocasiões em que se defrontaram, Ruud levou a melhor, tendo a mais recente sido, precisamente nas meias-finais de Roland Garros, em 2023.