Este sábado, 25 de maio, será uma tarde-noite com três finais da Taça que não podes perder. O farto menu de bola começa com o jogo decisivo da Taça de Inglaterra, com o Manchester City e o Manchester United a defrontarem-se a partir das 15h00. Às 19h00 começa a final da Taça da Alemanha, entre FC Kaiserslautern e Bayer Leverkusen, e às 20h00 defrontam-se Lyon e Paris Saint-Germain, na final da Taça de França. Podes apostar nestes três grandes jogos no site da Betano.pt e fica a saber que Manchester City, Bayer Leverkusen e Paris Saint-Germain são favoritos.

Manchester City-Manchester United, 25 de maio, às 15h

Ainda na “ressaca” dos festejos do quarto título de campeão nacional inglês consecutivo, o Manchester City vai tentar juntar a Taça de Inglaterra à sala de troféus, revalidando assim o troféu que alcançou em 2022/23, na altura, curiosamente, igualmente em final diante do Manchester United, que venceu por 2-1. O título de campeão inglês chegou apenas na última jornada, depois da vitória caseira (3-1) frente ao West Ham United, com bis de Phil Foden e um golo de Rodrigo. A formação orientada por Pep Guardiola terminou a competição com mais 2 pontos do que o Arsenal, segundo classificado, e é a primeira tetracampeã em Inglaterra.

Quanto ao Manchester United, este acabou a Premier League 2023/24 da melhor forma, com triunfo por 2-0 no reduto do Brighton & Hove Albion, com golos de Diogo Dalot e Rasmus Højlund, resultado que no entanto foi insuficiente para alcançar um lugar nas competições europeias, em virtude do oitavo lugar final. Os “red devils” só conseguirão esse passaporte caso vençam a final da Taça de Inglaterra, alcançando assim a presença na fase de grupos da Liga Europa.

Na caminhada até à final da Taça de Inglaterra, o Manchester City começou por eliminar o Huddersfield Town, vencendo por 5-0 no Etihad Stadium, tendo-se seguido um triunfo por 1-0 diante do Tottenham, fora de casa, e uma vitória tranquila diante do Luton Town (6-2), igualmente na condição de forasteiro. Nos quartos de final afastou o Newcastle (2-0, em casa) e nas meias-finais, em Wembley, levou a melhor sobre o Chelsea (1-0).

O melhor marcador dos “citizens” esta época na Taça de Inglaterra foi Haaland, com 5 golos, curiosamente todos apontados na goleada diante do Luton Town, seguido de Bernardo Silva, com 3, com o português a ser o único do plantel a marcar golos nos dois últimos desafios da competição. Bernardo Silva que apontou 12 golos e fez dez assistências nos 48 encontros oficiais que disputou em 2023/24.

Quanto ao Manchester United, venceu fora de casa nas três primeiras eliminatórias da Taça de Inglaterra: 2-0 com o Wigan Athletic, 4-2 diante do Newport County e 1-0 frente ao Nottingham Forest. Nos quartos de final afastou o Liverpool FC em Old Trafford, num grande jogo que terminou em 4-3 (após prolongamento) e nas meias-finais sofreu a bom sofrer diante do Coventry City, tendo ganho no desempate por grandes penalidades, após 3-3 no final dos 120 minutos, num encontro em que os “red devils” estiveram a ganhar por 3-0. Bruno Fernandes, com 3 golos, é o melhor marcador do Manchester United nesta edição da Taça de Inglaterra e soma 15 golos e 12 assistências nos 47 desafios oficiais que disputou na corrente temporada.

Para além de Bernardo Silva e Bruno Fernandes, poderá haver mais três portugueses em campo nesta final: Diogo Dalot (Manchester United) e Rúben Dias (Manchester City), dois habituais titulares, e ainda Matheus Nunes, nos “citizens”, ele que normalmente não figura no onze inicial.

O guarda-redes Ederson será ausência certa no lado do Manchester City, tal como Luke Shaw e Malacia no Manchester City, enquanto Harry Maguire, Raphael Varane, Lindelof, Mason Mount e Anthony Martial estão em dúvida nos “red devils”.

Curiosamente, esta será apenas a segunda vez em que os dois rivais de Manchester se encontram na final da Taça de Inglaterra, depois da já referida partida da temporada passada. Se olharmos para o histórico recente de confrontos entre os dois emblemas, em todas as competições, o City tem sido claramente superior: ganhou os últimos três jogos e nos últimos dez, obteve sete triunfos, tendo perdido duas vezes e empatado um. A terminar, refira-se que os “red devils” partem em busca do 13º troféu na Taça de Inglaterra (só o Arsenal, com 14, tem mais), enquanto os “citizens” ganharam sete.

FC Kaiserslautern-Bayer Leverkusen 25 de maio, às 19h

O campeão alemão Bayer Leverkusen, ainda invicto em todas as competições na atual temporada (42 vitórias e nove empates) é super favorito nesta final da Taça da Alemanha, frente ao histórico FC Kaiserslautern, que terminou a Bundesliga 2 na 13ª posição. Os “farmacêuticos” acabaram a sua participação no campeonato com triunfo caseiro (2-0) diante do FC Augsburg, tendo-se tornado na primeira equipa na história a terminar a competição sem desaires. O FC Kaiserslautern também ganhou na despedida da Bundesliga 2 (5-0 ao Eintracht Braunschweig).

Na sua caminhada até à final da Taça da Alemanha, o Bayer Leverkusen começou por golear o FC Teutonia Ottensen (8-0) e o SV Sandhausen (5-2), tendo-se seguido triunfos sobre o SC Paderborn 07 (3-1), Estugarda (3-2) e Fortuna Düsseldorf (4-0). O atacante nigeriano Victor Boniface é o artilheiro da equipa orientada por Xabi Alonso, com 21 golos em 33 desafios oficiais (2 golos em 3 jogos na Taça da Alemanha), mas a maior figura nesta época de sonho tem sido o médio Florian Wirtz, eleito pela Bundesliga o Jogador do Ano.

Quanto ao FC Kaiserslautern, iniciou a sua participação na Taça da Alemanha com esclarecedor 5-0, aplicado ao RW Koblenz, e depois bateu FC Colónia (3-2), FC Nuremberga (2-0), Hertha Berlin (3-1) e 1. FC Saarbrücken (2-0). O melhor marcador da equipa em desafios oficiais é o avançado alemão Ragnar Ache, com 17 golos em 28 partidas, mas só fez dois encontros na Taça da Alemanha, com 1 golo marcado.

Bayer Leverkusen e FC Kaiserslautern nunca se defrontaram na final da Taça da Alemanha e os farmacêuticos vão tentar alcançar o segundo troféu, depois da vitória em 1992/93, enquanto o FC Kaiserslautern ganhou o cetro em duas ocasiões (1989/90 e 1995/96). No histórico total do confronto direto, o FC Kaiserslautern leva vantagem (29 vitórias, 21 derrotas e 12 empates) e os dois emblemas já não se defrontam desde 2014/15, quando o Bayer Leverkusen levou a melhor nos oitavos de final da Taça da Alemanha (2-0, em casa, após prolongamento).

Olympique Lyon-Paris Saint-Germain 25 de maio, às 20h

O campeão francês Paris Saint-Germain está à procura da “dobradinha” e pela frente terá o Olympique Lyon, que chegou a ser uma das grandes desilusões na Ligue 1, mas acabou por amenizar os estragos e terminar na sexta posição. Na última jornada da competição, os parisienses ganharam por 2-0 no reduto do FC Metz, enquanto o Olympique Lyon voltou a demonstrar que está em forma, ao obter o quarto triunfo consecutivo na competição (2-1 na receção ao RC Estrasburgo).

De resto, a brilhante segunda volta (nenhum clube fez mais pontos) e o sexto posto final valeu-lhe a qualificação para a Liga Europa, uma vez que o outro finalista da Taça de França é o campeão Paris Saint-Germain. Foram 37 pontos em 17 desafios para a formação treinada por Pierre Sage, mais 1 do que o Paris Saint-Germain no mesmo período. Isto depois de uma primeira volta horrível, no final da qual o Olympique Lyon ocupava o 15º lugar.

Vários jogadores portugueses estarão em campo nesta final. Na baliza do Olympique Lyon deverá estar Anthony Lopes, que cumpre a 11ª temporada como titular indiscutível. No Paris Saint-Germain, a ver vamos quais os jogadores lusos que irão figurar no onze inicial, sendo que Nuno Mendes e Vitinha (ficaram a descansar no último jogo) têm sido habituais titulares, enquanto Danilo Pereira e Gonçalo Ramos têm alternado a titularidade com o banco.

Vitinha tem sido uma das grandes figuras da formação de Luis Enrique e foi distinguido pelo Sindicato de Jogadores com a presença na Equipa do Ano. O médio soma 9 golos e 5 assistências nos 49 desafios oficiais que disputou esta temporada (não marcou nem assistiu em quatro encontros na Taça de França) numa equipa em que Kylian Mbappé – que fará o seu último jogo pelo clube nesta final – é o futebolista com mais participações em golos em 2023/24. Foram 54, fruto de 44 golos e dez assistências, sendo apenas superado, a nível europeu, pelo sportinguista Gyokeres, com 57 (43 golos e 14 assistências) e por Harry Kane, do Bayern Munique, com 56 (44 golos e 12 assistências).

No Olympique Lyon o artilheiro de 2023/24 é o atacante Alexandre Lacazette, autor de 22 golos em 34 encontros oficiais. Ele que foi o “herói” no último triunfo com o RC Estrasburgo, ao bisar e entregar em “bandeja de prata” o 6º lugar à sua equipa, com ultrapassagem ao RC Lens na reta da meta.

Esta será apenas a segunda vez que Paris Saint-Germain e Olympique Lyon se vão encontrar na final da Taça de França, depois do triunfo dos “les gones” em 2007/08. Foi, curiosamente, o “canto do cisne” do Olympique Lyon no domínio que ostentava no futebol francês: poucos dias antes dessa final, tinha alcançado o heptacampeonato (não voltou a ganhar a prova) e só voltou a ganhar a Taça de França mais uma vez, em 2011/12.

Olhando para os dez últimos jogos oficiais entre Paris Saint-Germain e Olympique Lyon, houve domínio claro do emblema da capital: seis vitórias, dois empates e duas derrotas. Será que desta vez, o favorito vai confirmar o estatuto ou o “velho” Olympique Lyon vai reaparecer?