Não há campeões à quarta jornada, mas qualquer clássico tem uma importância enorme. Não só pelo resultado em si, mas também pela motivação que dá a quem consegue um bom resultado. Dito isto, dia 31 de agosto há jogo grande em Alvalade, com o Sporting a receber o FC Porto. Este é o terceiro duelo entre os dois grandes num espaço de três meses. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e fica desde já a saber que os visitados são favoritos ao triunfo.

Em maio, o FC Porto bateu o Sporting, acabadinho de se sagrar campeão nacional, na final da Taça de Portugal, por 2-1. A 3 de agosto, na Supertaça, novo triunfo azul e branco. Agora por 4-3, isto depois de uma entrada fulgurante dos leões. Estes chegaram a estar a ganhar por 3-0. Vitor Bruno, que se estreou como treinador principal dos dragões nesta partida, entrava assim com o pé direito.

Sporting-FC Porto promete emoção até ao fim

Sporting e FC Porto fizeram o pleno até ao momento na liga portugues. São três vitórias em outras tantas jornadas disputadas. E lideram assim a competição, na companhia do Famalicão. O campeão nacional ja apresenta, de longe, o melhor ataque da prova, com 14 golos. Já os dragões ainda não sofreram qualquer golo no campeonato. Os pupilos de Rúben Amorim arrancaram a defesa do título, com um triunfo caseiro diante do Rio Ave, por 3-1.

Seguiram-se depois duas goleadas longe de Alvalade. 1-6 na casa do Nacional e 5-0 no estádio do Farense. Viktor Gyökeres, com seis golos, e Pedro Gonçalves, com três tentos apontados e duas assistências, têm sido os jogadores em destaque nos leões. Os azuis e brancos começaram a liga com vitória no Dragão, diante do Gil Vicente, por 3-0. Depois, triunfo nos Açores frente ao Santa Clara, por 0-2, e aplicaram o mesmo resultado na receção ao Rio Ave. Galeno, com três golos, e Iván Jaime, com dois tentos apontados, e outras tantas assistências, têm sido as principais armas ofensivas da equipa liderada por Vítor Bruno.

Equilíbrio nos últimos clássicos

Mas cada jogo é um jogo e isso aplica-se ainda mais aos clássicos, em que tudo pode acontecer. Por isso, espera-se um grande embate entre estes dois rivais no relvado de Alvalade. Tal como tem acontecido nas últimas épocas. O arranque de campeonato de leões e dragões está dentro do esperado e, apesar deste clássico não decidir nada, ambos os conjuntos quererão certamente passar uma mensagem de poderio ao adversário. E aos restantes clubes que competem na liga portuguesa.

Lê ainda: Betano lança Slots e Blackjack dos 3 Grandes

Até ao momento, e tendo em conta apenas partidas disputadas em Alvalade e a contar para o campeonato, o Sporting apresenta melhores resultados. São 46 vitórias, 23 empates e 21 derrotas, em 90 duelos. Nos últimos dez confrontos, o equilíbrio tem sido uma constante, com três triunfos caseiros, dois forasteiros, isto além de cinco empates. Na temporada transata, a vitória caiu para o lado leonino, com Viktor Gyökeres e Pedro Gonçalves a marcarem os golos do Sporting.

As estrelas

Gyökeres leva quatro clássicos com o FC Porto e regista três golos, tendo ainda realizado outras tantas assistências, duas delas no desafio da Supertaça. Já Pedro Gonçalves defrontou os azuis e brancos em 13 ocasiões e apontou três tentos. O último dos quais foi na recente derrota por 4-3. O mais certeiro no plantel do FC Porto, diante do Sporting, é Galeno, com quatro golos. Um deles foi ainda ao serviço do SC Braga, sendo que bisou frente aos leões na partida da Supertaça.

Não percas: Manchester City atrás do penta, mas a concorrência é forte

Além dos nomes referidos, Sporting e FC Porto contam com vários jogadores que podem desequilibrar uma partida. Ou que são fundamentais na manobra das respetivas equipas. Nos leões, Gonçalo Inácio, Trincão, Morita e Hjulmand mantêm o seu estatuto de peças fulcrais para Rúben Amorim, enquanto nos dragões há uma mistura de titulares que transitam da época passada e de jogadores que têm merecido a confiança de Vitor Bruno, como Iván Jaime, Fran Navarro, Martim Fernandes, entre outros.

Benfica atento ao clássico

Nesta ronda, o Benfica desloca-se ao campo do Moreirense, terreno onde registou um nulo na época transata. As águias começaram o campeonato com uma derrota fora com o Famalicão (2-0), mas depois venceram em casa os dois desafios seguintes: 3-0 ao Casa Pia e 1-0 diante do Estrela. Os pupilos de Roger Schmidt somam assim seis pontos e vão estar atentos ao desenrolar do grande clássico desta jornada. Sobre este jogo, sabe ainda que o Benfica é favorito à vitória, segundo as odds da Betano.pt.