Sporting e Benfica vão disputar a final da Taça da Liga, no 11 de fevereiro, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, palco do jogo decisivo da competição pelo quinto ano consecutivo. Podes apostar neste encontro no site da Betano.pt e, fica desde já a saber, que os leões são ligeiramente favoritos ao triunfo.


O Benfica é o maior vencedor da prova, com sete troféus conquistados, ao mesmo tempo que não vence a competição desde 2015/16. Em segundo lugar, está o Sporting, com quatro títulos, o último em 2021/22. Segue-se o SC Braga com três (é o atual campeão) e depois há três equipas com um. São FC Porto, Moreirense e Vitória de Setúbal. Na final da época passada, os bracarenses bateram na final o Estoril, após a marcação de grandes penalidades (1-1, ao cabo dos 90 minutos).

O caminho até à final da Taça da Liga

A Taça da Liga sofreu uma alteração de formato, a qual entrou em vigor esta temporada. Ou seja, depois de duas edições com fase de grupos e final four, a competição passou a ser disputada por apenas oito clubes. Por conseguinte, estes conjuntos começaram logo nos quartos de final. As equipas que se qualificaram para participar na Taça da Liga foram as seis primeiras classificadas do campeonato na época transata. E ainda os dois primeiros da classificação final da Segunda Liga. Posto isto, Sporting, Benfica, FC Porto, Vitória SC, SC Braga e Moreirense classificaram-se por estarem presentes no top-6 da Primeira Liga. Já o Santa Clara e CD Nacional garantiram vaga por terem terminado nos dois lugares cimeiros da segunda liga.

Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League

Nos “quartos”, o Sporting recebeu e venceu o Nacional (3-1) e o Benfica bateu na Luz o Santa Clara (3-0). Nestes encontros, destaque para as exibições do benfiquista Pavlidis, com dois golos e uma assistência diante dos açorianos, já Gyökeres bisou frente aos madeirenses. Nas meias-finais, o Sporting bateu o FC Porto, por 1-0, com mais um golo de Gyökeres, neste que foi o terceiro clássico da temporada entre os dois rivais. Já os encarnados “vingaram” a derrota diante do SC Braga, em casa, por 1-2 e a contar para o campeonato, ao derrotar os minhotos nesta fase da prova, por 3-0, com dois tentos de Di Maria e um de Carreras.

Águias com vantagem no histórico

Os dois rivais de Lisboa já se defrontaram em quatro ocasiões na Taça da Liga, com duas vitórias para o Benfica, uma para o Sporting e houve ainda um empate. Dois destes confrontos foram em finais e os outros dois em meias-finais. O primeiro embate foi no jogo decisivo da competição em 2008/09 e, depois de um empate a um golo, as águias levaram a melhor no desempate através das grandes penalidades. Na temporada seguinte, o Benfica goleou o Sporting, por 4-1, nas “meias”, e houve novo triunfo, nesta fase da prova, agora em 2010/11, por 2-1. Por fim, o último duelo aconteceu na final da edição de 2021/22 e, desta feita, os leões bateram o adversário, por 2-1.

Vê também: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?