Quinta-feira, dia 9 de maio, vai ficar a conhecer-se os finalistas da Liga Europa e o conjunto que falta na Liga Conferência, com a realização das segundas mãos das meias-finais das respetivas provas. A Fiorentina já garantiu vaga na final da Liga Conferência, depois de ter vencido o Club Brugge, na primeira mão, em casa, por 2-1, e arrancado um empate a um golo na deslocação à Bélgica, no segundo embate.

Podes apostar nos desafios desta segunda mão das meias-finais no site da Betano.pt e fica a saber que o Bayer Leverkusen, no mercado de longo prazo, é o indiscutível favorito a vencer a Liga Europa, enquanto o Olympiacos é a equipa com odds mais favoráveis para levantar o troféu da Liga Conferência.

Bayer Leverkusen-AS Roma

Na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, o Bayer Leverkusen foi a Itália derrotar a AS Roma, por 0-2, com golos de Wirtz e Andrich, resultado que permite aos germânicos estar com pé e meio na final da prova. Os pupilos de Xabi Alonso continuam arrasadores e vão em 48 jogos consecutivos sem derrotas e, nem mesmo depois do título inédito de campeão nacional, tiraram o pé do acelerador. Já os romanos, desceram para o sexto lugar na última jornada da Serie A, o que quer dizer que estão fora dos lugares de acesso à próxima edição da Champions, o que podem conseguir, caso vençam esta competição.

O Bayer Leverkusen teve uma fase de grupos na Liga Europa 100 por cento vitoriosa, opondo-se ao BK Hacken, Molde e Qarabag. Nos oitavos de final ultrapassou, de novo, o Qarabag, com muitas dificuldades (2-2 fora, na primeira mão e 3-2 em casa, com os seus dois últimos golos obtidos em tempo de compensação), enquanto nas quartos de final levou a melhor sobre o West Ham (2-0 na Alemanha e empate a uma bola em Inglaterra).

A AS Roma, começou por terminar a fase de grupos no segundo lugar (na altura, ainda com José Mourinho como treinador), atrás do Slavia Praga, tendo por isso disputado o “play-off” de acesso aos oitavos de final. Nessa fase, já com Daniele De Rossi no comando técnico, afastou o Feyenoord com grandes dificuldades (1-1 nas duas mãos e triunfo no desempate por grandes penalidades). Depois, os “giallorrosi” levaram a melhor sobre o Brighton & Hove Albion (vitória por 4-0 em casa e derrota por 0-1 fora) e bateram o AC Milan, com duplo triunfo – 1-0 em San Siro e 2-1 no Olímpico de Roma.

No Bayer Leverkusen, o atacante nigeriano Victor Boniface é o artilheiro (18 golos em 30 desafios oficiais), partilhando com o avançado checo Patrik Schick o estatuto de melhor marcador da equipa nesta Liga Europa, ambos com 5 golos. Uma das grandes figuras da AS Roma esta temporada tem sido o experiente ponta de lança Romelu Lukaku, melhor marcador da equipa, com 19 golos em 42 partidas oficiais e a Liga Europa é a prova na qual melhor rendimento apresenta (7 golos em 11 desafios).

Contando com o duelo da semana passada, a AS Roma e Bayer Leverkusen já se defrontaram por sete vezes nas competições europeias, com ambos os conjuntos a conseguirem duas vitórias, isto além de três empates. O último confronto aconteceu precisamente nas meias-finais da Liga Europa, na época transata, com a AS Roma a qualificar-se para a final (ganhou 1-0 em casa e empatou 0-0 fora), tendo acabado por ser derrotado no jogo decisivo pelo Sevilha FC, no desempate por penáltis.

Em casa, e contra equipas italianas, o saldo da formação de Leverkusen é negativo, com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas, sendo que nos últimos quatro duelos registou dois desaires e duas igualdades. O último triunfo aconteceu diante da Lazio, por 3-0, em 2015/16, na Liga dos Campeões. No caso dos romanos, quando se analisa as deslocações à Alemanha, o balanço não lhes é favorável, com 12 derrotas, dois empates e apenas quatro vitórias. Sobre este jogo fica ainda a saber que os visitados são favoritos à vitória.

Atalanta-Olympique Marselha

Curioso confronto entre o Olympique Marselha, “carrasco” do Benfica nesta edição da Liga Europa e a Atalanta, equipa que eliminou o Sporting. Na primeira mão, em França, registou-se um empate a um golo, com Scamacca a dar vantagem aos forasteiros, aos 11 minutos, mas aos 20’ Mbemba fez o resultado final. Neste momento, a Atalanta é quinta classificada na liga italiana e está bem colocada para garantir presença na próxima edição da Champions via campeonato, já o Marselha, atual sétimo na liga francesa, está fora dos lugares de acesso às competições europeias de 2024/25.

A Atalanta começou por ser primeiro classificado na fase de grupos da Liga Europa, à frente do Sporting, e nos oitavos de final, de novo diante dos leões, empatou 1-1 em Alvalade e triunfou por 2-1 em Bérgamo. Nos quartos de final ultrapassou sensacionalmente o Liverpool FC, primeiro batendo os “reds” em Inglaterra (3-0) e, depois, perdendo pela margem mínima (0-1) em Itália.

O Marselha terminou a fase de grupos na segunda posição, atrás do Brighton & Hove Albion, tendo depois levado a melhor, no “play-off”, sobre o Shakhtar Donetsk (empate a duas bolas fora e triunfo caseiro por 3-1). Nos oitavos de final, superiorizou-se ao Villarreal (4-0 em casa, tendo ainda sofrido um pouco na derrota forasteira por 1-3), enquanto nos quartos de final, começou por ser derrotado pelo Benfica, na Luz, por 1-2, tendo ganho por 1-0 em França e levado a melhor no desempate por grandes penalidades.

Pierre Aubameyang é a grande figura deste Olympique Marselha e melhor marcador da equipa, com 26 golos em 46 jogos oficiais (10 golos e 4 assistências nos 12 encontros que disputou na Liga Europa). Na Atalanta, o atacante Gianluca Scamacca tem brilhado a grande altura nesta Liga Europa, competição em que marcou seis dos 14 golos que tem na atual temporada.

A Atalanta só conta até agora com dois jogos em casa diante equipas gaulesas e venceu os dois. Em 1966 bateu o Estrasburgo, por 6-1, enquanto em 2017/18 derrotou o Lyon, por 1-0. No caso do Marselha, as visitas a Itália não têm corrido bem, com uma vitória, cinco empates e seis desaires em 12 deslocações. Sobre este jogo fica ainda a saber que a formação de Bérgamo é favorita, isto segundo as odds da Betano.pt.

Fiorentina à espera de Olympiakos ou Aston Villa

A vitória do Olympiakos na casa do Aston Villa, na primeira mão, por 2-4, foi a grande surpresa da primeira mão das meias finais da Liga Conferência. Ayoub El Kaabi foi a figura do encontro, com um hat-trick, e Hezze também marcou para os forasteiros. Na formação da casa, os golos de Ollie Watkins e Diaby atenuaram a derrota.

Sublinhe-se que a equipa de Birmingham tem fortes pergaminhos nas competições uefeiras, pois ganhou a Taça dos Campeões em 1981/82 e a Supertaça Europeia que se seguiu. Quanto ao Olympiakos, chegou pela primeira vez na história às meias-finais de uma competição europeia.

O Aston Villa, que na próxima temporada será patrocinado pela Betano, teve de realizar 12 jogos para chegar a esta fase da Liga Conferência: dois no “play-off” de acesso à fase de grupos, concluído com confortável 8-0 aplicado aos escoceses do Hibernian, seis na fase de grupos, que venceu, com mais 1 ponto do que o segundo, Légia Varsóvia, e quatro nas eliminatórias, tendo levado a melhor sobre o Ajax e o Lille.

O Olympiakos já disputou 16 desafios nas competições europeias em 2023/24. Começou por quatro na qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, que concluiu com sucesso, prosseguiu com seis nessa fase de grupos (terminou o seu grupo em terceiro lugar, atrás de West Ham e Friburgo), enquanto na Liga Conferência bateu o Ferencváros no “play-off”, Maccabi Tel Aviv nos oitavos de final e Fenerbahçe nos quartos de final.

Os gregos contam com sete portugueses no plantel: os centrais Rúben Vezo e David Carmo, os médios João Carvalho, André Horta e Chiquinho, e ainda os avançados Gelson Martins e Daniel Podence. Este último é o segundo melhor marcador da equipa, com 14 golos oficiais, atrás do ponta de lança marroquino Ayoub Kaabi, que já faturou em 30 ocasiões.

No Aston Villa, o avançado inglês Ollie Watkins, com 28 golos em 46 encontros, tem sido um dos grandes destaques da equipa comandada por Unai Emery, técnico espanhol que pretende conquistar o seu quinto troféu europeu, depois de quatro Ligas Europas (três no Sevilha FC e uma no Villarreal).

O guarda-redes Emiliano Martinez será ausência de peso para os dois jogos desta eliminatória, depois de ter saído lesionado no último desafio, com o Chelsea. Recorde-se que o argentino foi decisivo na segunda mão dos quartos de final da Liga Conferência, com o Lille, ao defender duas grandes penalidades no desempate. Sobre este jogo, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos à vitória, isto segundo as odds da Betano.pt.