Este fim de semana de bola tem muito por onde se pegar. Além dos jogos dos três grandes em Portugal, há ainda partidas entre candidatos ao título em Inglaterra, Itália, França e Espanha. O destaque maior vai para o El Clásico, entre Real Madrid e FC Barcelona, no Santiago Bernabéu. Podes apostar em todos estes encontros no site da Betano.pt, bem como nos restantes embates das respetivas jornadas.
Em Portugal, disputa-se a nona ronda, numa altura em que o Sporting lidera com 24 pontos. Tem mais três que o FC Porto e oito que o Benfica, que por sua vez tem uma partida em atraso (fora com o Nacional). Nesta jornada, o campeão desloca-se ao terreno do Famalicão no sábado, dia 26, às 20h30. Um dia depois o Benfica recebe o Rio Ave, às 18h, enquanto os dragões fecham a ronda na segunda-feira, no campo do AVS, às 20h15. Começando pelo duelo entre leões e Famalicão, que é atual sétimo classificado, com 13 pontos, os pupilos de Rúben Amorim dão-se bem nestas deslocações. São seis vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, em 2019/20, por 3-1. O Sporting venceu nas duas últimas visitas ao terreno deste adversário, mas registou dois empates nas idas anteriores a Famalicão.
Passando para o jogo do Benfica, os pupilos de Bruno Lage têm pela frente um adversário que nunca venceu na Luz. Em 29 duelos são 25 triunfos para os visitados e quatro empates. Os encarnados levam 15 vitórias consecutivas e tem havido muitos golos nestes embates. Em nove deles marcou-se pelo menos quatro golos. E em seis destes duelos chegou-se mesmo aos seis tentos apontados. O FC Porto fecha a jornada no campo do AVS, conjunto contra quem não tem histórico. É que é um clube recente e que ocupou o espaço do histórico Desportivo das Aves,. Subiu esta temporada ao primeiro escalão do futebol nacional. Sobre os três encontros dos grandes fica ainda a saber que Sporting, Benfica e FC Porto são considerados favoritos nos respetivos encontros, segundo as odds da Betano.pt.
O principal clássico do futebol europeu é seguido por milhões de pessoas por esse mundo fora. Falamos do duelo entre Real Madrid e FC Barcelona, que medem forças no sábado, dia 27 de outubro, às 20h. Após 10 jornadas disputadas, os catalães lideram a liga com 27 pontos, mais três que os merengues, e sete que o Atlético Madrid, que será certamente um espectador atento a este jogo. O Barça regista nove vitórias e uma derrota no campeonato, com 33 golos marcados e 10 sofridos. Os pupilos de Hansi Flick só não venceram o Osasuna fora, partida em que perderam por 4-2. Por outro lado, os blancos seguem invictos, mas já levam três empates, todos com o mesmo resultado (1-1): fora com o Maiorca, Las Palmas e Atlético Madrid.
Historicamente, o Real Madrid leva vantagem nestes clássicos, quando disputados na capital espanhola e a contar para o campeonato. Em 94 confrontos, os visitados registam 56 vitórias, os forasteiros 23 e houve ainda 13 empates. No entanto, nos dez embates mais recentes há um ligeira superioridade visitante, com cinco triunfos contra quatro caseiros, isto além de uma igualdade. Por norma, há bastantes golos nestes jogos, como aconteceu em 2008/09, quando os catalães golearam os merengues por 2-6.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Nos dez clássicos mais recentes, por exemplo, marcou-se pelo menos três golos em oito deles. E, em seis, chegou-se mesmo aos quatro tentos apontados. A título individual vão estar frente a frente os dois melhores marcadores da liga. Falamos de Lewandowski, com 12, e Mbappé, com seis, mas há mais estrelas em ambos os conjuntos. Nomes como Vini Jr, Rodrygo, Raphinha e Lamine Yamal, só para citar alguns, podem decidir o El Clásico. Sobre este grande jogo, fica a ainda saber que os blancos são favoritos, isto segundo as odds da Betano.pt.
Como já deu para perceber, este fim de semana é rico em duelos de gigantes, nas principais ligas europeias. Se em Espanha é o El Clásico que chama atenção, em Inglaterra o líder Liverpool desloca-se ao campo do Arsenal, em Itália, o campeão Inter Milão recebe a Juventus e em França os rivais Olympique de Marselha e PSG vão medir forças no Vélodrome.
Em Inglaterra, o Liverpool lidera a liga após oito jornadas, com 21 pontos (sete triunfos e uma derrota, esta em casa com o Nottingham Forrest, por 0-1). Já os gunners são terceiros, com 17 (cinco triunfos, dois empates e uma derrota). Mas chegam a este jogo na sequência de um desaire no terreno do Bournemouth. O Manchester City, segundo, com 20 pontos, é parte interessada neste embate e pode, caso vença o seu jogo (em casa com o Southampton) e os reds não façam o mesmo diante do Arsenal, subir ao topo da classificação.
Historicamente, o Arsenal leva larga vantagem nestes confrontos, quando disputados em Londres e a contar para o campeonato, com 43 vitórias, 33 empates e 22 derrotas. No entanto, os dez duelos mais recentes estão mais equilibrados. Houve quatro triunfos caseiros, três forasteiros e ainda houve três igualdades. Em quatro destes dez clássicos marcou-se pelo menos cinco golos e apenas um deles acabou com menos de dois tentos apontados.
A nível individual, Kai Havertz, com quatro golos, é o melhor marcador dos gunners. Sendo que há ainda quatro jogadores nos londrinos com dois. Nos forasteiros, Salah e Luis Diaz, ambos com cinco, serão certamente as principais ameaças para as redes do Arsenal. No capítulo das assistências, Saka, com sete, é o líder deste ranking do campeonato. No Liverpool, Salah volta a estar em destaque, com cinco passes certeiros para golo. Sobre este grande jogo fica ainda a saber que os visitados são favoritos ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.
Em Itália, o atual campeão recebe a Juventus, que tem como objetivo voltar a vencer o scudetto. Ao cabo de oito rondas, o Nápoles lidera com 19 pontos, mais dois que os nerazzurri e três que a vecchia signora. Esta é a única formação invicta da prova, mas já soma quatro empates. Até hoje, os dois rivais já se defrontaram em 98 ocasiões, em partidas disputadas em Milão e a contar para a Serie A. Os interistas registam 41 triunfos, os bianconeri 26 e houve ainda 31 empates. Nos dez embates mais recentes, os forasteiros venceram quatro, os visitados três, isto além de três igualdades.
Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League
Em seis destes confrontos marcou-se no máximo dois golos. E nas duas últimas temporadas bastou um tento apontado para dar a vitória ao Inter em 2023/24 e à Juve em 2022/23. A título individual, no Inter de Milão o homem golo tem sido Marcus Thuram, com sete. Já nos forasteiros o mais certeiro é Vlahovic, com cinco. No capítulo das assistências, ninguém se destaca nos interistas, mas na vecchia signora os nomes a reter são Samuel Mbangula e Kenan Yildiz, com duas. Sobre este jogo fica ainda a saber que o campeão é favorito, de acordo com as odds da Betano.pt.
Para terminar este fim de semana com grandes jogos, há ainda um Olympique de Marselha-PSG. Isto numa altura em que o AS Monaco lidera a liga, com 20 pontos, os mesmos que os parisienses. Já a formação de Marselha é terceira, a três pontos do duo da frente. Estes duelos costumam ser rasgadinhos, com muita picardia dentro e fora de campo. Principalmente, quando são disputados no Vélodrome. Historicamente, o conjunto da casa leva vantagem nestes duelos, a contar para a liga, com 22 triunfos, nove empates e 13 derrotas.
Não percas: Liga Europa: Vencedor terá ligação a Portugal?
No entanto, nos 11 clássicos mais recentes os visitados não averbaram nenhuma vitória. São três empates e oito derrotas, quatro nos últimos cinco confrontos. Além disso, a formação da casa não conseguiu marcar qualquer golo nos cinco últimos desafios. Mason Greenwood (seis golos) e Luis Henrique (quatro) são os mais certeiros no conjunto da casa. Nos forasteiros o destaque vai para Bracola, com sete golos. Nas assistências, há dois jogadores com três no Marselha, já no PSG o nome a reter é o de João Neves. Com seis, ex-Benfica é líder deste ranking da liga francesa. Para finalizar, fica ainda a saber que os forasteiros são favoritos, de acordo com as odds da Betano.pt.