O FC Porto entra em campo na quinta-feira e está em jogo o seu futuro na Liga Europa, quando defrontar a AS Roma, em Itália, na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da competição. Em caso de qualificação azul e branca, a formação lusa defronta depois a Lazio ou o Athletic Bilbau. Podes apostar neste grande jogo no site da Betano.pt e, fica desde já a saber, que os romanos são favoritos à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.
Vê também: Vencedor terá ligação a Portugal?
Esta época arrancou a 54ª edição desta competição de clubes, a 16ª desde que deixou de ser Taça UEFA e passou para Liga Europa. É também a primeira sob o novo formato. A final tem lugar no Estádio de San Mamés, em Bilbau, Espanha, a 21 de maio. Como de costume, o vencedor garante um lugar na Champions da próxima temporada, mas apenas se tenha falhado a qualificação através da liga nacional.
A maior mudança na prova aconteceu na fase de grupos. Ou seja, esta passou a ter uma única fase de liga com 36 equipas. Cada conjunto defrontou oito equipas diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançaram para os oitavos de final. As equipas que terminaram entre o nono e o 24º lugar irão disputar o play-off da fase a eliminar, com os vencedores a apurarem-se para os oitavos. A partir daí serão eliminatórias.
Vê também: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Os portistas terminaram a fase de liga da prova no 18º lugar, com 11 pontos (três vitórias, dois empates e três desaires). Por seu turno, a AS Roma foi 15ª, com mais um ponto, e três triunfos, outras tantas igualdades e dois desaires. Os vencedores do play-off irão juntar-se, nos oitavos, aos oito melhores da fase de liga. São eles, a saber: Manchester United, treinado por Ruben Amorim, Lazio, Athletic Bilbau, Olympiacos, Rangers, Eintracht Frankfurt, Rangers e Tottenham.
Na primeira mão deste play-off, os azuis e brancos não foram além de um empate no Dragão diante dos giallorossi, a um golo. Celik deu vantagem aos italianos, no fim da primeira parte, e Francisco Moura, aos 67’, fez o resultado final. Esta igualdade deixa tudo em aberto para este segundo duelo, sendo que os portistas têm saldo positivo diante dos romanos. No total dos confrontos, os dois conjuntos mediram forças em sete ocasiões, com três triunfos portugueses, um italiano e houve ainda três empates.
Se tivermos em linha de conta apenas os embates realizados na capital italiana, cada conjunto alcançou um triunfo, isto além de uma igualdade. O empate a zero aconteceu na segunda ronda das Taças das Taças, em 1981/82, a vitória forasteira foi mais recente, com 3-0 favorável aos dragões, na fase de qualificação da Champions, em 2016/17, e no último confronto houve triunfo caseiro, por 2-1, na Liga dos Campeões, em 2018/19.
Lê ainda: Betano patrocina UEFA Europa League e UEFA Conference League
Nesta edição da Liga Europa, e enquanto equipa visitante, o FC Porto apresenta duas derrotas (3-2 contra o Glimt e 2-1 com a Lazio), um empate (2-2 com o Anderlecht) e triunfo diante do Maccabi Tel Aviv (0-1). Por seu lado, os romanos, como visitados, empataram com o Athletic Bilbau (1-1) e depois registaram três vitórias contra Dinamo Kiev (1-0), SC Braga (3-0) e Eintracht Frankfurt (2-0). A título individual, Samu, com cinco golos, é claramente o marcador de serviço dos dragões nesta competição, enquanto nos forasteiros o melhor é Dovbyk, com dois tentos. No capítulo das assistências, João Mário e Pepê no FC Porto e Angelino na AS Roma, todos com duas, são os nomes a destacar.