FC Porto-SC Braga é o jogo cabeça de cartaz da oitava jornada da liga portuguesa. Já o Sporting recebe o Casa Pia e o Benfica viaja até à Madeira para medir forças com o Nacional. Podes apostar nestes encontros, bem como nas restantes partidas da ronda no site da Betano.pt. Ao cabo de sete jornadas, o Sporting lidera a competição, com 21 pontos e um registo perfeito de sete vitórias em outros tantos jogos. FC Porto, com 18 pontos (seis triunfos e uma derrota), e Benfica, com 15 (cinco vitórias, um empate e um desaire), fecham o pódio. Os três grandes são favoritos nos respetivos encontros, segundo as odds da Betano.pt e querem evitar deslizes na ressaca europeia.

Sporting-Casa Pia, 5 de outubro, às 20h30

Os dois conjuntos só se defrontaram em três ocasiões, em jogos da liga portuguesa, e todos terminaram com vitória caseira. 5-1 em 1938/39, 3-1 em 2022/23 e 8-0 na temporada passada, numa das maiores goleadas na história dos leões. Coates, Trincão e Gyökeres bisaram e o restantes golos foram da autoria de Geny Catamo e Pedro Gonçalves. O campeão nacional leva 20 desafios consecutivos a vencer em Alvalade (17 em 2023/24 e três esta temporada) e tem pela frente o oitavo classificado, o Casa Pia, que tem 8 pontos, fruto de dois triunfos e dois empates, estes nas últimas duas jornadas: em casa diante do Vitória Guimarães e fora com o Gil Vicente.

Perante o seu público, o Sporting leva sete golos apontados e zero sofridos e no total tem 25 tentos apontados na prova e apenas dois encaixados. Já o Casa Pia, enquanto conjunto forasteiro, regista um triunfo em três deslocações, este no terreno do Estrela da Amadora (0-1. No campeão nacional, Viktor Gyökeres (10 golos), Pedro Gonçalves (quatro golos e três assistências) e Trincão (três golos e quatro assistências) têm estado em destaque. Nos visitantes, o nome a reter é o de Cassiano, com dois golos e outras tantas assistências. A meio da semana os leões empataram fora com o PSV, em partida da Champions, e querem agora voltar aos triunfos, já nesta ronda da liga portuguesa.

Nacional-Benfica, 6 de outubro, às 18h

No domingo, o primeiro grande a entrar em campo é o Benfica, que joga fora com o Nacional. As águias apresentam cinco triunfos em outros tantos desafios, a contar para todas as competições, isto desde que Bruno Lage pegou na equipa. O último foi contundente, com uma goleada em casa diante do Atlético Madrid, por 4-0, em jornada da Liga dos Campeões. O Nacional é atualmente antepenúltimo, com cinco pontos, na sequência de uma vitória (2-0 em casa frente ao Farense) e um empate. Na condição de visitada, a equipa perdeu 1-6 com o Sporting e 0-3 com o SC Braga. Nas últimas três jornadas, apresenta um empate e dois desaires.

Lê ainda: Três grandes prometem luta intensa pelo título

Historicamente, o Benfica regista 14 vitórias, dois empates e quatro derrotas em 20 deslocações à casa deste adversário. Além disso, os encarnados vão em seis triunfos consecutivos: em três deles apontaram quatro golos, em dois marcaram três e ficaram-se pelos dois em apenas um duelo. A última vitória caseira aconteceu em 2010/11, por 2-1. No Benfica, há quatro jogadores com dois golos apontados nesta liga (Aktürkoglu, Kökçü, Florentino e Pavlidis), já nas assistências o destaque vai para as três realizadas por Kökçü. Nos visitados, há também quatro jogadores com o mesmo número de tentos apontados, mas neste caso é apenas um.

FC Porto-SC Braga, 6 de outubro, às 20h30

É o jogo de maior destaque da ronda e o que fecha a oitava jornada da liga portuguesa. Neste momento, o FC Porto é segundo, com 18 pontos e a três pontos do líder Sporting, já os minhotos são quintos, com 14. Os pupilos de Vítor Bruno, que a meio da semana tiveram um duro teste diante do Manchester United (3-3), a contar para a Liga Europa, estão na luta pelo primeiro lugar, com exibições sólidas e em que o onze inicial tem uma mistura de jogadores que já eram titulares na temporada passada, com outros que estão agora a ganhar mais protagonismo.

Nomes como Diogo Costa, Galeno, Pepê, Nico González e Alan Varela têm agora a companhia no onze inicial de colegas como Iván Jaime, Samu Omorodion, Nehuén Pérez e Martim Fernandes, isto só para citar alguns, já que há mais atletas que têm tido a confiança de Vítor Bruno para ajudar a equipa nos jogos até agora disputados. Já o SC Braga tem tido alguns resultados inesperados e começou a temporada com uma mudança de técnico. Daniel Sousa foi despedido, depois do empate na primeira jornada, diante do Estrela da Amadora (1-1). Para o lugar do antigo treinador do Arouca entrou Carlos Carvalhal, que já contava com uma passagem pelo banco dos minhotos.

Grandes querem evitar deslizes na ressaca europeia

No histórico de confrontos entre os dois conjuntos, em jogos no Dragão e a contar para a liga, há uma supremacia óbvia do FC Porto nestes duelos com o SC Braga. Em 68 confrontos, os azuis e brancos registam 56 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas. Nos 18 embates mais recentes, o FC Porto apresenta 15 triunfos, dois empates e um desaire, o qual aconteceu em 2019/20, por 1-2: Fransérgio deu vantagem aos minhotos, aos cinco minutos, aos 58’ Tiquinho fez o 1-1, mas aos 75’ Paulinho estabeleceu o resultado final. Em 10 destes duelos, houve pelo menos três golos e em oito marcou-se no mínimo quatro tentos. Os resultados mais expressivos foram 4-1 (2022/23), 5-1 (2009/10) e 4-0 (2007/08).

Vê também: Manchester City atrás do penta, mas a concorrência é forte

O FC Porto chega a este confronto na sequência de quatro vitórias consecutivas nas receções aos minhotos. Na temporada passada, triunfo por 2-0 (com golos de Fábio Cardoso e Evanilson), em 2022/23 goleada por 4-1 e, antes disso, 1-0 (2021/22) e 3-1 (2020/21). Nos dragões, destaque para os cinco golos de Galeno e para os quatro de Samu Omorodion e para as assistências de Francisco Moura (três) e Iván Jaime (duas). Nos visitantes, há quatro jogadores com dois tentos apontados e três com duas assistências, sendo que Bruma e Gabri Martínez prometem ser as principais ameaças para a baliza de Diogo Costa.