Os três grandes jogam em dias diferentes, na 10ª jornada da liga portuguesa, que começa sexta-feira, dia 1 de novembro, e prolonga-se até segunda-feira. O Sporting dá o pontapé de saída à ronda, em casa, diante do Estrela da Amadora. Depois, o Benfica entra em campo, fora, frente ao Farense. O FC Porto é o último em ação, no Dragão, contra o Estoril. Podes apostar nestes encontros no site da Betano.pt, bem como nos restantes desafios da jornada. Neste momento, o Sporting é líder com 27 pontos, com registo 100 porcento vitorioso (nove em nove). Segue-se o FC Porto, com 24 (oito triunfos e um desaire, em Alvalade, por 2-0), e o Benfica fecha o pódio, com 19, e menos uma partida realizada. Os encarnados registam seis vitórias, um empate (fora com Moreirense) e uma derrota (no terreno do Famalicão).
Os leões vão em 21 vitórias consecutivas em casa: 17 na época passada e quatro já esta temporada. Começaram por bater o Rio Ave, por 3-1, depois o FC Porto (2-0), AVS (3-0) e Casa Pia (2-0). Nesta ronda, o Sporting recebe o Estrela da Amadora, atual 16º, com seis pontos (uma vitória, três empates e cinco derrotas). A formação da Reboleira ainda não venceu como visitante, averbando uma igualdade e três desaires.
Não percas: Liga Europa: Vencedor terá ligação a Portugal?
Os dois conjuntos mediram forças em 17 ocasiões até ao momento. Isto contabilizando apenas desafios em Alvalade e a contar para a liga. Os verdes e brancos registam 11 triunfos, três empates e outras tantas derrotas. Os visitados venceram os quatro confrontos mais recentes, mas antes desta sequência foram batidos pelo Estrela, em 2005/06, por 0-1. Nos dez últimos duelos, em seis deles marcou-se pelo menos três golos e em quatro apontou-se quatro ou mais.
Nos “leões”, Viktor Gyökeres continua a ser um terror para as balizas contrárias, com 12 golos já apontados nesta liga. Pedro Gonçalves (quatro golos e três assistências) e Trincão (três golos e cinco assistências) têm estado em bom plano também. Nos forasteiros, Kikas (com três golos) é o jogador com pontaria mais certeira, enquanto no capítulo das assistências Nilton Varela, com duas, é o nome a destacar. Sobre este duelo, fica ainda a saber que o Sporting é claramente favorito, segundo as odds da Betano.pt.
O Benfica vai atrás da quinta vitória consecutiva no campeonato, quando medir forças com o Farense nesta ronda. A formação algarvia é “lanterna vermelha” na liga, com apenas quatro pontos. Isto na sequência de uma vitória, um empate e sete derrotas em nove jornadas. As águias bateram o Boavista na última deslocação, por 0-3, já os algarvios venceram em casa o Estoril, por 1-0, na partida mais recente disputada no seu estádio.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Historicamente, o Benfica tem vantagem nestes duelos disputados no Algarve, e a contar para a liga, com 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Nos cinco confrontos mais recentes, as águias foram melhores em três deles e houve ainda dois empates. É preciso recuar até 1998/99 para encontrar a última vitória algarvia, por 1-0. Em 2023/24, o Benfica bateu este adversário, por 1-3, com tentos de Orkun Kökçü, Arthur Cabral e
Álvaro Carreras.
No Benfica, Aktürkoğlu (cinco golos e duas assistências) e Kökçü (dois golos e três assistências) têm estado em destaque nas últimas partidas. Sendo que os golos marcados pela equipa estão dispersos por vários jogadores. Nos visitados, e fruto também dos maus resultados, não há ninguém que se esteja a destacar em termos ofensivos. Há três jogadores com um golo apontado e dois com uma assistência efetuada. Sobre este encontro fica ainda a saber que as águias são favoritas à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.
Os azuis e brancos são os últimos dos grandes a entrar em campo nesta décima jornada. Os pupilos de Vítor Bruno recebem o Estoril e querem conquistar a sexta vitória consecutiva. E chegam embalados com a goleada, fora, diante do AVS, por 0-5. Já os forasteiros, ocupam a 11ª posição, com nove pontos (duas vitórias, três empates e quatro derrotas), e chegam ao Dragão na sequência de um triunfo caseiro diante do Arouca (4-1).
Em casa, o FC Porto tem um registo perfeito, com cinco vitórias em outros tantos jogos, com 13 golos marcados e apenas dois sofridos. Os canarinhos, por seu lado, ainda não venceram como equipa visitante – dois empates e outros tantos desaires. Historicamente, os dragões levam larga vantagem nestes confrontos. São 22 triunfos, cinco empates e apenas duas derrotas. Mas uma delas aconteceu na temporada passada: 0-1, com golo de Jordan Holsgrove, aos 75 minutos – nos sete embates antes deste, os portistas venceram todos.
Lê ainda: Betano é o novo patrocinador da UEFA Europa League e UEFA Conference League
A nível individual, Samu e Galeno são os melhores marcadores do FC Porto, com sete e seis golos, respetivamente. Nos forasteiros, o destaque vai para Alejandro Marqués, com três tentos. No que se refere às assistências, o dragão Francisco Moura (três) e os canarinhos Jordan Holsgrove e Pedro Amaral (duas cada) são os nomes a reter. Sobre este encontro fica ainda a saber que os azuis e brancos são favoritas à vitória, de acordo com as odds da Betano.pt.