À entrada para a sexta jornada da Liga dos Campeões, Sporting e Benfica mantêm intactas as aspirações de se apurarem para a próxima fase da competição. Na terça-feira, 10 de dezembro, os leões defrontam o Club Brugge, já o Benfica recebe, um dia depois, os italianos do Bolonha. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros desta ronda.
Ao cabo de cinco jornadas, só uma equipa é que fez o pleno. Falamos do Liverpool, líder isolado, com 15 pontos, fruto de um registo 100 porcento vitorioso. Segue-se o Inter Milão, com 13, FC Barcelona e Borussia Dortmund, com 12, e a Atalanta fecha o top 5, com 11. O Sporting integra um lote de sete equipas, que tem 10 pontos, enquanto o Benfica, com nove, surge logo atrás, na companhia de equipas como Bayern Munique, AC Milan e Atlético Madrid.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Esta é a 70ª edição da prova, a 33ª desde que foi rebatizada de UEFA Champions League, bem como a primeira sob o novo formato. Assim, a principal mudança é na fase de grupos, a qual passa a ser uma única liga, com 36 equipas. Cada conjunto defronta oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançam para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24º lugares disputam o play-off da fase a eliminar. Depois, os vencedores rumam para os oitavos e, a partir daí, a competição será a eliminar.
O Sporting chega a este confronto na sequência de uma derrota pesada na ronda anterior. Os leões foram goleados, em casa, pelo Arsenal, por 1-5, isto depois de terem derrotado o Manchester City, também em Lisboa, por 4-1. Nas três primeiras jornadas, a formação de Alvalade tinha batido no seu estádio o Lille (2-0) e fora empatou com o PSV (1-1) e triunfou perante o Sturm Graz (0-2). Por seu turno, o Club Brugge soma sete pontos, na sequência de duas vitórias, um empate e duas derrotas. Em casa, os belgas perderam 0-3 com o Borussia Dortmund e venceram o Aston Villa por 1-0. Na condição de forasteiro, o conjunto de Brugge derrotou o Sturm Graz (0-1), foi batido pelo AC Milan (3-1) e empatou na Escócia (1-1, com o Celtic).
O único confronto entre as duas equipas data de 1967, quando mediram forças na Taça das Cidades com Feiras: 2-1 em Lisboa e 0-0 na Bélgica. Porém, contra adversários deste país, o Sporting apresenta um registo de quatro vitórias e outros tantos empates e derrotas, com 18 golos apontados e 18 sofridos. Se tivermos em conta apenas confrontos nos quais os leões atuaram como visitantes, neste caso o conjunto luso apresenta três empates e outras tantas derrotas em seis deslocações, sendo que foi derrotado nas duas viagens mais recentes a estádios belgas.
Não percas: Liga Europa: Vencedor terá ligação a Portugal?
A título individual, Gyökeres, com cinco golos, é a maior ameaça para as redes contrárias, já nos visitados há três jogadores com um tento apontado. No capítulo das assistências, há seis jogadores nos leões com um passe certeiro para golo – o melhor é Pote, com duas, mas está lesionado. Sobre este duelo fica ainda a saber que as odds da Betano demonstram equilíbrio, mas os leões são ligeiramente favoritos à vitória.
O Benfica recebe o Bolonha e uma vitória coloca os encarnados mais perto do objetivo, que é passar à próxima fase da competição. A águia arrancou esta campanha com dois triunfos consecutivos. 1-2 fora com o Estrela Vermelha e 4-0 em casa diante do Atlético Madrid. Depois, derrotas na Luz com o Feyenoord (1-3), e na Baviera contra o Bayern Munique (1-0). Na ronda anterior, novo triunfo, agora em França, com o AS Mónaco, por 2-3.
Até ao momento, sete jogadores já fizeram o gosto ao pé no Benfica, com destaque para os três de Aktürkoğlu e os dois de Kökçü. No capítulo das assistências, o melhor é Di Maria, com dois passes certeiros, sendo que a influência do argentino na manobra ofensiva da equipa vai além das estatísticas. Além do onze inicial, Bruno Lage tem no banco jogadores que podem entrar e ter impacto, como se viu diante do AS Monaco, com Arthur Cabral e Zeki Amdouni a contribuírem com golos na vitória encarnada.
Do outro lado vai estar uma equipa que ainda não venceu nesta edição da Champions. O Bolonha soma quatro empates e uma derrota nas cinco jornadas já disputadas. Os italianos começaram por empatar em casa, diante do Shaktar (0-0), e seguiram-se quatro desaires consecutivos: 2-0 fora com o Liverpool e Aston Villa e 0-1 com AS Monaco e 1-2 com Lille, em casa. Isto para um total de sete golos sofridos e apenas um apontado – este, por Jhon Lucumí. No entanto, já se sabe que as formações transalpinas dão sempre muito trabalho aos adversários.
Não percas: Quarta edição da Liga Conferência vai ter novo campeão
Este é o primeiro confronto entre os dois conjuntos, sendo que o Benfica já defrontou em 17 ocasiões emblemas italianos no Estádio da Luz. Até agora, as águias registam sete vitórias, cinco empates e outras tantas derrotas. Nos cinco duelos mais recentes, os encarnados jogaram duas vezes com Inter Milão (3-3 e 0-2) e Juventus (4-3 e 2-1) e uma com o Nápoles (1-2).
Já o histórico do Bolonha contra equipas lusas é mais curto, com apenas quatro confrontos e todos contra o Sporting. Os italianos apresentam duas vitórias, um empate e uma derrota, sendo que nas visitas a Lisboa conseguiram triunfar por 0-2, em 1998/99, na Taça UEFA, ma perderam pelo mesmo resultado, em 1990/91, na mesma competição. Sobre este jogo fica ainda a saber que o Benfica é favorito, segundo as odds da Betano.pt.
Nos restantes jogos desta sexta jornada da Liga dos Campeões, o destaque vai, na terça-feira, para os duelos Bayer Leverkusen-Inter Milão e Atalanta-Real Madrid. Já na quarta-feira, o duelo entre Borussia Dortmund e FC Barcelona e Juventus e Manchester City são os pratos fortes da noite europeia.