A 14ª jornada da liga portuguesa arranca sábado, dia 14 de dezembro. O Sporting é o primeiro grande a entrar em ação, o Benfica joga domingo, enquanto a partida do FC Porto está marcada para segunda-feira. Podes apostar nestes jogos, bem como nos restantes desafios da ronda, no site da Betano.pt. Ao cabo de 13 rondas, o Sporting lidera com 33 pontos, o Benfica é segundo, com 31 (e menos um jogo disputado), os mesmos que o FC Porto, que fecha o pódio. Nesta jornada, os leões recebem o Boavista, as águias visitam o AVS e os dragões jogam em casa diante do Estrela da Amadora.

Sporting-Boavista, 14 de dezembro, às 18h

Depois de duas derrotas seguidas no campeonato, o Sporting procura voltar aos triunfos nesta jornada, quando receber o Boavista em Alvalade. Os pupilos de João Pereira registam 11 vitórias e dois desaires, estes contra o Santa Clara (0-1) e o Moreirense (2-1). Por seu turno, o Boavista é 14º, com 11 pontos, na sequência de duas vitórias, cinco empates e seis derrotas. Curiosamente, os dois triunfos dos axadrezados foram longe do Bessa: 0-1 com o Casa Pia e 1-2 com o Gil Vicente.

Grandes super favoritos na jornada do fim de semana

Historicamente, o Sporting dá-se muito bem com este adversário em casa. Em 61 duelos, os leões venceram 47, empataram 13 e apenas perderam um: em 1975/76, por 0-1. Além disso, os verdes e brancos vão em doze vitórias consecutivas, sendo que na época passada golearam os axadrezados por 6-1. Nos dez duelos mais recentes, o Sporting não sofreu golos em oito deles e em cinco destes confrontos marcou-se no mínimo três golos.

Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?

A título individual, Viktor Gyökeres, com 17 golos, é o melhor marcador dos leões e da competição, já nos visitantes Miguel Reisinho, com quatro, é o jogador com a pontaria mais afinada. No capítulo das assistências, Trincão, com oito, é o nome a destacar nos visitados, ele que também lidera este ranking na liga portuguesa. Sobre este jogo fica ainda a saber que o Sporting é claramente favorito, de acordo com as odds da Betano.pt.

AVS-Benfica, 15 de dezembro, às 18h

O Benfica visita o terreno do AVS à procura da nona vitória consecutiva na liga, ao mesmo tempo que quer manter a pressão nos rivais. Já os visitados não vencem há oito jornadas, com o último triunfo a ser em setembro, em casa, frente ao Rio Ave, por 1-0. Como visitante, o Benfica tem cinco vitórias, um empate e duas derrotas, sendo que as únicas partidas que não venceu como forasteiro foi logo nas duas primeiras deslocações: 2-0 com o Famalicão e 1-1 com o Moreirense, resultado que ditou a saída de Roger Schmidt do comando técnico encarnado.

Não percas: Quarta edição da Liga Conferência vai ter novo campeão

Por seu turno, a equipa da casa regista duas vitórias, outros tantos empates e três derrotas, estas nas partidas mais recentes disputadas perante o seu público: 0-5 com o FC Porto, 2-3 diante do Famalicão e 0-1 contra o SC Braga. Por outro lado, as águias saíram vitoriosas das três últimas deslocações: 0-3 com o Boavista, 1-2 frente ao Farense e 0-2 contra o Arouca.

No Benfica, e a título individual, destaque para os números e exibições de Aktürkoglu (seis golos e quatro assistências), Di Maria (quatro golos e duas assistências), Kökçü (dois golos e três assistências) e Pavlidis (três golos e duas assistências), sendo que já vários jogadores de Bruno Lage fizeram o gosto ao pé nesta edição da liga. Nos visitados, há três jogadores com dois golos anotados, já nas assistências o nome a reter é o de Kiki Afonso, com duas. Sobre este jogo fica ainda a saber que os forasteiros são claramente favoritos ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.

FC Porto-Estrela da Amadora, 16 de dezembro, às 20h15

O FC Porto é o último dos três grandes a entrar em ação, quando receber o Estrela da Amadora na segunda-feira, dia 16. Os dragões chegam a este encontro na sequência de um empate fora com o Famalicão (1-1), já os amadorenses, atuais 13º, venceram em casa, na jornada anterior, o Arouca, por 2-1. No Dragão, os pupilos de Vítor Bruno têm um registo perfeito, com sete vitórias em outros tantos encontros, e em quatro delas não sofreram qualquer golo, para um total de 19 marcados e dois encaixados. Já o Estrela da Amadora, como visitante, apresenta um empate e cinco desaires, com dois golos anotados e 12 sofridos.

Vê também: Liga Europa: Vencedor terá ligação a Portugal?

Historicamente, já houve 17 embates entre os dois conjuntos no Dragão e a contar para o campeonato. Os azuis e brancos venceram 14, empataram dois e perderam apenas um, este em 2006/07, por 0-1, com o único golo a ser apontado por Anselmo, em cima do apito final. Aliás, esse foi o único jogo, entre os últimos dez, que o FC Porto não venceu. De resto, foram nove triunfos, sete deles sem sofrer golos.

No FC Porto, Samu (dez) e Galeno (oito) têm sido os homens golo da equipa, já no capítulo das assistências, os nomes a reter são os de Martim Fernandes e Francisco Moura, ambos com quatro. Nos visitantes, Kikas, com quatro golos, e Rodrigo Pinho, com três, têm sido os mais perigosos para as redes contrárias. No que se refere a passes certeiros, Danilo Veiga e Nilton Varela, com dois cada, são os melhores da equipa neste parâmetro do jogo. Sobre este duelo, fica ainda a saber que o FC Porto é claramente favorito ao triunfo, segundo as odds da Betano.pt.