Este fim de semana marca o regresso das ligas europeias, depois da pausa para a realização dos encontros da Liga das Nações. Nos principais campeonatos do Velho Continente, há grandes jogos em perspetiva em Inglaterra, Itália e Turquia. Podes apostar nestas partidas no site da Betano.pt, bem como nos restantes desafios das respetivas jornadas.
Ao cabo de sete jornadas, o Nápoles lidera a Serie A, com 16 pontos. Mais dois que o Inter Milão e três que Juventus e Lazio. Os napolitanos têm, à partida, um duelo mais acessível. Jogam fora com o Empoli, e vão estar atentos aos confrontos dos mais diretos perseguidores. É que Juventus e Lazio medem forças em Turim. Já o Inter visita a capital para defrontar a AS Roma. Sábado, dia 19 de outubro, às 19h45, a vecchia signora e a formação laziale dão o pontapé de saída no seu encontro. Os visitados registam três vitórias e quatro empates até agora na liga e são a única formação invicta. Os romanos têm os mesmos pontos, mas já com dois desaires, isto além de um empate e quatro triunfos.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
A história está do lado dos bianconeri, com 52 triunfos, 19 empates e 10 derrotas em 81 receções a este adversário, em partidas a contar para o campeonato. Nos dez embates mais recentes, os visitados venceram nove. A exceção foi na temporada 2017/18: 1-2 para os forasteiros. Em sete destes confrontos houve pelo menos três golos. E em nenhum se marcou menos que dois. Dusan Vlahovic, com cinco golos, é de longe o melhor marcador da Juve. Já nas assistências Mbangula e Yildiz, com duas, são os nomes a destacar. Nos visitantes, Boulaye Dia e Taty Castellanos (ambos, com três golos) prometem ser as principais ameaças para as redes da vecchia signora. Nuno Tavares, com cinco assistências, é o melhor da equipa e da liga neste capítulo. Sobre este embate, fica ainda a saber que a Juventus é favorita, segundo as odds da Betano.pt.
No domingo, dia 20, às 19h45, é a vez da AS Roma e Inter Milão irem a jogo nesta ronda. O atual campeão regista quatro triunfos, dois empates e uma derrota, já os visitados são nonos, com 10 pontos, a seis do líder Nápoles, fruto de duas vitórias, quatro igualdades e um desaire. Historicamente, há equilíbrio nestes confrontos, quando disputados em Roma e a contar para o campeonato.
Os giallorossi registam 36 triunfos, os nerazzurri 31 e houve ainda 26 empates. Nos dez embates mais recentes, a formação da casa só venceu duas partidas (em 2014/15 e 2016/17), já os visitantes somam quatro triunfos, três deles nas últimas deslocações. Fica ainda a saber que em oito destes jogos houve pelo menos três golos apontados e em seis registou-se no mínimo quatro tentos. 2-2 foi o resultado mais comum, tendo acontecido em três ocasiões.
Artem Dovbyk, que chegou à AS Roma no início da época, vindo do Girona, leva três golos anotados na competição. Já no outro lado mora o goleador máximo da liga, o francês Thuram, com sete. No que se refere a assistências, não há qualquer jogador nas duas equipas com mais do que um passe certeiro para golo. Sobre este jogo, fica ainda a saber que o Inter é favorito ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.
Em Inglaterra, o Liverpool está no topo da classificação, com 18 pontos, resultante de seis triunfos e um desaire, mais um que Manchester City e Arsenal, os dois principais favoritos ao título. Em quarto lugar, com 14 pontos, estão o Chelsea e o Aston Villa, clube que é patrocinado pela Betano. Nesta ronda, os reds recebem o Chelsea e, apesar do favoritismo que lhes é conferido, pelas odds da Betano.pt, é um jogo que se pode complicar para os pupilos de Arne Slot. E convém recordar que o único jogo que os reds não ganharam foi em Anfield Road, diante do Nottingham Forest (0-1), enquanto fora de casa têm um registo perfeito, com quatro vitórias em outras tantas deslocações.
Passa por aqui: Liga Conferência: Quarta edição da prova vai ter novo campeão
No caso dos blues, estes entraram a perder na liga, em Stamford Bridge, diante do Manchester City (0-2). Mas essa é a única derrota até agora dos pupilos de Enzo Maresca. Fora de casa, os londrinos apresentam três vitórias em outros tantos encontros, com dez golos marcados e apenas dois sofridos. O que tem “tramado” o Chelsea são as escorregadelas como equipa visitada. Em quatro desafios disputados em casa, só venceram um, isto além de dois empates e do desaire já referido.
Historicamente, o saldo é bastante positivo para o Liverpool. São 49 vitórias, 20 empates e 12 derrotas em 81 receções ao Chelsea. Isto em jogos disputados em Anfield Road e a contar para o campeonato. Nos dez confrontos mais recentes, a superioridade caseira já não é tão notória, com três triunfos, duas derrotas e cinco igualdades. Quatro destes dez últimos confrontos terminaram empatados a um golo. E só em três deles é que se apontou pelo menos três tentos. No Liverpool, Luis Díaz e Salah têm sido as principais armas ofensivas, com cinco e quatro golos respetivamente. Já nos forasteiros, Cole Palmer (seis) Madueke e Nicolas Jackson, ambos com quatro, têm estado de pontaria afinada. No capítulo das assistências, Salah volta a estar em destaque nos reds, com quatro, enquanto nos londrinos é outra vez Cole Palmer a liderar a equipa, com cinco passes certeiros.
A liga turca ganhou maior interesse para os portugueses esta época. Muito por culpa de José Mourinho, atualmente a treinar o Fenerbahce. Isto sem esquecer o contigente luso do Besiktas, no qual se destaca Rafa, ex-Benfica. Ao cabo de oito jornadas, o Galatasaray, campeão em título, lidera com 22 pontos, mais quatro que o Samsunspor, cinco que o Besiktas e seis que o Fenerbahce, sendo que estes dois emblemas têm menos uma partida disputada. Nesta ronda, os pupilos de Mourinho deslocam-se ao terreno do Samsunspor, numa partida agendada para domingo, dia 20, às 17h.
Não percas: Liga Europa: Vencedor terá ligação a Portugal?
Até ao momento, o Fenerbahce regista cinco triunfos, um empate e uma derrota. Na segunda ronda, a formação de Istambul empatou fora com o Göztepe (2-2), num jogo em que a equipa de Mourinho sofreu o golo do empate aos 90+5’. O outro deslize aconteceu em casa, diante do rival Galatasaray, com uma derrota por 1-3. Como forasteiro, o Fenerbahce ainda não foi derrotado, com três vitórias e uma igualdade.
No caso do Samsunspor, curiosamente, este só perdeu pontos na condição de equipa visitada. No seu estádio apresenta duas vitórias e duas derrotas (0-2 com o Besiktas e 0-1 diante do Konyaspor). Como formação forasteira leva um registo perfeito: quatro triunfos em outras tantas deslocações. Historicamente, e tendo em conta apenas partidas na casa do Samsunspor e a contar para o campeonato, há equilíbrio nestes confrontos. São 10 vitórias caseiras, 13 forasteiras e ainda oito empates. Nos dez duelos mais recentes, o equilíbrio então é total, com quatro triunfos para cada lado e duas igualdades. Na temporada passada, o Fenerbahce venceu, por 2-0, com golos de Edin Dzeko e Sebastian Szymanski.
No conjunto da casa, há dois jogadores com pontaria afinada. São eles Ntcham (quatro golos) e Marius (três). Já nos forasteiros o destaque vai para Dzeko (cinco) e Tadic (quatro). No parâmetro das assistências, Yavru (três) é o melhor no Samsunspor, enquanto no Fenerbahce Tadic e Allan Saint-Maximin, com duas, são os nomes a ter em consideração. Sobre este jogo fica ainda a saber que os pupilos de Mourinho são favoritos ao triunfo, de acordo com as odds da Betano.pt.