Regressam as emoções da Liga dos Campeões, com a realização da quinta jornada. Na terça-feira, 26 de novembro, o Sporting recebe o Arsenal, um dia depois é a vez do Benfica entrar em ação, contra o AS Mónaco, em França. Podes apostar nestes grandes jogos no site da Betano.pt, bem como nos restantes encontros da ronda.
Ao cabo de quatro jornadas, só uma equipa é que fez o pleno. Falamos do Liverpool, líder isolado, com 12 pontos, fruto de um registo 100 porcento vitorioso. Seguem-se quatro equipas, com 10 pontos, entre as quais o Sporting e o AS Monaco. O Benfica é 19º, com seis pontos, a três do oitavo, o Aston Villa, equipa patrocinada pela Betano, e que ocupa o último lugar que garante acesso direto à próxima fase da competição. O Arsenal, adversário dos leões nesta ronda, é 12º, com mais um ponto que as águias.
Lê ainda: Liga dos Campeões: Quem irá suceder ao Real Madrid?
Esta é a 70ª edição da prova, a 33ª desde que foi rebatizada de UEFA Champions League, bem como a primeira sob o novo formato. A principal mudança é na fase de grupos, a qual passa a ser uma única liga, com 36 equipas. Cada conjunto defronta oito adversários diferentes (quatro em casa e quatro fora). Os oito primeiros classificados avançam para os oitavos de final, enquanto as equipas classificadas entre o nono e o 24º lugares disputam o play-off da fase a eliminar. Depois, os vencedores rumam para os oitavos e, a partir daí, a competição será a eliminar.
O Sporting recebe o Arsenal na sequência de uma goleada histórica diante do Manchester City, em casa, por 4-1, na ronda anterior. Já os gunners foram derrotados, por 1-0, na deslocação ao terreno do Inter Milão. Neste momento, os leões levam três triunfos e um empate na prova. 2-0 ao Lille em Alvalade, 1-1 fora com o PSV e 0-2 na Áustria diante do Sturm Graz, isto além do jogo com o City). Os londrinos, por seu turno, começaram com um nulo na casa da Atalanta, triunfos frente ao PSG (2-0) e Shakhtar (1-0) em Inglaterra e desaire no Giuseppe Meazza.
Até ao momento os dois conjuntos já se defrontaram em seis ocasiões, com quatro empates e duas vitórias inglesas. No entanto, no duelo mais recente, nos oitavos de final da Liga Europa, em 2022/23, o Sporting eliminou o Arsenal, que na altura liderava a liga inglesa. Na primeira mão, em Alvalade, registou-se um empate a dois golos, uma semana depois, em Londres, nova igualdade (1-1), o que levou a decisão da eliminatória para o prolongamento e, depois, para o desempate através de grandes penalidades. Gabriel Martinelli foi o único a falhar, o que deu a qualificação aos leões para a ronda seguinte.
No total dos confrontos, houve dois nulos e apenas em dois dos seis embates marcou-se pelo menos três golos – nos outros quatro o máximo foi dois tentos apontados. Historicamente, o saldo leonino contra equipas inglesas, no seu estádio, é positivo, com nove triunfos, quatro empates e outras tantas derrotas. Sendo que, nas últimas três receções a emblemas deste país, regista duas vitórias e uma igualdade.
Não percas: Liga Europa: Vencedor terá ligação a Portugal?
No jogo que marca a estreia de João Pereira como treinador do Sporting em partidas da Champions, os leões não podem contar com Pote e Nuno Santos, mas terão Gyökeres, ele que é o melhor marcador da equipa e da prova, com cinco golos. Nos forasteiros, ninguém se destaca no capítulo dos golos e assistências, mas a defesa leonina terá que ter muita atenção a nomes como Saka, Havertz, Martinelli e Odegaard, entre outros. Sobre este duelo, fica ainda a saber que os visitantes são favoritos, segundo as odds da Betano.pt.
Depois de um arranque com dois triunfos, o Benfica perdeu nas duas últimas jornadas. Às vitórias diante do Estrela Vermelha (fora, 1-2) e Atlético Madrid (4-0, em casa) sucederam-se desaires com Feyenoord (1-3, na Luz) e Bayern Munique (1-0, na Alemanha). Por seu turno, o AS Monaco começou por bater em casa o FC Barcelona (3-1), depois, empate fora com o Dinamo Zagreb (2-2), ao que se seguiu goleada caseira frente ao Estrela Vermelha (5-1). Na ronda anterior, novo triunfo, em Itália, contra o Bolonha (0-1).
Não percas: Quarta edição da Liga Conferência vai ter novo campeão
Até ao momento, só há registo de dois confrontos entre estes emblemas. Aconteceram na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2014/15. Nulo em França e depois vitória encarnada em Lisboa, por 1-0, com golo de Talisca, aos 82 minutos. Por outro lado, e em 18 deslocações a França, o Benfica regista quatro vitórias, cinco empates e nove derrotas. Se tivermos em linha de conta apenas as dez visitas mais recentes a estádios gauleses, são duas vitórias forasteiras, quatro empates e outras tantas derrotas. Na temporada passada, o Benfica foi derrotado pelo Marselha (1-0), mas antes disso arrancou dois empates diante do Toulouse (0-0) e PSG (1-1).
A título individual, Kerem Aktürkoglu (três golos) e Orkun Kökçü (dois golos) são os que apresentam melhores números ofensivos no Benfica, já nos franceses o destaque vai para Takumi Minamino e Maghnes Akliouche, ambos com dois golos, e Embolo e Vanderson, com duas assistências cada. Sobre este duelo, fica ainda a saber que os visitados são favoritos, de acordo com as odds da Betano.pt. Nos restantes jogos desta quinta jornada da Liga dos Campeões, o destaque vai na terça-feira para o duelo entre Bayern Munique e PSG, na Alemanha. Um dia depois, há jogo grande em Anfield Road, com a receção do Liverpool ao Real Madrid.